A INTERFACE ENTRE A ODONTOLOGIA E A ENFERMAGEM NOS CUIDADOS DE PACIENTES COM MANIFESTAÇÕES ORAIS DA SÍNDROME DE SJÖGREN
Por EDSON COSTA | 09/08/2009 | ResumosA Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença inflamatória crônica, auto-imune, de etiologia desconhecida, pois trata-se de uma doença com aspectos imunológicos, viróticos e genéticos. É caracterizada por boca seca (xerostomia), olhos secos (ceratoconjuntivite seca) e outras afecções do tecido conjuntivo. O diagnóstico é dado por uma combinação de vários exames clínicos e laboratoriais. Pouco se sabe sobre o estado periodontal em pacientes com Síndrome de Sjögren. O objetivo deste trabalho é descrever estudos na literatura através de pesquisa em bases de dados como Medline e Webofscience sobre a correlação de alterações bucais ( em especial da doença periodontal) e a Síndrome de Sjögren, bem como apresentar alguns aspectos clínicos de pacientes portadores de algumas destas alterações.A SS é uma doença de caráter crônico, sistêmico e auto-imune, primeiramente envolve as glândulas exócrinas sendo que as glândulas lacrimais são as mais atingidas e sua etiologia correlaciona-se com infecções microbianas, predisposição genética e alterações metabólicas (JORKJEND,2003). Clinicamente observa-se a lingua com poucas papilas e fissuras profundas, lábios rachados e com queilite angular, candidose , cáries radiculares e bordas incisais, tumefação bilateral das glândulas parótidas acompanhada de febre e eritemas com dureza à palpação (LEVY et al.,2004) A literatura disponível até o momento sustenta a evidência de que o estado periodontal dos pacientes com a Síndrome de Sjögren não difere dos pacientes saudáveis . Podemos concluir que a SS não interfere significativamente no desenvolvimento de outras doenças de caráter sistêmico ficando suas repercussões associadas apenas ao âmbito estomatognático e os cuidados odontológicos e de enfermagem em pacientes institucionalizados podem abranger e sanar a maioria dos distúrbios orais com a manutenção da higiene da cavidade da boca.
Referências Bibliográficas:
JORKJEND L et al. Periodontitis, caries and salivary factors in Sjögren”s Syndrome patients compared to sex and age matched controls. J Oral Rehabil. 30(4):369-78, 2003.
LEVY RA, VILELA VS, ABREU M. Relato do primeiro simpósiomultidisciplinar sobre a Síndrome de Sjögren-4º Reunião anual da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro. Disponível em