A Melhor Maneira De Se Demitir
Por Sandra Regina da Luz Inácio | 22/01/2009 | CrescimentoQuando chegar a sua hora de deixar a empresa que trabalha atualmente, você deve sempre agir de uma maneira profissional. Lembre-se que você pode precisar deles para uma referência e, também nunca se sabe quando novamente pode cruzar no caminho com eles.
Imagine se você tivesse deixado suas emoções agirem e tivesse dito ao chefe exatamente o que você pensa e descobre mais tarde que este seu chefe é amigo do seu próximo empregador (o mundo é pequeno).
Então, melhor a coisa a fazer é sempre manter as coisas em uma bela base de amizade. Mantenha a calma, nunca expresse qualquer raiva.
Para agir corretamente, você deve:
- Seja profissional.
- Converse com seus empregadores cara a cara quando nderem a sua carta de demissão.
- Lembre-se que talvez você precise entrar em contato com eles numa fase posterior,
- Escolha suas palavras com cuidado e deixe-os saber que se precisarem de você para alguma informação, etc. você estará ajudando no quer precisarem.
- Evite qualquer insultos ou condutas agressivas.
Você nunca deve:
- Descarregar todas as suas frustrações, dizendo-lhes todas as coisas ruins que você não gosta dentro da sua empresa.
- Gritar com as pessoas ou ofendê-las.
- Ameaçãs de qualquer tipo.
- Não dar nenhum tipo de informação que seja necessária.
- Falar mal da empresa para os outros funcionários.
- Prometer que irá cumprir aviso prévio ou esperar até que a outra pessoa ocupe a sua posição e simplesmente não aparecer mais.
Se o caso for que você peça sua demissão, o mais correto é dizer que está indo para uma posição melhor em outra empresa (se realmente for verdade), caso contrário, o motivo é porque você realmente ”detesta a empresa” ou a posição que ocupa, não deixe isso claro, pode ser que você receba uma proposta melhor para outra área da empresa ou até mesmo uma filial (temos sempre que deixar as portas abertas)
Muitas empresas preferem ficar com seus funcionários antigos porque já o conhecem como pessoa, que buscar no mercado pessoas que não conhecem ou não tem a sua mesma experiência.
Seja lá quais forem as suas razões o porque você foi demitido ou porque você pediu demissão, deve sempre pensar cuidadosamente sobre o assunto e acima de tudo agir de uma forma profissional.
Um Caso Verídico
Trabalhei em uma empresa de médio porte, onde haviam dois sócios. Um dos funcionários era cunhado de um dos sócios e ocupava a posição de gerente financeiro.
Por ser cunhado de um dos donos, todos achavam que ele teria mais regalias, seria melhor tratado e teria um salário melhor.
Para surpresa de todos os funcionários, este cunhado era um excelente profissional, o último a sair da empresa, tinha liderança e literalmente “dava o sangue pela empresa”.
Percebíamos que ele não era tão bem tratado quanto os outros funcionários, seu salário não era grande coisa e muitas vezes presenciavámos ele sendo até humilhado pelo cunhado perante os demais funcionários.
Mas nunca, em qualquer momento que fosse ele falou mal da empresa ou do cunhado.
Passaram-se mais ou menos três anos e este cunhado recebeu uma proposta de uma empresa concorrente, onde iria fazer as mesmas tarefas, mas teria um melhor salário.
Ao contrário do que todos pensavam, ele não recebeu contra proposta alguma, deixaram-no ir sem o menor remorso.
Após algum tempo, esta empresa estava atolada de dívidas, e como tinha cinco unidades, acabou vendendo uma delas.
Pouco tempo depois, vendeu mais duas.
Na quarta venda, este antigo cunhado, juntamente com outro sócio fez uma proposta aos sócios e acabou comprando esta empresa.
Esta empresa cresceu, consolidou-se no mercado e virou um verdadeiro sucesso. Tudo isso por merecimento, pois ele sempre foi de um profissionalismo invejável.
Passado mais ou menos um ano, eu já estava trabalhando em outra empresa e recebi um telefonema dele contando sobre a empresa, as suas conquistas e muito feliz por isso.
Para minha grande surpresa, o cunhado ao qual havia o desprezado anteriormente foi a falència e ele o havia empregado.
Espantada eu disse, nossa... que mundo pequeno, ele que te menosprezou tanto e agora é seu funcionário. Como você está lidando com isso?
Eu estou lidando muito bem, estou dando o tratamento a ele que eu gostaria de ter quando trabalhei na empresa dele.
Trato-o com a maior dignidade, respeito e tudo mais que ele como profissional e pessoa merece.
Eu jamais faria com qualquer pessoa que seja aquilo que eu não quero para mim.
Foi uma das mais belas lições de vida que alguém poderia ter me ensinado.