RESUMO: A INFLUENCIA DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO NAS DECISÕES DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO

Por Bruna Stefani Chassot | 29/10/2017 | Resumos

A INFLUENCIA DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO NAS DECISÕES DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO

 No cenário econômico contemporâneo brasileiro, as organizações necessitam se atentar ainda mais aos seus gastos, devido à grande competitividade no mercado. Toda organização que almeja sua inserção em um mercado competitivo, tem como obrigação controlar seus gastos, objetivando a melhoria de suas atividades dentro da organização, definindo seus objetivos e metas a serem alcançados (LEONE; GUERRA LEONE, 2010).

Martins (2010) afirma que ao passo que uma organização perde o controle de seus gastos, ela torna-se cada vez mais vulnerável aos prejuízos e, por conseguinte, há distorção em seu orçamento e suas metas.  Em decorrência da competitividade do mercado atual, as organizações precisam reunir um grande conhecimento sobre os seus gastos. A pauta principal deve ser conhecer onde estão alocados os seus mais relevantes gastos e, a partir dessa analogia, buscar a resposta sobre o porquê desses gastos estarem tão expressivos em suas operações.

Em contrapartida, Leone (2010) disserta que o sinônimo de um bom controle de gastos é fazer o uso de uma contabilidade correta dentro da organização. A contabilidade é ferramenta indispensável ao controle de tudo o que diz respeito às finanças de uma organização. É na contabilidade que são registradas todas as operações realizadas pela organização. Advêm da contabilidade todas as informações necessárias para a tomada de decisões sobre o futuro de uma organização. Decisões relevantes só são tomadas após minuciosa análise sobre os recursos disponíveis e a saúde financeira da organização.

Dentro da vasta contabilidade, existe a contabilidade de custos que de acordo com Leone (2010) se destina a produzir informações para diversos níveis de uma entidade, como auxilio as funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões. A contabilidade de custos fornece informações diferentes, atendendo todas as necessidades gerenciais.

Esta afirmativa é reforçada:

A contabilidade de custos tem duas funções relevantes: o auxílio ao Controle e a ajuda as tomadas de decisões. No que diz respeito ao controle, sua mais importante missão é fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão e, num estágio imediatamente seguinte, acompanhar o efetivamente acontecido para a comparação com os valores anteriores definidos. No que tange à Decisão, seu papel reveste-se de suma importância, pois consiste na alimentação de informações sobre valores relevantes que dizem respeito às consequências de curto e longo prazo sobre medidas de introdução no corte de produtos, administração de preços de vendas, opção de compra ou produção. (MARTINS, 2003, p.15).

Visto isto, a contabilidade de custos deixou de ser uma simples auxiliar do controle de estoques e passou a fazer papel principal na gestão das organizações.

O presente trabalho é um estudo de caso desenvolvido em uma cooperativa de crédito situada na cidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, cujas atividades se iniciaram há 17 anos. A área em que serviu como foco para este estudo é a Contabilidade.

No atual momento esta cooperativa de crédito não possui um controle efetivo dos seus gastos. Em razão deste cenário e do mercado que ela está inserida se faz cada vez mais necessário ter um método de controle de gastos dentro da instituição e não somente alocar seus custos dentro das contas de despesas.

Diante disto, o tema de estudo deste trabalho foi elaborado com o seguinte problema de pesquisa: De que maneira a departamentalização de custos influencia na tomada de decisão de uma Cooperativa de Crédito?

Para que a problemática deste trabalho seja respondida com êxito, tem-se como objetivo principal analisar de que maneira a departamentalização de custos influencia na tomada de decisão de uma cooperativa de crédito no cenário atual, juntamente com seus objetivos específicos: a) Levantar os gastos de determinado mês contábil; b) Classificar os gastos como despesas, custos direitos e custos indiretos; c) Demonstrar a alocação dos gastos por departamento; e d) Demonstrar os benefícios que a departamentalização trará para a cooperativa de crédito.  

Mediante a isto, o intuito deste trabalho de pesquisa no âmbito mercadológico é primeiramente contribuir com uma proposta de melhoria no processo decisório das cooperativas de crédito, de maneira que proporcione influência positiva tanto para as cooperativas de crédito, quanto para outros ramos cooperativistas que queiram introduzir um método de apropriação dos custos, observando a adequação do modelo desta pesquisa para cada segmento cooperativista (MARTINS 2010). E que ainda seja possível enriquecer o meio acadêmico viabilizando novos estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do assunto, tendo como intuito de apresentar as cooperativas de créditos, um modo de controle e seus benefícios financeiros (LEONE, 1991).

Artigo completo: