A Mangueira Centenária

Por Djalmira Sá Almeida | 27/06/2008 | Contos

Em Itaituba, no sudoeste do Estado do Pará, mais precisamente na região do Alto Tapajós, existe uma Mangueira Centenária, perto de uma praça muito freqüentada por pais que levam suas crianças para pic-nic e passeios ao ar livre. Não se sabe muito bem porque, mas o lugar é muito procurado, também por pessoas da terceira idade e por garotos desocupados, ficando lotado todos os finais de semana. Parece que a mangueira e a praça combinaram participar do programa de inclusão. Localizada próximo à Prefeitura Velha, essa Mangueira tem muitas histórias.

Conta-se que embaixo dessa Mangueira era o local favorito do falecido ex- prefeito Wirland Freire pagar seus funcionários. Dizem que ele já foi visto por lá, sentado embaixo da Mangueira, de bermuda, chinelo de dedo e camisa branca aberta ao peito. Muitas crianças comentam nas escolas, principalmente naquela que fica perto de onde ele morava, que Seu Wirland como era conhecido, costuma ainda passear, a pé , descendo a Travessa João Pessoa, passando pela Avenida Hugo de Mendonça até a Praça Joaquim Caetano Corrêa , onde está há mais de cem anos a mangueira, talvez para conversar com seus correligionários da política que também já foram para outra dimensão.

Fala-se que alguns prefeitos já pensaram em cortar a árvore, mas não se atrevem a fazer isto. Primeiro, porque teriam que prestar contas ao IBAMA. Segundo, porque são acometidos de doenças e febres que fazem tremer e temer as ações de almas do outro mundo. Muitos outros responsáveis pela Infra-estrutura já fizeram ornamentação na época do natal e até a enfeitaram no período dos jogos da copa. Mas saíram de lá com os cabelos em pé: vozes e assobios são ouvidos por passantes que jogam lixo embaixo da mangueira ou que tentam riscar seu tronco.

Contaram-me que, quando vão podá-la, os funcionários da prefeitura sentem arrepios. Quer ver a árvore começar a ficar agitada nos seus galhos e folhas, é alguém ir até lá e contar história de político honesto, de padre santo, de índio trabalhador, de pobre sem interesse ou de negro rico! Conta-se que a árvore, apesar de tudo, é tão radical de esquerda , ao cúmulo de não acreditar em mudanças, que ignora quando alguma autoridade otimista diz que irá fazer o desenvolvimento sustentável da região.

Vocabulário:

Wirland Freire:Empresário e Ex-prefeito do Município de Itaituba que marcou a vida política da cidade e região pela sua popularidade e estilo especial de tratar os assuntos administrativos.

Avenida Hugo de Mendonça: Importante Avenida para o Comércio de Itaituba.