A Música na Educação infantil

Por ELENITA MARIANO GUARINO | 25/01/2017 | Educação

RESUMO

O presente artigo trás reflexões sobre a importância da música e da musicalização na educação infantil. A música esta presente em todos os espaços, sejam escolares ou não, na escola é um elemento bastante presente. Na entrada, saída, hora do lanche, nas interações e brincadeiras. Como potencializar essa ferramenta tão importante? Como os educadores tem utilizado esse recurso no cotidiano escolar? Como trabalhar com a música quando não temos conhecimentos específicos da área? Iremos a partir das contribuições de pesquisadores que tem se debruçado a compreender tais questões, responder tais questionamentos.

INTRODUÇÃO

A música atravessa os espaços, sejam escolares ou não. Desde a infância podemos notar sua presença nos jogos e brincadeiras, na hora do lanche, na entrada e saída da escola. A uma relação direta entre a música e nos seres humanos, queremos demonstrar sua importância nos processos de socialização na educação infantil, suas contribuições no desenvolvimento da inteligência e socialização das crianças.  Em nossas visitas aos centros municipais de educação infantil percebemos quão desafiador é trabalhar e explorar a música, quando o docente não possui conhecimento necessário para explorar essa ferramenta tão importante. As perguntas e questionamentos são: Como trabalhar a música na educação infantil? Que contribuições pode gerar tendo em vista o desenvolvimento infantil? Que tipo de música utilizar? Como estimular as crianças através da música?

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com caráter de revisão. Os autores com quem dialogaremos serão: O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), a obra A música e a criança de Walter Howard (1952) além das contribuições de Romanelli (2009) e Lima (2016).

A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

A neurociência é de extrema importância para auxiliar a pedagogia a compreender que todas as crianças podem aprender, quais fatores tem limitado o desenvolvimento da criança e quais ações irão potencializar tal desenvolvimento.  A música é um fator importantíssimo para possibilitar o desenvolvimento pleno das crianças. Segundo Lima (2016) “o cérebro que hoje temos se desenvolveu criando música, isso nos fez uma espécie muito sensível à música”.  Nesta perspectiva a música é uma manifestação cultural, presente em todas as culturas e sociedades.

EmBréscia (2003)compreendemos a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que desperta e desenvolve o gosto musical. A consequência é o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção que irão culminar em consciência corporal e de movimentação.

A partir da musicalização a criança pode desenvolver sua identidade e autonomia, através dos esquemas corporais e das interações com o meio e com os sujeitos que o constitui.

Weigel(1988) e Barreto(2000) as atividades musicais podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança.

As atividades musicais podem ser coletivas ou individuais, quanto às coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Dessa forma a criança ao se relacionar com os outros participantes, começa interagir e incorporar o conceito de grupo.

É importante salientar a importância de se desenvolver a escuta sensível e ativa nas crianças. Nos dias atuais as possibilidades de desenvolvimento auditivo se tornam cada vez mais reduzidas.As principais causas são o predomínio dos estímulos visuais sobre os auditivos e o excesso de ruídos com que estamos habituados a conviver. Por isso, é fundamental fazer uso de atividades de musicalização que explorem o universo sonoro, levando as crianças a ouvir com atenção, analisando, comparando os sons e buscando identificar as diferentes fontes sonoras. Isso irá desenvolver sua capacidade auditiva, exercitar a atenção, concentração e a capacidade de análise e seleção de sons.

COMO TRABALHAR A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? 

De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998), a música é uma linguagem, que pode expressar e comunicar sensações e sentimentos e pensamentos, através das organizações e do relacionamento expressivo em o som e o silêncio. Sua presença é muito importante nas relações humanas e particularmente na primeira etapa da educação básica.

Artigo completo: