A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DE JOVENS E ADULTOS-EJA
Por Marinalva Aparecida de Souza | 25/07/2019 | EducaçãoRESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar a lúdicidade como instrumento pedagógico no ensino de jovens e adultos , EJA. Para isso , primeiramente, será feita uma análise do que seria recreação, definindo e apresentando suas caracteristicas. Para, posteriormente, analisar o que o lúdico e seus conceitos. E, em seguida, será apresentado qual a importância da ludicidade dentro do processo de ensino e aprendizado. Para finalmente, chegarmos ao cerne da questão, apresentando, uma análise sobre a necessidade de um ensinar de acordo com as caracteristicas dos educandos. E, o lúdico no processo de ensino de jovens e adulos do EJA.
Palavras chaves:Ensino. Ludicidade. EJA.
INTRODUÇÃO
Diariamente, o professor enfrenta diversas dificuldades, no momento de transmitir o se conhecimento aos alunos. Os educandos chegam a sala de aula com necessidades e anseios diversificados. Desta forma, os métodos de ensino de antigamente já não são mais tão eficazes, diante dessa nova realidade.
Sendo assim, o professor precisa adaptar a sua forma de ensinar as demandas existentes em sala de aula. Para isso, o uso da ludicidade como método de ensino tem se demonstrado bastante eficaz para manter os alunos motivados a aprender.
No ensino de Jovens e Adultos, no EJA, o professor, precisa adaptar a metodologia de ensino para que esta atenda a diversidade de alunos presentes em sala de aula. E, o uso da ludicidade pode ser uma forma de manter os educandos, que normalmente trabalham durante o dia e estudam a noite, motivados e interessados nos conteúdos apresentados.
Diante disso o presente artigo tem como finalidade analisar o uso do lúdico como instrumentode ensino de jovens e adultos, do EJA. Para isso, primeiro será feita uma análise dos conceitos que de recreação e ludicidade. E posteriormente, apresentaruma análise da ludicidade como instrumento facilitador, no processo de ensino aprendizagem. Para finalmente, chegarmos ao cerne da questão, a ludicidade no processo de ensino- aprendizagem dos jovens e adultos frequentadores do EJA.
CONCEITO E DEFINIÇÃO DE RECREAÇÃO
O termo recreação vem da palavra latina “ recreare” e significa recriar, produzir ou recriar algo. As atividades de recreação são aquelas que o indivíduo utiliza para se distrair nos momentos de folga. Ela tem como intuito desenvolver todas as potencialidades do individuo. Além de melhorar a qualidade de vida da pessoa e ser um instrumento educacional bastante eficaz na construção de valores étnicos e morais.
A palavra recreação está intrinsecamente ligada ao prazer e ao espontâneo, sendo que é realizada por livre escolha dos participantes. Cavalcante (apud Canto2004, p. 11).
Recreação é uma atividade física ou mental a que oindivíduo é naturalmente impelido para satisfazer necessidades de ordem física, psíquica e social de cuja realização lhe advém prazer e que é aprovada pela sociedade.
Desta forma, entende-se que a recreação tem como objetivo desenvolver o ser humano como um todo. Sendo que ela permite que o indivíduo se desenvolva tanto fisicamente como mentalmente. E, ainda propiciando o seu desenvolvimento enquanto cidadão.
Essencialmente, a recriação é desenvolvida através de jogos e brincadeiras. Que para KISHIMOTO (2005), o jogo e a brincadeira tem duas finalidades: A finalidade lúdica e a educativa. Na função lúdica ela permite que o individuo sinta prazer ou desprazer na prática da atividade. Já na função educativa ela faz com que o individuo desenvolva seus conhecimentos e o auxilia a compreender melhor o mundo.
É importante salutar que tanto os jogos como as brincadeiras podem ser realizadas porqualquer individuo, independente da idade. Além disso, é preciso haver um planejamento desta recreação. Sendo que este planejamento deve serfeito com base nas peculiaridades existentes no grupo onde está será aplicada.
Já para Verderi (1999), a educação física, nas escolas, tem como escopo formar indivíduos que irão integrar a sociedade. Sendo que esta irá ajuda-los a desenvolverem-se fisicamente e emocionalmente.
Sendo assim a recreação pode ser uma complementação da atividade desenvolvida em sala de aula. Já que, desta forma o educador poderá suscitar uma reflexão sobre o conteúdo apresentado.
A recreação na escola é considerada como uma atividade sadia e orientada. E pode ser aplicada de diversas maneiras. Como jogos, teatro, danças, músicas, dentre outras.
No entanto cabe ao educador escolher qual será a maneira mais adequada de desenvolver a atividade recreativa. Sendo que está deve estar de acordo com a faixa etária do educando. Para isso cabe a ele, também, planejar qual o objetivo por trás da atividade recreativa.
LUDICIDADE- ASPECTOS CONCEITUAIS.
O termo lúdico tem origem na palavra latina ludusque significa jogo. Originalmente o termo lúdico referia-se apenas ao jogo, ao brincar e ao ato automático, impensado. No entanto, o lúdico vai além do ato impensado, espontâneo. Segundo Antunes (2005, p.33) “as implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo”.
Sendo que cada idade atribui uma representatividade do lúdico na sua vida. Dessa forma, o lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. Assim, na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencialmente pedagógica. De acordo com Neves (2009, p.45), “a criança e mesmo o jovem opõem uma resistência à escola e ao ensino, porque acima de tudo ela não é lúdica, não costuma ser prazerosa”
Nesse sentido, Carneiro (1995, p.66) destaca que “todas as pessoas têm uma cultura lúdica, que é um conjunto de significações sobre o lúdico”. Assim, é possível dizer que a cultura lúdica é produzida pelos indivíduos, a qual se constrói a todo tempo, por meio de brincadeiras que a criança começa desde cedo.
Além disso, Antunes (2005) a ludicidade é uma cultura que se desenvolveu com o decorrer do tempo. Sendo que, está foi adaptando-se as mudanças ocorridas na sociedade.
Neste sentido, a ludicidade é fundamental para a saúde mental do homem. Pois é nos jogos que tanto o adulto como a criança desenvolve a sua afetividade.
É possível definir como lúdico toda atividade que é desenvolvida com o objetivo de proporcionar prazer de forma espontânea. Segundo Bertoldo (2011), essa atividade deve ser feita livre, despertando o interesse dos envolvidos. E desta forma, vislumbrando uma forma de aprender brincando.
Esse aprendizado vai além do conhecimento teórico. Para Wayskop (1995) durante o jogo o individuo desenvolve habilidades psicológicas positivas. Já que aprende a ganhar e perder, apreendendo a resolver conflitos que se assemelham aos vividos em sociedade.
Já segundo os ensinamentos de Marcellino (1997, p.44) “ao tratar do lúdico foca a abordagem que se busca, o lúdico não como algo isolado ou associado a uma determinada atividade”. Já que a brincadeira pode ser transformada em aprendizado.
No entanto, as instituições tem primado por atividades motoras repetitivas que dificultam o aprendizado de forma livre e criativa. Para Wayskop (1995) as escolas poderiam programar um processo visando ensinar por meio de brincadeiras.
No entendimento de Soler (2003) não é mais concebível que uma pessoa passe pela escola sem aprender preceitos étnicos e morais fundamentais para o convívio em sociedade.
A implementação da ludicidade dentro do processo educativo irá criar alicerces para uma vida em sociedade, desenvolvendo sua habilidade de resolver conflitos.
Segundo Gomes (2004, p.47) o lúdico possibilita o desenvolvimento da linguagem e da “expressão do sujeito criador que se torna capaz de dar significado à sua existência, ressignificar e transformar o mundo”. O mesmo autor ainda afirma que a ludicidade é uma possibilidade de brincar com a realidade tornando-a mais leve.
Como expressão de significados que tem o brincar como referência, o lúdico representa uma oportunidade de (re) organizar a vivência e (re) elaborar valores, os quais se comprometem com determinado projeto de sociedade. Pode contribuir, por um lado, com a alienação das pessoas: reforçando estereótipos, instigando discriminações, incitando a evasão da realidade, estimulando a passividade, o conformismo e o consumismo; por outro, o lúdico pode colaborar com a emancipação dos sujeitos, por meio do diálogo, da reflexão crítica, da construção coletiva e da contestação e resistência à ordem social injusta e excludente que impera em nossa realidade. (GOMES, 2004, p. 146)
Sendo assim, independente da idade a ludicidade torna-se importante para ensinar o indivíduo a lidar com a sua realidade. Desta forma, educar é um grande desafio. Não podendo ser definido como simples ato de transmissão de conhecimento. O ato de educar traz grandes obstáculos que precisam ser transpassados. Sendo que, este deve ser executado tendo em vista a diversidade cultural e social existente no ambiente escolar (FRIEDMANN,2003).
O professor precisa estar atendo as necessidades dos alunos, conforme sua faixa etária. Além de selecionar quais os materiais mais adequados para cada idade. Segundo Moyles o professor deve repetir jogos que já são conhecidos pelos alunos, já que assim se sentirãomais seguros na sua execução. [...]