A MÚSICA NA ESCOLA: Um olhar sobre a Diversidade Cultural e Linguística

Por NUBIA DE SOUZA LEAL | 03/11/2017 | Educação

RESUMO

O trabalho atual tem por objetivo apresentar a importância de educação musical no contexto escolar, elucidando os principais benefícios do seu uso na escola. Ele aborda também a multiplicidade étnica musical e de linguagem através de um traçado histórico de preconceitos e intolerância mediante as diferenças linguístico-culturais no Brasil. Sua abrangência vai além do processo de aprendizagem da língua portuguesa aos aspectos sociolinguísticos na escola, através da contribuição da música no processo de aquisição de consciência e respeito às adversidades culturais e linguísticas. Esse estudo nos traz uma análise de músicas para compreensão das diferenciações da língua através de: Jeandot (1997)... Maria Hummes (2004). Sendo que o objetivo é ilustrar as características nas formas de comunicação, escrita e falada em diferentes regiões do país. Por meio deste pode se concluir que a música quando trabalhada corretamente no âmbito educacional possibilita ao aluno uma melhora de desenvolvimento da literatura, da fala e socialização, além de trazer lhe informações culturais de diferentes povos. Como metodologia se utilizou pesquisas bibliográficas e de campo com cunho qualitativo.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de música. Variedade linguística. Contexto escolar.

INTRODUÇÃO
Ao longo de nossa história, têm existido preconceitos relações de discriminações e exclusão social, que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania.
A música pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e mais crítica. Sabendo que as qualidades das letras das canções influenciam no vocabulário do seu povo, é importante explorar e conhecer características marcantes da música das principais etnias que compõem o Brasil.
Conforme Jeandot (1997, p.12) “A música varia de cultura para cultura, envolve a maneira de cantar, de organizar os sons e definir notas básicas e seus intervalos”. Um bom exemplo são as músicas que são cantadas no nordeste do país, como a folclórica “Asa
Branca”, de Luiz Gonzaga, que retrata a pobreza e a seca nordestina enquanto que, a canção sertaneja “Tristeza do Jeca” de Tonico e Tinoco expõe a tristeza de um sertanejo falando do sertão onde nasceu.
O Brasil é um país que, tradicionalmente acolhe imigrante vindo de diferentes lugares do mundo. Sua população foi formada inicialmente por povos indígenas, que habitavam as terras brasileiras antes do descobrimento. Nossa multiplicidade étnica foi reforçada a partir do século XIX quando grupos de imigrantes de diversos países vieram ao Brasil. O processo de miscigenação entre africanos, europeus e indígenas foi fundamental para a multiplicidade da população brasileira.
Toda essa multiplicidade étnica influi no linguajar do seu povo, ampliando e de certa forma criando um vocabulário próprio que muitas vezes é alvo de preconceito e intolerância por parte de outros grupos.
Conviver é um procedimento muitas vezes difícil nos ambientes escolares, e vários são os fatores que motivam essa dificuldade. Dentre tantos, um motivo de grande relevância é a diversidade cultural e de etnias enfatizada, especialmente nos diferentes vocabulários acompanhados da regionalidade dos sotaques e do leque extenso de diferentes palavras com a mesma conotação. A música insere-se no contexto educacional como uma ferramenta de aproximação, pois carrega a cultura de cada povo mostrando suas diferenças e costumes.
A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável, ela tem acompanhado a história da humanidade ao longo dos séculos e exerce as mais diferentes funções se fazendo presente em todas as regiões e culturas podendo ultrapassar as barreiras do tempo e do espaço, firmando-se como uma das mais importantes formas de comunicação.
Essas peculiaridades que causam confronto e desrespeito dentro e fora do ambiente escolar dificultando a convivência podem ser combatidas através da música, de forma que as crianças aprendam a conhecer, entender e admirar os costumes das diferentes culturas.
A música trabalhada no contexto educacional possibilita ao aluno desenvolver a leitura, fala e socialização, além de aprender sobre diversidade cultural e linguística de diferentes povos.
Esse estudo tem por finalidade propor e elaborar uma pesquisa que apresenta, por intermédio da prática musical em sala de aula, procedimentos de apresentação e apreciação das diferenças culturais e linguísticas por meio de canções folclóricas e regionais no processo educacional, mostrando as peculiaridades nas formas de comunicação escrita e falada nas regiões do Brasil.

Artigo completo: