A informática no Ambiente Escolar

Por Cristiane Aparecida de Jesus Araújo | 18/12/2013 | Educação

recursos informatizados: somente um tal apropriação da tecnologia pelos educadores poderá gerar novas possibilidades de sua utilização educacional.

recursos informatizados: somente um tal apropriação da tecnologia pelos educadores poderá gerar novas possibilidades de sua utilização educacional.

A informática no Ambiente Escolar

Cristiane Aparecida de Jesus Araújo

É possível notar que com o passar dos anos a Informática esta mais presente no processo educacional. Por essa razão é que a educação vem sofrendo mudanças, tanto estrutural como funcional. Com o objetivo de melhorara aprendizagem, é que foi inserida no ambiente escolar essa tecnologia.

Para isso FRÓE diz: “os recursos atuais da tecnologia; os novos meios digitais: a multimídia, a internet, a tecnologia, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no individuo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”

Atualmente vivemos num mundo cheio de novas tecnologias, e por isso devemos nos conscientizar de que muitas vezes estruturamos nossa ação através da tecnologia. Ao implantar a Informática no currículo escolar é necessário que todos saibam usá – La como sendo uma forma de melhorar o desenvolvimento escolar dos alunos. Segundo Marçal Flores (1996) á informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/ aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdo curriculares visando o desenvolvimento integral do individuo.

É importante tambem que o professor esteja preparado para trabalhar com essa nova tecnologia, ou seja, construir novas praticas e ações pedagógicas para Gouveia “ o professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi- La na sala de aula, no seu dia – a- dia, da mesma forma que professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar as outras tecnologias de comunicação de lado”.

O laboratório de Informática só será realmente válido se for trabalho como sendo um recurso didático pedagógico que proporcione aos alunos a busca de novos conhecimentos.

Para isso FROÉS diz: Mobilizar o corpo docente da escola a se preparar para o uso da Laboratório de Informática na sua pratica diária de ensino- aprendizagem. Não se trata, portanto, de fazer do professor um especialista em informática, mas de criar condições para que se aproprie, dentro do processo da construção de sua competência, da utilização gradativa dos referidos recursos informatizados: somente um tal apropriação da tecnologia pelos educadores poderá gerar novas possibilidades de sua utilização educacional.