A música conduz a criança expressar seus sentimentos e emoções através de diversas manifestações
Por GRACIELE CASTRO SILVA | 17/01/2024 | EducaçãoA música conduz a criança expressar seus sentimentos e emoções através de diversas manifestações
A música conduz a criança expressar seus sentimentos e emoções através de diversas manifestações no RCNEI- Brasil 1988, a música é apresentado como forma de linguagem, forma de conhecimento onde a criança ao se comunicar expressas seus sentimentos, emoções e pensamentos, sendo que seu contato com os sons se inicia antes mesmo do seu nascimento, explorando sons ampliando gradativamente seu conhecimento.
A música contribuiu para a auto estima, autoconhecimento, desenvolvimento infantil e contribui para a socialização, uma vez que a criança enriquece sua experiencia, podendo utiliza -ló em jogos e brincadeiras, expressando por meio de sons, fluidos de animais, meios de transportes, etc. (VAGULA, EDILAINE,2013)
Em relação aos objetivos o trabalho com a música na educação infantil de 0 a 3, o RCNEI, estabelece as seguintes competências: “ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais e brincar com músicas, e imitar e reproduzir criações musicais”.
Esses objetivos serão ampliados na faixa etária de quatro a seis anos, onde as crianças poderão “explorar, identificar elementos da música para se expressar, interagir, com outros e ampliar seu conhecimento do mundo; perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e reinterpretações musicais” (BRASIL,1998, p.55)
No cotidiano das creches, relacionado as crianças de zero a três anos de idade, o trabalho com a música amplia a imaginação, contribui para manter um diálogo entre professor e aluno e possibilita a exploração do universo. Em relação aos bebes, é perceptível que exploram o mundo por meio de objetos, criando com o tempo variações sonoras, imitando sons e reproduzindo gestos. Nessa fase o trabalho se dá por a ludicidade, por meio de sons corporais, vocais ou por imitações.
“à criança precisa de vivencias ricas para construir uma imagem de si mesma a partir de sua identidade corporal, suas possibilidades físicas, suas singularidades” (CRAIDY; KAERCHER,2001 p.124).
Dessa forma, a música contribui para a motricidade, o desenvolvimento cognitivo e as habilidades físicas.
Considera se em todos os seus processos ativos a audição, o canto, a dança, a percussão corporal e instrumental, a criação melódica. A música globaliza naturalmente os diversos aspectos a serem ativados no desenvolvimento da criança: cognitivo/linguístico, psicomotor, afetivo/social (WEIGEL,1988, p. 13).
É importante que o educador organize as atividades que favoreçam a interação com o grupo. Para crianças de quatro a seis anos de idade, é interessante que vivenciam situações que permitam:
explorar, identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo; perceber, expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais. (BRASIL, 1998, p.55).
A seleção dos conteúdos de ensino deve estar voltada para o desenvolvimento da comunicação, expressão e características de cada faixa etária. A música envolve a organização do som e do silencio, assim a professora pode dramatizar canções favorecendo movimento, realizar atividade envolvendo a classificação do som, diferentes ruídos de animais e objetos. Discriminar situações, descontextualizadas apenas sons graves ou agudos, pouco contribui para aprendizagem do aluno. (VAGULA, EDILAINE,2013)
Acrescentas as autoras, que a ludicidade, segundo o documento, precisa fazer parte do cotidiano infantil, principalmente no primeiro ano de vida, assim, estará contribuindo para o desenvolvimento da percepção e atenção. Cantar para os bebes, imitar animais e uma série de ruídos: ou sons corporais, como palmas, batidas na perna, pés etc.
As canções de ninar tradicionais, os brinquedos cantados, as rodas de ciranda, os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestos sonoros corporais, assim como outras produções do acervo cultural e infantil, podem estar presentes e devem se constituir em conteúdos de trabalhos (BRASIL, 1998, p.58).
Essas práticas conduzem a interação com bebê com meio de gestos, que, através da imitação, acaba respondendo, dessa forma o professor pode explorar materiais sonoros e objetos do cotidiano, mas é sempre bom lembrar da necessidade do contato corporal e do vínculo afetivo que a criança tem nessa fase.
A afetividade se manifesta na atenção proporcional das crianças em relação a suas necessidades. Contundo, integrar a música a educação infantil implica que o professor deve assumir uma postura de disponibilidade em relação a essa linguagem. Considerando que a maioria desses professores da educação infantil, não tem uma formação especifica a em música, sugere-se que cada profissional faça um continuo trabalho pessoal consigo mesmo, no sento de sensibilizar -se em relações as questões inerentes a música; reconhecer a música como linguagem, cujo o conhecimento se constrói; entender e respeitar as crianças se expressam musicalmente cada fase, para a partir daí, fornecer os meios necessários (vivências, informações, materiais). Ao desenvolvimento da sua capacidade expressiva. (BRASIL, 1998, p.67).
a música faz parte do cotidiano da educação infantil, onde pode -se trabalhar o esquema corporal, compartilhando vivencias ricas que levam a criança a construir sua própria imagem. Com a música, a criança pode adquirir noções de orientação espacial. As músicas que as crianças aprendem com os pais também precisam ser valorizadas; a música expressa ideias e sentimentos e as crianças podem ter experiencias concretas com vários objetos que emitam som. (CRAIDY;KAERCHER,2001).
Vale ressaltar a importância de trabalhar a música em situações lúdicas, associando-a aos jogos e brincadeiras, aos movimentos corporais, ao desenho, fazendo parte da rotina da criança. Recortes retirado do livro Organização do trabalho pedagógico na educação infantil: Reflexão e pesquisa. p.115-116.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF:MEC, 1988.
CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. Educação musical para que te quero? Porto Alegre:Artmed,2001.
WEIGEL, Anna Maria Gonçalves. Brincando de música. Porto Alegre: Kuarup,1988.
VAGULA, EDILAINE: Edilaine Vagula, Marlizete Cristina Bonafini Steinle. Organização do trabalho pedagógico na educação infantil: reflexão e pesquisa. 1 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
GEAN KARLA DIAS PIMENTAL, GRACIELE CASTRO SILVA, RENATA RODRIGUES DE ARRUDA