A INTERNET E O ENSINO NO SÉCULO 21
Por Marcos Fleury | 27/02/2010 | EducaçãoA Internet vem ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade, e se faz cada vez mais necessária na educação. Os benefícios do uso da Internet na educação são muito importantes, pois atualmente podemos levar a educação à lugares de difícil acesso, e em qualquer lugar do mundo. Podemos citar como exemplos a região Amazônica, onde populações ribeirinhas antes não tinham acesso a educação pela própria impossibilidfade geográfica da região, porém com os computadores conectados a rede mundial, ou Internet, conectados ao mundo via satélite, isto já é uma realidade.
Nos dias atuais, a sociedade está constantemente sendo beneficiada pelos progressos da tecnologia, o que vem causando mudanças em muitos aspectos sociais e comportamentais de nossas vidas. Como exemplo, hoje em dia, pessoas que vivem em lugares isolados e que nunca saíram destes lugares tem a oportunidade de conhecerem lugares virtualmente.
Com a Revolução da Informação, a Internet passou a estar presente em quase todos os lugares do mundo e a agilizar a busca do conhecimento. Informações que antes eram obtidas com muita pesquisa e tempo, hoje podem ser acessadas em minutos (às vezes até segundos) através de qualquer site de busca na Internet. Por isso, a educação, procurando oferecer uma formação que seja adequada às novas necessidades da vida moderna, vem introduzindo a Internet como uma nova ferramenta de ensino.
Nos últimos anos, a Internet e, consequentemente, a informática em geral, adquiriram uma grande importância no ensino porque está surgindo em nosso mundo, agora globalizado, uma nova sociedade: a sociedade informatizada. Sendo assim, fica evidente que as escolas e universidades devem se preocupar em formar pessoas que estejam aptas a viver e a participar ativamente dessa nova sociedade. Essa formação poderá ser alcançada mais facilmente com o uso da Internet no ensino, a qual, com certeza, proporcionará inúmeros benefícios à educação.
O uso da Internet na educação facilita muito o processo de ensino. Através dela, é possível criar ambientes virtuais de aprendizagem, onde o aluno encontra a matéria a ser estudada e as tarefas a serem feitas. Essas "salas de aula virtuais" permitem que o processo de aprendizagem possa ocorrer em diferentes locais e não só na sala de aula tradicional. Além disso, através desses ambientes, os alunos podem estabelecer seus horários de estudo de acordo com suas necessidades, podendo gastar mais ou menos tempo que o habitual no aprendizado de determinadas matérias, ou seja, o aluno, no seu próprio ritmo, irá avançando com o conteúdo e enfrentando a resolução de problemas até que o aprendizado obtido seja suficiente para atingir os objetivos propostos. Assim, o aluno desenvolverá seu programa individual de estudos e poderá assistir "aulas" ou "palestras" em qualquer escola, ou atualmente como se faz na educação à distância, nos "polos educacionais", e com isto não havendo distância para estudar; isso fará com que o processo de aprendizado deixe de ter um caráter passivo e passe a ser mais dinâmico e motivador, o que permite que o aprendiz desenvolva mais seu raciocínio, sua autonomia e até a sua capacidade de aprender a aprender, e faz com que essas qualidades se reflitam tanto no seu futuro pessoal quanto no profissional.
A Internet pode ser utilizada como uma grande biblioteca onde são encontrados uma infinita variedade de assuntos. Dessa forma, a busca de informações é facilitada e os alunos acabam sendo motivados a pesquisar. Esta motivação de buscar informações é muito importante pois estimula o desenvolvimento de capacidades como as de criar, questionar, selecionar informações e encontrar soluções para os problemas propostos; capacidades estas, que também são necessárias para um participação ativa nesse mundo globalizado dos dias atuais.
A Internet também permite a troca de conhecimentos com outras pessoas,em qualquer lugar do mundo. Nesse caso, a aprendizagem cooperativa é possível através da troca de mensagens eletrônicas (e-mail), dos sites de relacionamentos, das videoconferências e das salas de bate-papo (chats). Por esses métodos é possível conhecermos mais sobre a cultura de outros lugares falando com os próprios habitantes do local, pode-se discutir soluções de problemas com pessoas de escolas ou universidades diferentes ou até mesmo de outros países, entre outras vantagens. Essa forma de uso da Internet como ferramenta educativa é muito importante pois a aprendizagem cooperativa faz com que o aluno aumente muito a sua capacidade de desenvolvimento através da interação com outras pessoas.
Outro processo que pode se beneficiar muito com a Internet é a aprendizagem do idioma inglês. Isso porque além de termos acesso a vários textos nessa língua via Internet, assistir a vídeos em inglês, além de escutar rádios, música, etc..., tudo via Internet, ainda podemos entrar em salas de bate-papo de outros países, onde a pessoa pode dialogar e aprender a se apresentar ou a defender um ponto de vista usando a língua inglesa, o que, segundo professores, permite um aprendizado mais rápido e mais avançado desse idioma. Esse aprendizado é muito importante, pois o conhecimento do inglês atualmente é imprescindível, pois o inglês é a língua universal hoje em dia, e por este motivo, também é a língua mais utilizada na Internet. É claro que para obter todos esses benefícios, o usuário (aluno ou professor) precisa ter pelo menos uma noção de como usar a Internet. Por isso, é aconselhável que seja dada uma aula de "navegação" na rede antes de começar a usá-la em benefício da educação.
O uso da Internet não irá substituir o professor, mas será auxiliar dele. Assim sendo, todos devem se conscientizar do quanto a Internet é necessária como auxiliar da educação.
A sociedade precisa que seus componentes tenham um melhor preparo educacional para que possam ter condições de viver ativamente dentro desta nova sociedade informatizada do século XXI, e isto só será alcançado unindo a tecnologia ao ensino.