A INSERÇÃO DAS TIC´S NA ESCOLA: UM OLHAR PARA OS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA
Por MARIA VANDERLY SILVINO | 30/09/2016 | EducaçãoRESUMO
O presente trabalho tem como objetivo "Analisar a importância da inserção das TICS na escola um olhar para os laboratórios de informática propondo um processo de ensino-aprendizagem cada vez mais ligado as Tecnologiasna educaçãosobretudo, o computador e a internet no desenvolvimento das aulas, isso é ocasionado pelo fato de que os alunos vivem numa geração que já nasceu com a tecnologia enquanto a grande maioria dos professores não tiveram acesso a ela ou ainda tem de forma tímida. E justificável investigar a atual realidade em que se encontram professores e alunos do no quesito Tecnologia da Informação dando um olhar especifico para a Escola. No entanto, é interessante que o laboratório de informática existente nas escolas não se tornem um amontoado de lixo eletrônico, pois surgem como meios práticos e eficientes de pesquisa e estudo e assim o são quando bem orientados. Para que isso ocorra se faz necessário a formação continuada dos profissionais para lidarem com essa área, havendo necessidade da oferta de cursos de capacitação sobre a informática. No entanto, a pesquisa poderá servir de referência para a prática da pedagógica no ensino formal. Durante a realização desta pesquisa, muitos autores contribuíram para a fundamentação teórica que tratam de conceitos relevantes para melhor compreensãodo laboratório de informática chegou à escola e a inserção das TIC´S na Escola Municipal Laura de Sousa Oliveira localizada na zona urbana do município de Pedra Branca / PB. Entre muitos autores destacam-se: Moran (2000), Brasil (1997), Almeida e Valente (2007), Tarja (2007), Levi (1993), entre outros.
INTRODUÇÃO
A educação no Brasil tem um processo de mudanças desde início com a chegada dos Jesuítas até os dias atuais como: Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência, respeito aos educadores, igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, direito de contestar os critérios de avaliação, podendo recorrer às instâncias escolares superiores, porem a priori, existe metas não atingida que de certa forma contribui com o fracasso da educação brasileira entre elas cita se, a Formação e Valorização dos professores, o acesso à educação superior e aprovação e execução do PNE (Plano Nacional de Educação).
Diante da realidade e da análise de conjuntura observada a educação brasileira no decorrer e as reformas no Ensino como LDB Lei de Diretrizes de Bases, FUNDEF Fundo Nacional de Educação Fundamental e FUNDEB Fundo Nacional de Educação Básica, PNE Plano Nacional de Educação entre outros dos tempos percebe que o Ensino público ainda não atende a qualidade merecida, em vista de isso ver se o crescente número de escolas privadas.
Com o acelerado processo de desenvolvimento da tecnologia e a concorrência crescente faz-se necessário com que os professores busquem o aperfeiçoamento dos processos de trabalho, afim de, oferecerem serviços de melhor qualidade no tempo oportuno para os alunos. .
Para isso a ajuda dos computadores é imprescindível, que os professores que atuam na sala de aula estejam capacitados para acompanhar o desenvolvimento da tecnologia. Eles devem conhecer e saber utilizar os computadores. Com isso se faz necessário à utilização da TIC como ferramenta para auxiliar o planejamento e execução das práticas pedagógicas uma vez que a incorporação das inovações tecnológicas tanto nos procedimentos básicos quanto nos mais apurados proporcionam o alcance de resultados mais complexos.
O tema“A inserção das TIC’s na Escola : Um olhar para os laboratórios de informática“foi escolhido porque muitos dos professores almeja com esses recursos tecnológicos uma forma de melhorar a rotina de sala de aula , porem a sua chegada causou um impacto,pelo fato de muitos desconhecem as formas de como manuseá-los. Um olhar para os laboratórios faz referência ao fato de que as tecnologias estão no meio educacional e os alunos já dominam cabe, pois agora aos professores se capacitarem para que elas passem a ser uma ferramenta de uso continuo nas aulas de todas as disciplinas.
Moran (1993) enfoca as tecnologias como mediação ao saber fazer pedagógico; Pereira (1997) mostra estratégias de como fazer leituras através de imagens; Napolitano (2003), em seus últimos trabalhos apresenta a televisão e outras mídias como ferramentas eficientes para a aprendizagem.
Percebe-se, portanto, que o uso de novas tecnologias não só devem ser usadas no processo de ensino aprendizagem como também deve ser inserido na formação de professores para que os novos docentes já saiam da graduação com conhecimento acerca das formas de como utilizar o computador para fins didáticos e não apenas como bate papo nas redes sociais.
A importância desse estudo surge na discussão acerca de um confronto de interesses entre professores e alunos; aqueles mantêm uma prática pedagógica adquirida há muito tempo no seu processo de formação acadêmica; estes vivenciam um avanço nos meios tecnológicos que provocam um sentimento de rapidez, onde as coisas acontecem com sons, imagens e de forma atraente. No que diz respeito ao uso das tecnologias – computador e internet – para fins educacionais. Assim, que está constantemente vivenciando a necessidade de inovação da prática pedagógica faz com que venha a ter interesse em aprofundar os conhecimentos acerca do assunto.
Nesta percepção trajeta se “o desenvolvimento tecnológico: Fragmentos históricos” revela a importante trajetória da tecnologia desde a idade média até a chegada a luz de autores que marcaram o avanço tecnológico e a chegado do computador ao Brasil, as“Tecnologias na educação” é apresentado o cenário na educação na última década marcado pelo avanço tecnológico e a globalização. A educação presente neste cenário reintegra com essa descoberta, porem entra em confronto com os docentes que ainda inseguros enfrenta desafios emergentes. E por ultimo é apresentado a metodologia usada nesta pesquisa .
Com esse trabalho busca analisar ao uso das tecnologias – computador e internet – para fins educacionais, onde o professor está constantemente vivenciando a necessidade de inovação da prática pedagógica.
-
DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO
1.1 O Desenvolvimento Tecnológico: Fragmentos históricos
Diante da história da civilização, percebe que em vários momentos ocorreram mudanças revolucionarias no modo de como vivia o homem com as necessidades de criar e inventar .
Uma sequência de descobertas e invenções aconteceu na Idade Média, como a descoberta dos óculos, no século XIII, da prensa móvel, no século XV, o aperfeiçoamento da tecnologia da pólvora e a invenção dos relógios mecânicos. (NASCIMENTO, 2006, p. 16)
O processo histórico em que esse desenvolvimento de forças produtivas ocorre, assinala as características da tecnologia e seus entrelaçamentos com as relações sociais. Não é diferente no caso da revolução tecnológica atual. Ela originou-se e difundiu-se, não por acaso, em um período histórico da reestruturação global do capitalismo, para o qual foi uma ferramenta básica. Portanto, a nova sociedade emergente desse processo de transformação é capitalista e também informacional, embora apresente variação histórica considerável nos diferentes países, conforme sua história, cultura, instituições e relação específica com o capitalismo global e a tecnologia informacional NASCIMENTO, 2006, p.
As novas forças que o homem possui são capazes de várias utilizações. Algumas dessas utilizações se opõem a outras: a pesquisa biológica e médica pode ser usada para a produção da guerra bacteriológica ou para a cura das doenças. E algumas dessas utilizações, na prática pelo menos, excluem outras utilizações. Os recursos destinados a corrida espacial não podem ser utilizados com o fim de criar-se uma sociedade melhor, ou um melhor meio ambiente físico (FERKISS, 1972, p. 24 e 25)
[...]