A INTRÍNSECA RELAÇÃO ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por Elça dos Santos Machado | 17/04/2018 | Educação

ADRIANA PERES DE BARROS (1)

ELÇA DOS SANTOS MACHADO (2)

ELIANE SANTOS REZENDE MICHELATO (3)

LIDIANE DA SILVA XAVIER (4)

NORA NEY SABINO DE OLIVEIRA (5)

RAQUEL SANTOS SILVA (6)

SIMONE BATISTA CAMPOS (7)

 A INTRÍNSECA RELAÇÃO ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), destaca que:

"A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte

de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma

determinada cultura, em um determinado momento histórico. [...] As

crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que

sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nas interações que

estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio

que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo

em que vivem as relações contraditórias que presenciam e, por meio das

brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus

anseios e desejos (BRASIL, 1998,p.21)".

Compreende-se que desde o nascimento, o bebê interage e se comunica com os mais próximos como pais, irmãos avós e os professores. A chegada da criança em um ambiente educativo favorece aprendizagens amplas e diversas, mas na Educação Infantil, esse ambiente deve tornar-se um espaço não só de aquisição de conhecimentos, mas um lugar aonde ela sinta-se acolhida e respeitada. A criança, ainda bem pequena passa grande parte do tempo nas instituições de educação infantil e por isso os cuidados com a higiene, alimentação e com a saúde são tão importantes e necessários quanto as atividades de aprendizagens e o desenvolvimento cognitivo.

A própria rotina e as atividades na Educação Infantil relacionam de forma integrada ações de cuidado e de educação da criança. É importante que o educador estabeleça uma prática pedagógica norteada pelo DCNEI, que garante “experiências que possibilitem situações de aprendizagens mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem estar".

"As crianças, quando bem cuidadas, são uma semente de paz e esperança. (Zilda Arns Neuman-2010)”.

Valorizar a íntima relação entre o cuidar e o educar envolve acolher a criança nos momentos difíceis principalmente na chegada as instituições quando precisam separar-se dos seus familiares, orientá-la quando necessário, dar atenção, conversar, cuidar das necessidades básicas e também favorecer a aquisição de conhecimentos sobre as diversas  áreas do conhecimento, como as artes, a natureza, as letras, os números, o mundo, criando possibilidades para ela possa construir sua própria história.

De acordo com o (RCNEI),sabemos que educar significa” (..) propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada." Na Educação Infantil, o ato de cuidar e educar se constitui em ações indissociáveis, pois até mesmo um banho uma troca de fraldas, a alimentação dos pequenos, ações que parecem ser apenas de "cuidados" são ações educativas, pois nesses momentos o professor pode trabalhar com conteúdos, como por exemplo, higiene corporal , hábitos alimentares, afetividade, coordenação motora, linguagem e autonomia.

Entretanto, apesar de grandes avanços e inúmeras discussões sobre o tema, ainda nos deparamos com situações em que professores da Educação Infantil, que trabalham com crianças maiores, de quatro e cinco anos, demonstram uma certa insatisfação quando ocasionalmente, precisam atender a uma criança na sua higienização.

Conforme o Plano Nacional pela Primeira Infância - PNPI, 2010:

  A educação infantil é a primeira etapa da educação

                               básica. Esta não pode mais se constituir a

                           partir do ensino dito “fundamental” ou obrigató­rio,

                         pois este já é considerado a segunda etapa do

                                 processo educacional da pessoa, construído sobre

as estruturas psicomotoras, afetivas, sociais e cognitivas

dos primeiros cinco ou seis anos de vida.

(...) Descuidar desse período

é a mais perdulária e a mais injusta atitude que se

pode tomar contra o ser humano e contra o País.

O descuido com a infância é a negação prévia da

criança e, consequentemente, é uma restrição, deliberada

ou não, mas nunca sem responsabilidade

moral, à formação da pessoa.

 

Na Educação Infantil, o educador precisa considerar que as crianças ainda estão em desenvolvimento tanto biológico quanto cognitivo, que as habilidades precisam ser estimuladas e principalmente que cada criança tem seu próprio ritmo. É fundamental ter um olhar sensível, acolher todos da mesma maneira, incentivando o desenvolvimento integral de cada um.

REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICAS:

O Brincar na Educação Infantil – ADRIANA FRIEDMANN e os DCNEI E RCNEI.

O Trabalho do Professor na Educação Infantil - ZILDA RAMOS DE OLIVEIRA .

Referencial Curricular Para A Educação Infantil.

Educação de 0 a 3 anos: O Atendimento em Creche, ELINOR GOLDSCHIMIED E SONIA JACCKON

ADRIANA PERES DE BARROS (1) Graduada em Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e Alfabetização e Assistente de Desenvolvimento Educacional na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

ELÇA DOS SANTOS MACHADO (2) Graduada em: Pedagogia e Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

 ELIANE SANTOS REZENDE MICHELATO (3) Graduada em: Pedagogia; Especialista em Psicopedagogia e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. LIDIANE DA SILVA XAVIER (4) Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

NORA NEY SABINO DE OLIVEIRA (5) Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

 RAQUEL SANTOS SILVA (6) Graduada em: Letras; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

SIMONE BATISTA CAMPOS (7) Graduada em: Pedagogia; Especialista em Gestão Escolar e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.                

Artigo completo: