A Indisciplina no Cotidiano Escolar
Por Francimeire Goes da Conceição | 16/07/2010 | EducaçãoA indisciplina no cotidiano escolar tem sido vista como um problema que inviabiliza a prática docente.
Sendo que ela está associada ao desrespeito as regras da escola e aos professores e ainda a falta de limites, como saber esperar sua vez, respeitar o colega e sua individualidade dentro do âmbito escolar. Além disso, não podemos esquecer a total liberdade dadas pelos pais, que infelizmente estão perdendo o controle sobre a educação moral e ética dos seus filhos, deixando toda a responsabilidade em educar as crianças para nós professores.
Desta maneira cabe então a nos educadores ensinar-lhes a importância de obedecer e cumprir certas normas e regras que nos são impostas pelo ambiente escolar e social, para com isso tentarmos evitar que nossas crianças e adolescentes se tornem adultos indisciplinados em qualquer situação, sendo incapazes de dialogar e cooperar com os indivíduos que os cercam.
Um das melhores maneiras de se tentar amenizar o problema da indisciplina nas escolas e mais precisamente em sala de aula é dialogar com as crianças e adolescentes e deixá-las participar na elaboração das regras escolares dando sugestões e opiniões, mostrando também as conseqüências do não cumprimento das mesmas e não deixando de punir quando necessário, ou seja, devemos ser enérgicos sem perder o respeito e o afeto.
Conhecendo um pouco mais a vida social e familiar dos nossos educandos, nos auxiliará a entendermos a indisciplina dos mesmos e só assim buscarmos as melhores condições para se trabalhar de maneira eficaz na resolução do problema.
Isso, porém é uma tarefa difícil, pois nenhum indivíduo aprende disciplina de uma hora para hora, porém não podemos desistir nem desanimar, pois o futuro dos nossos educandos está em nossas mãos.