A Infância de Nossas Crianças Está Sendo Roubada
Por Bárbara Elen | 01/05/2010 | EducaçãoA nova redação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que institui o ensino fundamental com nove anos de duração, estipula ser obrigatória a matrícula de crianças com 6 anos na primeira série do ensino fundamental. Muita duvidas vem crescendo a partir desta nova lei, pois será que uma criança de 6 anos esta realmente preparada para estar na primeira serie, isso pode comprometer o desenvolvimento da criança, pois será que uma criança de 6 anos esta apta a aprender por exemplo uma tabuada? E diversas outras coisas,será que desta maneira não estaremos interrompendo parte da infância das crianças e tirando o direito de brincar?Esse artigo mostrara porque esse desenvolvimento pode ser tão comprometido.
A questão do Brincar
Os métodos utilizados nas escolas de Ensino fundamental nem sempre estão adequados á uma criança de 6 anos.Os jogos e as brincadeiras são freqüentemente ignorados pelas instituições escolares em geral.A brincadeira na aprendizagem da criança é muito importante e o uso do lúdico é essencial, principalmente nessa idade.Muitos educadores pensam que as brincadeiras de criança são apena isso: brincadeiras. Mas não é bem assim, quando as crianças brincam exercitam o cérebro e o corpo de forma a aumentar a interação e melhorar as respostas entre esses elementos. É com as brincadeiras que as crianças aprendem a pensar, a interpretar o mundo que as cerca e a interagir com ele. É nas brincadeiras que aprendemos a nos inserir na sociedade e nos grupos estruturados que a compõe.,a criança então com 6 anos que precisa tanto desse momento do "brincar" não o tem pois, as escolas de Ensino fundamental não ás oferece, a criança então se depara com uma realidade que ainda não deveria estar vivendo, e mesmo as crianças de 7 anos ate a idade em que chegam a quarta serie deveriam ter muitos recursos lúdicos para aprimorar sua aprendizagem.
Fase de transição
A criança de 6 anos esta em uma fase de transição, na fase pré-escolar, "Segundo Piaget, a criança pré-escolar encontra-se em uma fase de transição fundamental entre a ação e a operação, ou seja, entre aquilo que separa a criança do adulto. Além disso, é uma fase de preparação para o período seguinte operatório concreto(Que seria o período em que ela deveria ingressar na primeira serie) . "Enquanto fase de transição, o que caracteriza o período pré-escolar? Trata-se de um período com características bem demarcadas no processo de desenvolvimento e que Piaget chamou de pré-operatório. Este período localiza-se entre o sensório-motor e o operatório concreto."
Concluímos então que essa fase de transição pode ser completamente comprometida com essa nova lei que esta sendo adotada, e que parte da infância das nossas crianças será roubada e o seu desejo maior de brincar será interrompido, temos que rever esse conceito e lutar para mudar essa realidade.