A Influência do Impacto Ambiental na Vida dos Seres Humanos

Por Elvis Amendola | 07/01/2009 | Ambiental

Desde o surgimento do ser humano na Terra, a humanidade pouco a pouco vem provocando modificações no meio em que habita. Em principio tais modificações eram praticamente imperceptíveis, entretanto ao longo dos tempos, e principalmente após a revolução industrial, as transformações se acentuaram gerando os que chamamos de poluentes ambientais.

O impacto ambiental é considerado como qualquer alteração do meio ambiente, resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente, afetam saúde, segurança, bem-estar, atividades sociais e econômicas, condições estéticas e sanitárias do meio ambiente, ou seja, degradando a qualidade dos recursos ambientais.

O crescimento desordenado é o principal responsável por mudanças da paisagem, mudanças essas que afetam, muitas vezes, drasticamente um determinado território. Vale ressaltar o desmatamento, para a criação de novos bairros, que acabam por remover grandes áreas verdes e ecossistemas onde espécies de fauna e flora acabam entrando em extinção. Há sempre que proceda de maneira mais perigosa como as invasões de áreas não adequadas para construções, por exemplo, em margens de córregos e rios, e que utilizam do recurso hídrico para depositar esgoto doméstico (recursos esses que na maioria das vezes não são devidamente tratados). Mais tarde essa mesma água será utilizada para abastecimento de cidades inteiras. Ou ainda, a ocupação de morros ou encostas íngremes que em períodos de chuvas causam deslizamento de terra levando pessoas a serem retiradas as pressas, ou o que é pior, quando acaba na morte das mesmas, fato esse observado a pouco tempo no Estado de Santa Catarina, devido ao grande período de chuvas e deslizamento.

Outra questão é a coleta do lixo, quando não há um sistema de coleta, as pessoas fazem uso das ruas, dos terrenos baldios e dos rios para jogá-lo, ou o queimam em seu próprio quintal, é válido lembrar que em período chuvoso provoca erosão e destruição das construções e ruas, desabrigando muitas famílias. O lixo se não descartado corretamente é fonte geradora de problemas como a Leptospirose, dengue e enchentes. Neste primeiro, o acumulo de lixo serve de fonte de alimento para os ratos que se proliferam sem controle, o problema está na urina deste animal que contém a bactéria causadora da doença. As enchentes por sua vez auxiliam na propagação da bactéria da Leptospirose através da água. Outra doença comum na época das chuvas é a velha e conhecida Dengue, doença essa que tem como seu principal fator o acúmulo de água parada, e como o lixo serve de recipiente para gerar as larvas do mosquito, e que no final das contas acabam em epidemias.

Já a queima do lixo provoca a emissão de vários gases, sendo o mais comum o CO2 (dióxido de carbono) que contribui para o aquecimento global e no período de secas auxilia nas ocorrências de doenças respiratórias principalmente em crianças e idosos. Essas formas acabam aumentando ainda mais o número de doenças pondo em risco a saúde de todos.

Portanto, conclui-se que ações desordenadas no meio ambiente interferem diretamente na qualidade de vida dos seres humanos, às vezes por falta de conhecimento da importância da conservação, outras, infelizmente, por falta de recursos para a realização de atividades que coíbam os impactos ou mesmo o descaso dos governantes.