A incidência de morcegos no Brasil
Por Sampex Pragas Blog | 10/10/2012 | FamíliaOs morcegos são animais que pertencem à categoria dos mamíferos, sendo os únicos capazes de voar – nenhum outro mamífero voa. Os morcegos preferem viver em lugares fechados e bem escuros, como matas e, principalmente, forros de casas.
Apesar de não serem vistos com bons olhos, os morcegos são importantes para as matas, pois fazem a polinização de flores, ou seja, distribuem sementes nos solos conservando a vegetação original.
Eles também são responsáveis por capturar insetos, promovendo um maior equilíbrio ecológico entre as espécies. Existem basicamente duas espécies deste mamífero: os morcegos gigantes e os pequenos, mais conhecidos.
Os morcegos gigantes foram praticamente extintos da natureza na década de 1190, pois acreditavam que a carne do morcego era muito saborosa, logo, os homens matavam os morcegos gigantes para consumi-los.
Além disso, também eram feitas criações de morcegos em cativeiros, o que deixava o animal fraco, não contribuindo para a reprodução e, consequentemente, conservação da espécie dos morcegos gigantes. Estima-se que, em todo o mundo, existam apenas 22 mil morcegos gigantes, que ainda hoje correm o risco de serem mortos em atividades de caça.
Morcegos do Brasil
Além de promoverem o equilíbrio das plantas e das espécies de insetos na natureza, os morcegos do Brasil estão protegidos pela Lei Ambiental Brasileira, ou seja, é proibida qualquer tentativa de caça aos morcegos, podendo inclusive ser caracterizado como crime, sob pena de seis a dois anos de cadeia.
Porém, mesmo assim, na cidade, é preciso tomar cuidados com os morcegos, não deixe que eles infestem o forro da sua casa, pois eles se reproduzem muito rápido, podendo em pouco tempo, criar um legião destes mamíferos na sua casa e transmitindo doenças. O melhor é verificar se o forro da sua casa está bem fechado sem o perigo de ser invadido por morcegos.
Seu problema não é morcego, e sim, pombos?
Então pesquise e conheça as formas de repelentes para pombos e saiba que você não está sozinho. As grandes metrópoles do Brasil sofrem com os pombos, que muitas vezes se instalam nos prédios e nos forros de casa, proliferando muitas doenças.