A musicalidade na Educação Infantil

Por Lhais Leite | 27/11/2017 | Educação

A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável, em todas as regiões do globo, em todas as culturas, em todas as épocas: ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaçoe as crianças estão envolvidas nesse universo sonoro desde o ventre da mãe.

As instituições de Educação Infantil, por abranger a etapa inicial, a primeiríssima infância, precisam compreender a importância e as contribuições que a musicalidade proporcionam ás crianças, que através dela, aprendem a conhecer-se a si próprias, aos outros e à vida. Por sabermos que a música se encontra inserida em nossas práticas pedagógicas planejadas e contextualizadas, assim como articuladas aos conjuntos de saberes e ações cotidianas, precisamos apropriar e buscar metodologias que potencializem e fortaleçam as nossas atuações.

A mesma é um poderoso instrumento que aprimora e desenvolve na criança, além da sensibilidade a audição, qualidades como: concentração, coordenação motora, expressividade, ampliação de gestos e movimentos corporais,percepção sonora e espacial, capacidade inventiva, sociabilização, respeito e relações, autonomia, esperteza, ritmo, raciocínio, disciplina, manifestação artística e inúmeros outros atributos que colaboram na formação do ser humano.

Com a música podemos garantir experiências que, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança. Ainda, incentivando a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, tempo e à natureza.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional “o trabalho com a música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de entendimento acessível as crianças. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social”. Desse modo, a musicalização abrange todos os aspectos do desenvolvimento infantil, dentre os motores, cognitivos, emocionais e sociais.