A lei do Amor

Por Jeferson Sá | 16/11/2010 | Religião

A LEI DO AMOR


LEI ? O conceito da palavra é ? Regra de direito ditada pela autoridade estatal e tornada obrigatória para se manter a ordem e o progresso numa comunidade; Normas elaboradas e votadas pelo poder legislativo; Obrigação imposta pela consciência e pela sociedade; Norma; Regra.

AMOR - O conceito da palavra é ? Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem; Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro, ou a uma coisa; Inclinação ditada por laços de família; Inclinação sexual forte por outra pessoa; Afeição, amizade, simpatia.

Para obtermos mais entendimento do assunto não devemos apenas estudar estes versículos do capítulo deste livro, e sim estudar todo o livro.

»I CORINTIOS ( 9:17-22 ).
Se, pois, o faço de vontade própria, tenho recompensa; mas, se não é de vontade própria, estou apenas incumbido de uma mordomia ( mordomia quer dizer OBRIGAÇÃO ).
Logo, qual é a minha recompensa? É que, pregando o evangelho, eu o faça gratuitamente, para não usar em absoluto do meu direito no evangelho.
Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível:
Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei;
para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.

Certa irmã me perguntou uma vez, porque que Deus na sua onisciência optou em criar o homem sabendo que ele iria cair? Eu parei por um instante e disse: mostre-me novamente que o senhor é Deus, responda essa pergunta.
Então no mesmo momento a pedra fendeu e jorrou água, não uma pergunta mas várias, o suficiente para responder a irmã e a mim, e eu perguntei:
- Você ama sua mãe?
- Sim! Muito.
- Você viveu momentos felizes com ela?
- Sim! Muitos.
- Você viveu momentos de tristeza por causa dela?
- Sim!
- Foram mais do que os bons?
- Acho que não.
- Se você pudesse, optaria pela não existência dela, mas com a consciência do hoje?
Ela sorriu como quem dizia que a resposta para a aquela pergunta era tão óbvia.
Ora a única diferença entre a situação que ela viveu para a que Deus viveu, vive e viverá é sua onisciência, certamente Ele viu o homem cair, mas também o viu levantar, o viu louvar, viu as igrejas repletas de pessoas reunidas em seu Nome, procurando se amarem por amor do Nome e dos ensinamentos de Jesus.
O que parecia um mistério, foi, é e sempre será o amor no conceito de Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro, »I Co ( 13:1-8 ) ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine, e ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá...
Adriano de Sá.

O amor não é a chave do enigma, mas o próprio enigma, por amor ,Deus criou o mundo, o céu, a terra com todos os seus exércitos, por amor, Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, por amor se reconciliou com ele, por amor deu seu único filho, por amor tem nos chamado ao arrependimento dos nossos pecados, para por amor nos livrar da morte no inferno.
O amor vivido na sua integra, não de sentimentos que levam as pessoas a se beijarem, se abraçarem, ( não estou dizendo que isso não vem do amor ), mas afirmo com plena convicção de que as vezes não passa de hipocrisia e safadeza, fingimento de pessoas que ao invés de procurarem um lavado de roupas, vem à igreja atrapalhar a obra de Deus no nosso meio.
Se todos os líderes tivessem amor pela obra de Deus, eles teriam essas três qualidades que Jesus nos mostrou ter, à saber PERSISTÊNCIA, LIDERANÇA E ENVOLVIMENTO. Daí nós entendemos o porque das igrejas evangélicas viverem cheias de escândalos, palhaçadas por que não falar novamente SAFADEZAS.
Desperta tu que dormes, põe a mão no arado, e não, digo não olhes para trás.
Se um cordão de três dobras é mais difícil de quebrar, quanto mais um de trezentas dobras, quem o romperá? Por entender o que é o amor, Paulo se propõe a amor o povo de Deus, a Obra de Deus e sobe ao mais auto nível de espiritualidade de uma pessoa, ele ajudou os ignorantes na sua ignorância a chegar a salvação, ajudou os entendidos no seu entendimento a terem salvação, Paulo sobe ao entendimento de Deus e desliga-se, corta o cordão umbilical da lei e da graça, do novo e do velho pacto e desvenda o enigma, mas não só com palavras como estão escritas aqui, mas ele viveu plenamente o amor... Pedro prega a circuncisão, Paulo a incircuncisão, e o mesmo Paulo depois prega que a circuncisão e a incircuncisão em Cristo não são coisa alguma e sim o amor, amaras a Deus acima de todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo, destes dois mandamentos dependem a lei os profetas.
Então esqueceremos de absoluto as leis? Não.
Algumas orientações da lei, como os dez mandamentos nos ajudam a manter a ordem e o progresso numa comunidade, como também na igreja, mas devemos tomar cuidado e refletir bem sobre elas para com sabedoria enquadrarmos dentro da nossa realidade hoje, ou voltaremos aos sacrifícios de animais, ou a circuncisão? Quem hoje pode guardar o Sábado como está na lei? Não é assim que está escrito? Quem transgredir os mandamentos serão apedrejados. Mas quem não tem pecados atire a primeira pedra! Antes de apontar o argueiro no olho do irmão, tire primeiro a trave que está no seu!




? A lei do amor, não é um amor imposto a força em que você tem que amar, mas uma lei natural, assim como uma bananeira gera bananas pela sua lei natural, o amor gera o que esta escrito em ( I Co 13:1-8 ), irmãos viver a obra Deus não é cantar, pregar e evangelizar, estas três coisas e outras e outras mais, são conseqüências de AMAR, ele é o " X " da questão, nele devemos nos concentrar e viver em plenitude, o resto irá jorrar como num manancial de águas vivas.

Adriano de Sá.