A MÚSICA E SUA IMPORTÂNCIA NA ESCOLA

Por Eliene Barros Andrade de Lima | 31/10/2017 | Educação

RESUMO:

O presente artigo apresenta a importância da música e seu papel na sociedade como prática social. A escola como instituição formadora de cidadãos deverá propiciar este contato direto entre aluno/música em todos os aspectos e gêneros da prática docente. Tendo como objetivo mostrar que a música não é somente uma combinação de sons e palavras, mas um rico instrumento que poderá fazer a diferença no ensino – aprendizagem. Pode-se introduzir a música em qualquer atividade cotidiana, pois ela envolve os alunos no mundo em que a linguagem é universal na comunicação humana. Ela também é considerada linguagem por meio de sinais gráficos, que representam o som. Contribui para a formação do indivíduo como um todo, além de ser um valioso instrumento de trabalho para estimular o educando e propiciar assim a possibilidade de criar e aprender a expor suas potencialidades. A música é um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem, portanto deve ser possibilitado e incentivado o seu uso em sala de aula.

Palavras-chave:  Som, Barulho e Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

A música é uma linguagem universal capaz de mexer com as emoções das pessoas em qualquer parte do mundo. Ela faz parte de nossas vidas antes mesmo do nascimento. A música tem papel importante na administração das aulas, pois ela auxilia na aprendizagem do aluno, sabe-se que a música/som e seus elementos (som, ritmo e harmonia) em todas as suas formas, tendências e estilos conseguem atrair, unir e aproximar as pessoas, etnias e nações. Ela nos deslumbra, comove, alegra e relaxa. Através dela viajamos no tempo e no espaço, e com a criança não é diferente, por trás dos acordes, sons, harmonia revela-se um fascinante mundo de movimentos. Ela capta a diversidade e multidimensionalidade de aspectos que afeta uma ampla gama de exterioridade que se referem ao desenvolvimento cognitivo da criança. Ela também estimula áreas não desenvolvidas como; comportamento, auto – estima curiosidade, interesse e socialização.

O ensino aprendizagem deve ser visto como um processo global progressivo e permanente, que precisa de estudos para o seu aperfeiçoamento, pois em qualquer meio escolar sempre haverá diferenças individuais, diversidades das condições do ambiente que vem dos alunos e que necessitam de um olhar diferenciado. A música na vida do indivíduo é tão importante como qualquer outra arte, por auxiliar no bem estar das pessoas e no contexto escolar com a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois conduz o aluno a ouvir e a escutar de maneira ativa e reflexiva.

 Neste contexto, observa-se que nas escolas há dificuldades em se conseguir manter a concentração dos alunos e o silêncio, mas ao mesmo tempo, percebe-se que os mesmos têm algumas necessidades que os motiva a falar, fazer algum tipo de barulho ou estar sempre atentos aos sons que estão ao seu redor, à maioria deles gosta muito de música, de cantar e manifestar-se através do som, então nada mais justo que proporcionar a elas a música, que com certeza se descobrirá que muitos possuem talentos para a mesma. Ao obter o interesse pela música os efeitos musicais trarão um resultado significativo no desenvolvimento cognitivo, pois, nos últimos anos a junção musical na educação tem auxiliado muito em uma área fundamental: a alfabetização trazendo um excelente resultado entre alfabetização/letramento/música. A escolha do tema se justifica a partir da idéia principal de que a música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para produzir efeitos estéticos. Em seus aspectos mais simples e primitivos, a música é manifestação folclórica, comum a quase todas as culturas, no caso, essencialmente anônima e apoiada na transmissão oral, com particularidades étnicas determinadas.

Artigo completo: