A Lei Pietro

Por Legião da Boa Vontade | 16/03/2009 | Crescimento

A Lei Pietro

 

Paiva Netto

 

A sabedoria antiga demonstra que as criaturas humanas podem ser avaliadas por sua atitude diante da dor. Ao criar a Lei Pietro, aprovada na Câmara dos Deputados e que seguiu para análise do Senado, a qual institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, o parlamentar gaúcho Beto Albuquerque dá uma lição de humanidade: “Outras vidas ainda poderão ser salvas”.

Em mensagem dirigida aos amigos e familiares, por ocasião da volta de seu querido filho à Pátria da Verdade, em 3 de fevereiro, o deputado federal escreveu: “Ajude o Pietro a salvar vidas. Vá até um hemocentro e cadastre-se como doador. Esta é a maior homenagem que lhe podemos prestar. Conto, mais uma vez, com sua solidariedade”. Eis o tocante pedido que deve atingir a um número expressivo de cidadãos, formando uma corrente solidária em prol de milhares de enfermos que esperam pelo transplante. Nada fortalece e tranquiliza mais a alma do que a certeza do dever cumprido.

 

Diagnóstico precoce

 O avanço da medicina na área da oncologia enche-nos de confiança. Talvez, mais breve do que imaginemos, vençamos em definitivo o câncer, igualmente no que diz respeito aos tumores de mama e de próstata, que são os de maior incidência. Numa entrevista ao Viver é Melhor!, da Boa Vontade TV, canal 23 da SKY, a mastologista do Hospital A. C. Camargo, de São Paulo, dra. Fabiana Baroni Makdissi, revela que “quando descoberto numa fase precoce, a cura chega a 90% dos casos. Então, o objetivo é fazer o tratamento, não ter medo de se conhecer, não temer o resultado, enfrentar a doença. Hoje em dia, tem-se conseguido uma qualidade de vida muito melhor. Antes, falar em câncer era igual à morte. Atualmente, longe disso, a gente tem muitas curas e muito controle da doença”.  Em outra matéria, o oncologista dr. Gustavo Guimarães, diretor de cirurgia pélvica do mesmo hospital, apontou que “os males de próstata diagnosticados em estágio inicial têm mais de 95% de chance de cura”.

Notícias confortadoras sempre trazem alento.

 

Neguinho da Beija-Flor, puro alto-astral

Outro guerreiro na batalha contra o câncer é Neguinho da Beija-Flor. O alto-astral contagiante foi a tônica do seu matrimônio, no dia 23/2, em pleno Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, com Elaine Reis, mãe de sua bela filha, Luiza Flor. O presidente  da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, e do governador do Estado, Sérgio Cabral, foram convidados para padrinhos do casamento. Entre as presenças ilustres, lá estavam a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio, Benedita da Silva, e o ator Antônio Pitanga. Neguinho tem muitos planos para o futuro. Em março de 2010 pretende lançar o seu próximo álbum e, provavelmente em maio, viajar à Europa para a divulgação do trabalho.

Aqui está mais uma postura de Fé que robustece o ânimo dos que vivenciam situação semelhante.

E não podemos nos esquecer dos inúmeros anônimos, daqui e do exterior, que enfrentam ou enfrentaram a doença com galhardia, e que nos ensinam a perseverança, a lutar pela existência humana.

 

Registro

Recebi da terapeuta Marta Lúcia Franco, de Goiânia/GO, um e-mail muito simpático. Diz ela: “Olá, eu lhe escrevo para parabenizá-lo por seus artigos sempre tão cheios de luz e esperança! Parabéns a você, mas, mais ainda, a todos os que recebem suas palavras!”.

Grato, Marta. Sua mensagem muito me alegrou o coração.

 

Alma leve

A terapeuta holística Olinda Zequi Machado também me endereçou atencioso e-mail no qual tece generosos comentários a respeito do meu artigo “Alma leve”, em que apresento um relato do repórter fotográfico Orlando Brito sobre o Templo da Boa Vontade, TBV, publicado no site do jornalista Cláudio Humberto: “Hoje quando li essa mensagem veio à minha mente os dias maravilhosos que passei lá no Templo da Boa Vontade,  em Brasília. Jamais vou esquecer a energia que senti naquele dia e que depois continuou, é claro. Foi sensacional! Obrigada pelas mensagens encaminhadas, têm me dado muita força. Tenho transmitido esses artigos aos meus amigos. Recebi a última edição da revista  Boa Vontade (no 223) que se superou! Está maravilhosa!  Abraços a todos os amigos da LBV”.

Suas palavras, cara Olinda, vieram acompanhadas de uma excelente vibração.

Aproveito o ensejo para saudar uma vez mais o veterano Orlando Brito, que destacou o TBV como opção neste carnaval: “(...) Muita gente preferiu a tranquilidade de lugares silenciosos. O Templo da Paz, por exemplo, ficou repleto de pessoas que optaram por momentos de reflexão”.

 

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

 paivanetto@uol.com.br — www.boavontade.com