A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA FÍSICA NO ENSINO APRENDIZADO

Por Silas Dumont Pires Horta | 19/11/2009 | Educação

Pode-se afirmar que a estrutura física de uma escola é um equipamento de suma importância para aumentar o crescimento de um país, seja no âmbito cultural, social ou econômico, principalmente nas nações em "processo de desenvolvimento", onde se verificam desigualdades sócio-econômicas acentuadas.

A necessidade de se promover o alcance aos padrões mínimos de funcionamento em todas as escolas públicas resulta de uma visão mais ampla a cerca da universalização do ensino: não se trata apenas de garantir às crianças e aos jovens as oportunidades de escolarização, é necessário trabalhar para se garantir oportunidades de aprendizagem. Desta maneira deve-se ter uma preocupação com os padrões mínimos para o funcionamento de uma escola que são formados por insumos do tipo: instalações físicas, equipamentos, recursos humanos e pedagógicos, currículo e gerenciamento.

Quando se fala em instalações físicas refere-se ao ambiente físico escolar, composto pelo espaço educativo, pelo mobiliário e pelo equipamento escolar. A falta de infra-estrutura, a inexistência de projetos arquitetônicos adequados e viáveis, a falta de recursos públicos e até mesmo a utilização de instalações inadequadas dos prédios escolares são problemas reais enfrentados por grande parte das escolas públicas brasileiras.

O homem é um ser em permanente relação com o meio e as coisas que o cercam. Nas edificações escolares, mais do que em qualquer outro espaço, é importante que o equipamento, o mobiliário e as dimensões dos ambientes sejam adequados às pessoas que os utilizam.

No caso particular da estrutura física da escola, acredita-se que a falta de conforto, em todos os seus aspectos, influi no desempenho dos alunos em aula, tanto em termos de saúde, como em termos de aprendizado. O estudo correto do ambiente escolar pode ajudar a criar espaços adequados do ponto de vista térmico, acústico e com boa luminosidade propícia às atividades que ali serão desenvolvidas e dar uma estrutura mínima como água potável, e merenda escolar.

Contudo, a estrutura física é de grande importância para o ensino aprendizado, pois, quanto mais conforto o aluno adquirir melhor será o seu rendimento psíquico, intelectual, social e até futuramente econômico.