A INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SOBRAL: UMA DÉCADA DE EXPERIÊNCIA

Por Francisco Cavalcante de Alcantara | 20/12/2017 | Educação

RESUMO:

O objetivo deste artigo foi descrever de que forma se deu a intervenção dos Profissionais de Educação Física durante os últimos dez anos de sua inserção na Estratégia Saúde da Família de Sobral/ CE. Foram considerados aspectos relevantes sobre a implantação do Sistema Municipal de Saúde, a estruturação do Programa Saúde da Família (PSF) de acordo com as determinações do Ministério da Saúde (MS), a elaboração do Plano Municipal de Saúde e concepção do PSF em Estratégia Saúde da Família (ESF) na perspectiva da Promoção da Saúde. Trata-se de um estudo analítico descritivo com abordagem qualitativa. Considerou-se ainda, aspectos relacionados às práticas desenvolvidas pelos Profissionais da Educação Físicas, assim como os aspectos legais, possibilidades, limites e a necessidades da população. Constatou-se  através deste estudo que a inserção do Profissional de Educação Física ocorreu no ano 2000, através da Secretaria de  Desenvolvimento Social e Saúde. A partir da análise das abordagens feitas pelos profissionais de educação física, pode-se perceber a diversidade de conteúdos tratados nas intervenções feitas por estes profissionais, apesar da  falta de alguns equipamentos e capacitação para o desenvolvimento de algumas atividades específicas. Constatou-se ainda, a participação desta categoria nas turmas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Palavras-Chave:

Profissional de Educação Física, Programa Saúde da Família, Estratégia Saúde da Família.

 

1 INTRODUÇÃO

            O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado pela Secretaria de Saúde de Sobral situado na Zona Norte do Estado do Ceará, no ano de 1997. Sendo concebido como estratégia estruturante, objetivando a transformação no modelo de saúde assistencialista com a superação do modelo anterior. Porém, de acordo com o Ministério da Saúde (MS) as equipes básicas do PSF são constituídas apenas por 01 Médico, 01 Enfermeiro, 01 Auxiliar de Enfermagem e 04 Agentes Comunitários de Saúde (BRASIL, 1996). O município de Sobral, na busca de superação do modelo anterior de atenção à saúde, utilizando conceito que diferencia saúde como qualidade de vida e não como ausência de doença, amplia a equipe de profissionais que compõem as equipes do programa de saúde da família e integra profissionais de outras áreas do conhecimento, afins à saúde: assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogos, fitoterápicos, nutricionistas, fisioterapeutas e Profissionais de Educação Física. A inserção destes profissionais no Sistema Municipal de Saúde  buscava essencialmente através de suas ações específicas e do campo comum, promover Saúde, prevenir doenças, melhorar a qualidade de vida  e o bem estar  de todos indistintamente.

A Estratégia Saúde da Família (ESF), através do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, a partir do ano de 2001, ofertou na sua 2ª turma, 02 vagas para os Profissionais de Educação Física (PEFs), os anos seguintes também seriam marcados com a presença destes profissionais, como segue: 2003 (02 PEFs); 2005 (05 PEFs); 2008 (06 PEFs) e 2009 (03 PEFs). Conta atualmente ainda com a atuação de mais 03 Profissionais de Educação Física, através dos Núcleos de Atenção a Saúde da Família (NASF), e mais 03 Profissionais contratados pelo sistema de saúde do município, atuando na atenção primária e secundária.

  A atuação do Educador Físico no Brasil, sempre esteve ligada a Saúde, principalmente com a influência recebida pelos médicos higiênicos sanitarista. COELHO 2002, destaca que o Profissional de Educação Física desenvolve estratégias de prevenção, promoção e manutenção da saúde, através de atividades físicas, lúdicas, recreativas, palestras e encontros com todos os grupos populacionais.

A ESF tendo como um dos seus principais objetivos a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida, afirma no profissional de Educação Física a capacidade de desenvolver programas voltados para se atingir esta meta. A  inserção do Profissional de Educação Física, na Estratégia Saúde da Família(ESF) contribuiu para a construção de um trabalho interdisciplinar nas equipes do Programa Saúde da Família a partir do ano 2000, onde este profissional,  através dos seus conhecimentos relacionados a prática regular de uma atividade física orientada, tornou-se uma peça fundamental para a obtenção dos objetivos da ESF.

O presente trabalho é definido como um estudo analítico descritivo com abordagem qualitativa cuja metodologia consistiu em minuciosa revisão bibliográfica de autores da área da saúde e da educação física, na perspectiva de revelar as discussões que aproximam os Profissionais de Educação Física  da Estratégia Saúde da Família e da promoção da Saúde Coletiva. Foram identificados em algumas pesquisas a busca por uma inter-relação entre a Educação Física e a Estratégia Saúde da Família, e outras que procuram problematizar de forma crítica a relação entre o corpo, saúde, qualidade de vida entre outros. Há, ainda, alguns autores que discutem a Educação Física  da Saúde desde a sua sistematização. A partir destas referências se pode compreender e ampliar o conhecimento sobre a Estratégia Saúde da Família permitindo desenvolver uma análise das intervenções dos Profissionais de Educação Física durante a última década.

Artigo completo: