A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA LÍNGUA INGLESA

Por Elison Ferreira Alves | 31/10/2024 | Educação

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA LÍNGUA INGLESA

 

Elison Ferreira Alves

Especialista em Metodologia do ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Atual, FAAT, Brasil, 2015.

Especialista em Educação Especial com Ênfase em LIBRAS pela Faculdade Atual, FAAT, Brasil, 2010.

Graduando em Direito pela Faculdade Estácio de Macapá, Brasil, 2021.

Graduado em Letras – Inglês pelo Centro Universitário ETEP, 2024.

Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI, 2022.

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, 2018.

Graduado em Licenciatura em Letras pela Faculdade Madre Tereza, FAMAT, 2011.

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3209623203023081

E-mail: elisonn.ap@gmail.com

 

 

Resumo

Este trabalho analisa a importância dos jogos lúdicos na construção do conhecimento da língua inglesa dos alunos como pressuposto na aquisição da aprendizagem e utilização lúdica para despertar nos alunos uma maneira diferenciada de aprender. Tal problemática consiste em considerar a constante dificuldade em aprender uma nova língua, por parte de muitos em alunos, já que este componente curricular é tido com conteúdos complexos e de difícil compreensão, e é necessário criar mecanismos e estratégias de aprendizados, visto que esses assuntos necessitam ser cada vez mais discutidos positivamente, pois tratam-se de conteúdos relevantes para sua vida em sociedade. O objetivo central deste trabalho é expor que a utilização de jogos e brincadeiras no ensino da língua inglesa poderá despertar o interesse dos alunos e consequentemente aprimorar seu aprendizado. Para isso, foram empregados leituras e abordagem qualitativa, apropriando-se da pesquisa bibliográfica que foi fundamental para a concretização deste trabalho e a analise positiva que essa pesquisa proporcionou enquanto acadêmica, demonstradas através de pesquisas onde a língua inglesa tem relevante importância na construção de habilidades do conhecimento, assim como nos comportamentos e que as relações que proporcionam um crescimento na vida cotidiana. O estudo demonstrou que os jogos e as dinâmicas têm relevância significativa na facilitação do aprendizado, e que também proporciona ao profissional da educação uma gama diversificada de estratégias de ensino auxiliando seu trabalho docente, além do envolvimento de toda a comunidade escolar nesse processo de ensino.

  Palavras-chave: Jogos. Dinâmicas. Estratégias. Língua Inglesa. Aprendizagem.

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho destaca a importância dos jogos lúdicos na construção do conhecimento da língua inglesa dos alunos como pressuposto na aquisição da aprendizagem e a utilização lúdica para despertar uma maneira diferenciada de aprender e a busca por conhecimentos através de dinâmicas, principalmente se levarmos em conta que a carga de responsabilidade do profissional de línguas é bem acentuada, pois, é responsável pela formação cidadã dos indivíduos e seu desenvolvimento com as habilidades e compreensão da língua inglesa. Entender entre outras coisas que este componente curricular necessita de estratégias relevantes, sobretudo que o professor possa propor materiais didáticos que respeitem as diversidades de cada um de maneira que possa contribuir para melhor aprendizado do aluno. Conforme Campos (2006), p.16), o docente é fundamental na construção de conhecimentos estratégicos aos alunos a partir dos materiais que destacam táticas através dinâmicas.

Deste modo, entende-se que para alguns professores de língua inglesa não seria mais conveniente desenvolver suas aulas baseadas exclusivamente conteúdos e exercícios, não havendo necessidade de planejamento mais especifico, ministrando suas aulas basicamente em escrever palavras e textos com suas traduções, culminando que os alunos fiquem sem o conhecimento pedagógico, esse que seria o mais importante.

Nesse sentido, o objetivo principal deste presente trabalho é destacar a importância dos jogos e dinâmicas na fase de construção do crescimento dos alunos oportunizando estratégias de aprendizagens na língua inglesa, promovendo meios de aprender o inglês de maneira criativa, proporcionando novos contextos que incluam dinâmicas para melhor aperfeiçoar suas aprendizagens e enfatizar a ludicidade através da matemática como maneira prática de envolver o conhecimento. Segundo destaca Nunes  (2014, p. 15), “as práticas educativas de um indivíduo particular nos levam a conhecer a relação com os outros”. Com essa temática, busca-se responder o seguinte problema: Qual a importância jogos lúdicos na construção do conhecimento da língua inglesa dos alunos e quais práticas metodológicas que podem ser adotadas pelos professores para a aquisição do conhecimento da língua inglesa nas etapas da educação básica?

Nesse sentido Antunes (1998) destaca que:

 

Jogos ou brinquedos pedagógicos são desenvolvidos com a intenção explícita de provocar uma aprendizagem significativa, estimular a construção de um novo conhecimento e, principalmente despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória. (ANTUNES, p. 27, 1998).

 

 

Para a construção deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica como fonte de referência e de estudo no embasamento central do tema e informações sobre os aspectos em questão que envolveram identificar as ideias e suas relevâncias no contexto atual da educação, de maneira clara e consciente, buscando habituar-se nas principais fontes de informações relacionadas ao assunto em questão.

Diante do exposto, este trabalho aborda no capítulo dois a metodologia utilizada para desenvolver essa pesquisa. No capítulo três, são expostas as ideias que os jogos e dinâmicas envolvem as estratégias no ensino da língua inglesa no contexto escolar, para a formação intelectual e significativa dos alunos, envolvendo ideias de como a língua inglesa pode ajudar a estabelecer a autoestima e a confiança dos estudantes, baseando-se na brincadeira com jogos e na descoberta de soluções nas dinâmicas, nos quais os estudantes podem se sentir capacitados a lidar com desafios e enfrentar as dificuldades que se apresenta na língua inglesa. Apresenta também algumas maneiras de ensinar a língua inglesa utilizando a ludicidade dos jogos e dinâmicas como recursos para melhor aprendizado dos educandos. E por fim, tem-se as considerações finais que robustecem a certeza das ideias contidas no trabalho e as referências bibliográficas que contribuíram para base da pesquisa.

 

2 METODOLOGIA

 

A metodologia utilizada neste trabalho tem como base pesquisa bibliográfica, fazendo usos de métodos utilizados para reunir informações e conhecimento sobre os temas e informações sobre jogos e estratégias para o aprendizado da língua inglesa, utilizando fontes bibliográficas, como livros, artigos, revistas, periódicos, teses, dissertações, entre outros textos na internet.

Conforme Fonseca (2002), a pesquisa bibliográfica é realizada,

 

A partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. (FONSECA, 2002, p. 32).

 

Para realizar a pesquisa bibliográfica foram necessários seguir alguns passos, como definir o tema que será pesquisado, a fim de evitar que a pesquisa se torne muito ampla e difícil de ser concluída, selecionando as fontes de informação mais relevantes e confiáveis para o tema em questão. As fontes podem ser encontradas em bibliotecas, bases de dados on-line, sites especializados e outros.

Conforme entende-se em Lakatos e Marconi (2003), onde afirma que a pesquisa bibliográfica não é uma mera repetição do que já foi mencionado ou escrito sobre certo determinado assunto, mas sim um destaque importante de informações que possibilitam um novo enfoque ou abordagem, chegando a conclusões inovadoras do que se pesquisa, para que se possa concluir em novas informações que serão aproveitadas para criar novas atitudes de pensar.

Nesse sentido, Marconi e Lakatos (1999) diz que:

 

O problema deve ser levantado, formulado, de preferência em forma interrogativa e delimitado com indicações das variáveis que intervêm no estudo de possíveis relações entre si. É um processo contínuo de pensar reflexivo, conforme formulação requer conhecimentos prévios do assunto (materiais informativos), ao lado de uma imaginação criadora (MARCONI; LAKATOS, 1999, p. 28).

 

Após analisar esses aspectos, foram necessários ler com atenção as fontes selecionadas e analisar criticamente as informações obtidas, verificando a validade e a relevância das mesmas para o tema em questão, registrando todas as informações obtidas durante a pesquisa, a fim de facilitar a organização e a análise posterior, sintetizando as informações obtidas, a fim de elaborar um trabalho coeso e consistente, e por fim elaborar as referências bibliográficas das fontes utilizadas, seguindo as normas de citação e referência estabelecidas.

 

3 OS JOGOS E DINÂMICAS DA LÍNGUA INGLESA COMO ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

 

Este trabalho tem enfoque na língua inglesa, em especial, o ensino e prática através de jogos e dinâmicas, visto que se trata de um processo educacional no qual o aluno tem seus passos cada vez mais desafiador nesse componente curricular, o que caracteriza sua vivência com fala, escuta e escrita a contribuir nos processos de diálogos e socialização.

O ensino de língua inglesa no Brasil é gerido por diversas instâncias em um modelo altamente descentralizado. As principais instâncias decisórias que estabelecem as normas para a Educação Básica brasileira são a esfera federal, através da Constituição Federal (1988), da Lei de Diretrizes e Bases (1996), e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2018). Já nas demais esferas estaduais e nos municipais, são regidas por meio das diretrizes das secretarias de Educação estaduais e municipais.

Sendo assim, a Base Nacional Comum Curricular (2017) propõe unidades temáticas, que são correlacionadas para orientar a formulação de habilidades da língua inglesa a serem desenvolvidas ao longo do ensino fundamental, buscando que seu currículo possa propiciar uma formação humana integral e desenvolvendo a construção coletiva em uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Sacristán (2013) assevera que:

 

O currículo e sua implementação têm condicionado nossas praticas educativas. Portanto, ele é um componente formado da realidade do sistema educacional no qual vivemos; poderíamos dizer que o currículo dá forma a educação. Contudo, as práticas dominantes em determinado momento também condicionam o currículo; ou seja, ele é ao mesmo tempo instituído por meio da realização das práticas (SACRISTÁN, 2013, p.5).

 

Nesse contexto, verifica-se que o autor defende um currículo para todos, sendo universal com formas e ideias para melhor entender o componente curricular. No entanto, a língua inglesa não deixa de ser de cunho didático lúdico e assim como uma forma diferenciada para seus conhecimentos que devem ser adquiridos pelos estudantes, pois a língua inglesa deve ser também didática e o uso da prática lúdica é fundamental. Isso significa que a maneira como a língua inglesa é ensinada deve ser clara, acessível e eficaz para os alunos. Quando a língua inglesa é ensinada de forma didática e com prática lúdica, os alunos podem entender os conceitos e aplicá-los em situações do mundo real.

Ao tornar a língua inglesa mais didática, os alunos podem sentir-se mais motivados e confiantes em suas habilidades da língua. Isso pode levar a um maior interesse em disciplinas relacionadas ao uso da língua estrangeira, bem como a uma melhor compreensão de conceitos das escritas mais complexas.

Nesse sentido, Paiva, (1997) defende que o professor ideal deve ter “além de consciência política, bom domínio do idioma (oral e escrito) e sólida formação pedagógica com aprofundamento em linguística aplicada.” (PAIVA, 1997, p. 01). Considerando isso como adaptação e a organização pertencentes à natureza do ser humano e que organiza suas experiências vividas, dentro do processo de aprendizagem que envolve a construção de conhecimento por meio da interação com o ambiente. Na sua teoria, a língua inglesa é vista como uma das áreas em que a criança constrói seu conhecimento sobre o mundo nos processos interdependentes.

Conforme enfatiza Piaget (1976),

 

[...] todo esquema de assimilação é obrigado a se acomodar aos elementos que assimila, isto é, a se modificar em função de suas particularidades, mas, ainda com isso, não perde sua continuidade (e, portanto, seu fechamento enquanto ciclo de processos interdependentes), nem seus poderes anteriores de assimilação. (PIAGET, 1976, p. 14).

 

De tal modo, o autor ressalta que a aprendizagem não é um conjunto de regras a serem memorizadas, mas um processo de construção de conhecimento que ocorre gradualmente ao longo do desenvolvimento cognitivo através da assimilação. Ele argumentava que os alunos deveriam ser incentivados a explorar e descobrir conceitos dinâmicos (neste caso, lúdicos) por si mesmos, em vez de serem apenas ensinados a seguir regras pré-estabelecidas no uso da nova língua.

Também é preciso entender que o aluno não ocupa somente um espaço geográfico, ele possui uma interação dentro desses espaços sociais e culturais, que proporcionaram o desenvolvimento sócio e interativo presentes na construção de uma personalidade a qual é proporcionada diante da relação que se tem com espaço ao seu redor, espaço esse que envolve universo de formas matemáticas que proporcionam estratégias para o aprendizado nessa área.

 

3.1 Aquisição da aprendizagem dos alunos com uma nova língua estrangeira através de jogos

 

A aquisição de uma nova língua estrangeira é um desafio significativo na educação, especialmente no contexto da educação básica. Neste cenário, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017 enfatiza a importância de métodos pedagógicos que promovam uma aprendizagem significativa e contextualizada. Uma das abordagens mais eficazes é o uso de jogos, que não apenas tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico e envolvente, mas também facilitam a socialização e a interação entre os alunos.

Os jogos, ao integrarem elementos lúdicos e interativos, oferecem um ambiente onde as crianças podem praticar e vivenciar a nova língua de forma natural e espontânea. Por meio das atividades lúdicas, os alunos têm a oportunidade de se expressar, experimentar e consolidar conhecimentos, enquanto interagem com seus colegas e o ambiente ao redor. Essa prática é fundamental para a construção de um repertório linguístico rico e diversificado, uma vez que a linguagem se desenvolve em contextos sociais e culturais.

Conforme proposto nos eixos estruturantes pela Base Nacional Comum Curricular (2017), os jogos e suas interações são ações determinantes na aquisição de aprendizagens na educação, pois é brincando e interagindo que acontece a socialização em sua volta, ou até mesmo com objetos e com natureza que elas começam a construir seus conhecimentos a partir do convívio diário e nas relações com seus colegas de sala e da própria escola.

Importante destacar que essa interação com jogos no dia a dia são elementos fundamentais para que a concretização da aprendizagem e os desenvolvimentos intelectuais dos alunos se aprimorarem, pois é através deles que os estudantes acabam colocando em prática suas capacidades e estabelecem um melhor contato com seu campo de conhecimento na matemática.

Através dos jogos com para a língua estrangeira se torna fundamental para aluno desenvolver várias maneiras de trabalhar os conteúdos, razões pelas quais a escola aprimora o desenvolvimento do aluno, e é fundamental que a escola inclua no seu projeto politico pedagógico a inclusão de estratégicas lúdicas visando a construção social e intelectual de seu estudante. Seja qual for a idade, a série e o meio que ele esteja inserido, a escola tem uma função relevante na aquisição do processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos.

Logo, o ensino da língua inglesa tem sua importância, pois é nela que se começa a desenvolver seus primeiros passos na sua vida financeira, e esse momento, não pode deixar de ser proporcionado as mais variadas capacidades, pois o aluno irá conhecer seus caminhos no contato com as palavras e formação educacional na fala e na escrita, e a língua inglesa tem essa seriedade para que o aluno se familiarize com seus aspectos sociais, morais, intelectuais e educacionais que irão se desenvolver dentro do universo da língua estrangeira e fora do ambiente escolar, concretizando o papel social que a escola desenvolve com seus alunos para aplicabilidade na vida em sociedade. Conforme destaca Kishimoto (2009):

 

A utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros bem como a sistematização de conceitos em outras situações que não jogos. (KISHIMOTO, 2009, p. 37).

 

Sendo assim, o autor enfatiza que a língua estrangeira pode fazer parte da vida de qualquer cidadão, na exploração e construção, como também está na natureza humana e isso cotidianamente é concebido como relevante na vida de qualquer pessoa. No entanto, a língua inglesa tem sua característica por ser de interesse de todos, afinal, os todos os filmes disponíveis estão presentes a linguagem estrangeira.

Assim, a língua inglesa está presente de muitas maneiras em nosso dia a dia, como por exemplo em palavras simples em qualquer objeto até textos mais complexos, como manuais de instruções. Outros exemplos mais claros dessa presença podem ser observados ao fazer compras em algum mercado virtual, onde frequentemente nos deparamos com termos e descrições em inglês. Desde os nomes dos produtos e marcas das compras, até mesmo nas especificações técnicas dos produtos, muito comum encontrar a língua inglesa permeando nossas interações diárias, destacando sua importância como uma língua é indispensável no para o conhecimento.

Quando se tem viagens, necessitamos de pelo menos um conhecimento da língua, como tempo, cumprimentos, informações básicas e diálogos necessários para uma boa adaptação. A presença da língua inglesa em nosso dia a dia no exterior é constante e a todo momento, tornando-se uma ferramenta fundamental e poderosa que ajudar a entender e resolver problemas em muitas áreas da vida.

Dessa forma, a língua inglesa começou a ter uma amplitude bem significativa no campo educacional, sendo sua importância muito além da ideia antiga de conhecer a escrita, passando a ser um componente curricular na construção intelectual dos alunos, e essa ideia tem sida muita apreciada pelas instituições e sistemas de ensino, que de fato buscam alternativas e melhorias que para que cada vez mais a qualidade de educação aos alunos seja alcançada.

Assim, a língua inglesa vem cada dia na busca de melhor evoluir, mas ainda é preciso que todos possam buscar sempre alternativas para essas melhorias, já que é nesse componente curricular o início de sua vida em língua estrangeira, onde os alunos desde cedo já desenvolve aquisição de suas primeiras aprendizagens com as escritas e alguns diálogos, e isso deve ser considerado como algo a ser prioritariamente compreendido no meio docente, onde cada profissional é responsável por proporcionar que esta etapa seja realmente o pontapé para a construção do conhecimento de seus alunos.

Sendo assim, a presença da criança nos jogos na língua inglesa, dentro do ambiente escolar poderá trazer melhores benefícios para o desenvolvimento intelectual, pois nesse momento, o aluno não desenvolve apenas os fatores que são propícios para agregar conhecimento, mas fatores como a curiosidade e o interesse na liberdade dentro das brincadeiras proporcionados através dos planejamentos feitos para a atingir o objetivo principal que é o conhecimento dos alunos.

É preciso então aproveitar todos recursos para que se possam construir estes momentos com os alunos no seu aspecto educacional, entendendo que essa é uma oportunidade de introduzir os conteúdos que eles, alunos, terão em toda sua vida escolar, isso sabendo que toda criança tem o seu próprio potencial de construir esse conhecimento, bastando apenas ter um minucioso planejamento e oferecer isso de maneira pedagógica e dinâmica.

 

3.2 A construção de estratégias através de jogos na língua inglesa

 

O ensino da língua inglesa pode ser promovido de maneira simplificada, divertida e envolvente se for utilizada através de estratégias que envolvam o uso de jogos e dinâmicas nos seus conteúdos deste componente curricular. Considerando ainda, que a utilização dessa ferramenta promove habilidades para melhor desenvolver o dialogo nas aplicabilidades da escrita e capacidades das interações formais.

Além disso, ajudam os alunos a desenvolver uma atitude positiva em relação à língua inglesa, tornando-a menos intimidante e mais acessível. Isso é particularmente importante para alunos que têm dificuldades com uma língua estrangeira ou que acham a disciplina entediante e de difícil compreensão.

O envolvimento do ensino da língua inglesa através dos jogos como forma de estimular o aprendizado dos educandos, contribui para o fortalecimento de sua habilidade intelectual, promovendo que o aluno adquira a capacidade de agregar seu raciocino linguístico e promoção de pensamento crítico.  

E a utilização de jogos como estratégia de ensino poderá ser uma maneira prática e educativa de aprender a língua inglesa, sua interação com os conteúdos propostos no currículo interagem com mais eficiência na melhorar da aprendizagem e a utilização desses jogos promovem o ensino de forma divertida que envolve e contribui para manter o interesse e o foco dos alunos nas atividades, aumentando a motivação e o interesse dos educandos pelo inglês.

Os jogos também podem ser usados como uma forma de prática e revisão de habilidades da língua estrangeira, permitindo que os estudantes pratiquem a resolução de problemas e a tomada de decisões em um ambiente divertido e interativo. Eles também podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade associados à aprendizagem com a língua, tornando o processo de aprendizagem mais agradável e menos intimidador.

Sua utilização na prática oferece oportunidades para que os alunos participem de maneira a utilizar agilidades da nova língua de maneira prática e interativa, experimentando diferentes conceitos que visam buscar novas habilidades desconsiderando o receio de cometer erro na escrita ou mesmo na fala.

Os jogos e dinâmicas são uma ferramenta valiosa para a aprendizagem da língua estrangeira, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades importantes de resolução de problemas, pensamento crítico e estratégia, enquanto se divertem e se envolvam em atividades lúdicas.

Promovem desafios que normalmente abrangem elementos que estimulam os discentes a pensar criticamente e a busca de descobrir soluções nos diálogos e textos, contribui para ampliar as aptidões da escrita e facilidade na busca da melhor forma de descobrir uma resposta.

Dessa forma, usar os jogos e dinâmicas possibilita uma formidável interação e se torna mais eficaz a motivação dos alunos para ensinar a língua inglesa, tornando o aprendizado mais divertido, envolvente e ativo, ajudando a desenvolver agilidades importantes para a vida, levando o estudante a adquirir desenvolvimento cognitivo mais avançado, incluindo habilidades como a leitura e escrita, descobertas de textos e pensamento crítico.

A Base Nacional Comum Curricular (2017) tem como seu principal objetivo proporcionar as escolas públicas e privadas a construção ou a reelaboração de suas propostas pedagógicas que melhor oportunize as aprendizagens essências dos alunos, transformando a educação brasileira na medida em que todos os estudantes adquiram as mesmas aprendizagens, já que a educação é um direito de todos, envolvida nas habilidades básicas que necessitam ser proporcionadas nas instituições de ensino, com o intuito de melhor promover a educação.

Sendo assim, o ensino da língua inglesa de forma lúdica faz com que os alunos sejam cada vez mais desafiados, no bom sentido, ao convívio escolar nas situações que envolvem a língua inglesa, através de ações, com no caso dos jogos e dinâmicas, em que os alunos possam desenvolver suas habilidades cognitivas, utilizando o lúdico através de jogos e brincadeiras, práticas essas, que fazem com que suas capacidades intelectuais se desenvolvam de forma natural, isso proporciona ao docente a eficácia no processo de aquisição do conhecimentos dos alunos.

Conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases (1996), estabelece que a língua estrangeira é um componente curricular nas todas etapas da educação básica, que incluem seus conteúdos no ensino fundamental e no ensino médio, desafiando os educandos ao pensamento crítico e a discorrer de forma sistemática e estruturada, na busca de um aprendizado que visa identificar e definir dificuldades e a explorar várias soluções possíveis.

De acordo com a referida Lei, a língua inglesa deve ser ensinada de forma a desenvolver o potencial escrito e linguístico do aluno, a capacidade de ler e escrever a compreensão da língua. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) institui que o ensino da língua estrangeira deve ser integrado a outros componentes curriculares, de forma a desenvolver a multidisciplinaridade e a contextualização de seus conteúdos.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) também constitui que o ensino da língua inglesa deve levar em conta as diferenças individuais dos alunos, suas capacidades e limitações, e que os professores devem buscar formas de tornar o ensino da língua inglesa mais interessante e motivador para os alunos.

Cabe destacar que a língua inglesa traz um papel fundamental, onde habilitar o aluno ao convívio escolar com os jogos, e posteriormente ao ingresso no ensino posterior, levará aquisição de conhecimentos e habilidades que estarão presente em toda sua vida escolar, compreendidas como necessárias para adaptação em diferentes meios no âmbito educacional.

A atuação do docente é um fator fundamental na construção desses jogos como forma de aprendizagem, já que a condução que é desenvolvida pelo professor poderá caracterizar uma construção significativa que diz respeito àquilo que os alunos necessitam aprender, fazendo com que nesse momento de oferecimento da aprendizagem seja assimilado.

Conforme destaca Luna (2008),

 

(...) quando o sujeito se sente desafiado pela perturbação (no jogo, por exemplo, quando se vê diante de uma situação-problema) e tem como valor superá-la, ele age com disciplina (atenção, concentração, persistência, respeito) com o intuito de vencer. Nesta perspectiva o sujeito reage à perturbação, com disciplina, visando a reequilibração do seu sistema. (LUNA, 2008, p.57).

 

Dessa forma, é preciso construir jogos com habilidades dinâmicas para desenvolver a construção pedagógica que facilite a atuação do docente em proporcionar momentos para que as aprendizagens de seus alunos sejam atingidas, e de maneira que essas ações pedagógicas que deverão ser oferecidas no ensino da língua inglesa e despertem interesse dos alunos em querer realizar as atividades propostas.

É exatamente na dinâmica de usar os jogos que se deve destacar a importância para obtenção no despertar de ambiente que vão proporcionar as aquisições na educação, exercitando todas as práticas necessárias e fundamentais para que os alunos consigam desenvolver as habilidades, o que estabelece as teorias e práticas que previstas teoricamente dentro da matemática.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) mencionam que:

 

(...) A maioria das propostas situam-se na abordagem comunicativa de ensino de línguas, mas os exercícios propostos, em geral, exploram pontos ou estruturas gramaticais descontextualizados. A concepção de avaliação, no entanto, contempla aspectos formativos que parecem adequados. Todas as propostas apontam para as circunstâncias difíceis em que se dá o ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira: falta de materiais adequados, classes excessivamente numerosas, número reduzido de aulas por semana, tempo insuficiente dedicado à matéria no currículo e ausência de ações formativas contínuas junto ao corpo docente. (BRASIL, 1998, p. 23).

 

O domínio das competências a serem consideradas sugerem que a dinâmica pedagogia seja bem planejada e fazer o uso de jogos e dinâmicas podem ajudar os alunos a aprender mais rapidamente e de forma mais ativa, utilizando formas divertidas e envolventes de aprender, o que pode aumentar a motivação dos alunos para aprender e engajá-los mais com os conteúdos, pois muitos jogos fornecem “feedback” imediato sobre o desempenho dos alunos, permitindo que eles aprendam com seus erros e ajustem sua abordagem em tempo real.

Os jogos e dinâmicas podem ajudar a contextualizar os conceitos linguísticos, tornando-os mais relevantes e significativos para os alunos, exigem que eles desenvolvam habilidades cognitivas, como raciocínio, pensamento crítico e resolução de situações, o que pode ajudá-los a aprender mais rapidamente e a transferir essas habilidades para outras línguas.

No entanto, é importante compreender que nem todos os alunos aprendem da mesma maneira e que o uso de jogos e dinâmicas podem não ser eficaz para todos. Alguns alunos podem se beneficiar mais com outras abordagens, como aulas expositivas ou atividades práticas. Além disso, os jogos devem ser cuidadosamente selecionados e planejados para garantir que estejam alinhados com os objetivos de aprendizado e que sejam adequados para o nível e as habilidades dos alunos.

É dessa maneira que a Base Nacional Comum Curricular (2017) enfatiza que:

 

Ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação (BRASIL, 2017, p. 36).

 

É importante conhecer as teorias, porém, é preciso aplicar de maneira que se consiga modificar não somente o que se espera ao trabalhar na educação com os alunos, mas conseguir a construção de um potencial de aprendizagem em que cada aluno consiga desenvolver suas habilidades conforme sua capacidade naquele momento. É preciso entender que cada aluno desenvolve seu aspecto cognitivo de maneira peculiar, aspecto que geralmente são agregados pelo convívio no meio em que se encontra.

É nesse pressuposto que professor precisa buscar alternativas para melhorar os resultados negativos que alguns alunos apresentam no cotidiano escolar, especificamente na dificuldade de aprender assuntos relacionados à língua estrangeira, influenciando assim na melhora e na construção do conhecimento que se busca alcançar no ensinamento da língua inglesa durante sua vida escolar.

Promover um aluno com conhecimentos linguísticos estrangeiros é importante para a sociedade em diversas maneiras, já que ele terá soluções para resolver situações complexas em diversas formas de comunicação, tanto oral como escrita.

Os Paramentos Curriculares Nacionais (1998) apresentam os jogos como uma forma de propor problemas:

 

Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. Propiciam a simulação de situações-problema que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações. (BRASIL, 1998, p.46).

 

Desse modo, destacam-se a importância dos jogos e dinâmicas como alternativa didática na busca para tornar o ensino da língua inglesa mais lúdica e envolvente para que os alunos possam melhor compreender e fixar o conteúdo ensinado. Sendo que os jogos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais buscam desenvolver as habilidades necessárias para as competências que a língua inglesa possui. Além disso, os jogos podem ser utilizados para motivar os alunos a aprenderem o inglês e para tornar o ensino mais significativo e prático.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) apresentam vários exemplos de jogos e dinâmicas que podem ser utilizados em sala de aula, tais como jogos simples envolvendo a familiaridade da língua (leitura, escrita, escuta e fala) até jogos de estratégia (como brincadeiras e dinâmicas). A variedades desses jogos promovidas pelo professor podem ser apresentados como recursos didáticos adaptados nas diferentes etapas de ensino e diferentes conteúdos da língua, o que torna o ensino da língua inglesa mais ativa e atraente para os alunos.

Diante disso, é fundamental compreender que a educação é base para construção de caráter e personalidade de cada pessoa para seu convívio em sociedade, e que a língua estrangeira é peça fundamental no início dessa construção, o que resulta na sua importância para formação educacional de cada cidadão.

Os Paramentos Curriculares Nacionais (1998) enfatizam que o ensino da leitura como prioridade em relação às outras habilidades linguísticas devido à sua importância para o aprimoramento social e cultural do aprendiz:

 

(...) considerar o desenvolvimento de habilidades orais como central no ensino de Língua Estrangeira no Brasil não leva em conta o critério de relevância social para a sua aprendizagem. (...) o uso de uma língua estrangeira parece estar, em geral, mais vinculado à leitura de literatura técnica ou de lazer. Note-se também que os únicos exames formais em Língua Estrangeira (vestibular e admissão a cursos de pós-graduação) requerem o domínio da habilidade de leitura. Portanto, a leitura atende, por um lado, às necessidades da educação formal, e, por outro, é a habilidade que o aluno pode usar em seu contexto social imediato. Além disso, a aprendizagem de leitura em Língua Estrangeira pode ajudar o desenvolvimento integral do letramento do aluno. A leitura tem função primordial na escola e aprender a ler em outra língua pode colaborar no desempenho do aluno como leitor em sua língua materna. (PCNs, 1998, p. 20).

 

 

É preciso que a língua inglesa proponha cuidar e educar na consistência e na compreensão dos valores e no tempo que o estudante está presente no meio escolar, proporcionando cuidados aos ambientes que estimulem a curiosidade para sua autonomia. Mas importante do aprender uma língua é também fazer com que a ação pedagógica esteja entrelaçada na maneira de interagir com consciência responsabilidade com os demais a sua volta, estabelecendo assim uma visão integrada para que se possa ter o respeito, empatia, dignidade e a diversidade nos mais variados ambientes que cada aluno possa estar.

Usar a língua inglesa através de jogos e dinâmicas são estratégias valiosa para o ensino e a aprendizagem dos alunos, o que permite desenvolver desenvolturas importantes não somente nas situações de leitura e escrita, mas também no pensamento e construção intelectuais, isso considerando que enquanto se divertem e se envolvem em uma atividade lúdica, estarão aprendendo a língua inglesa de maneira criativa e permanente.

 

Considerações Finais

 

A partir do desenvolvimento deste estudo, é possível considerar que o ensino da língua inglesa, ao ser abordado de forma lúdica, não apenas facilita a aquisição de habilidades linguísticas, mas também prepara os alunos para interações cotidianas em um mundo cada vez mais globalizado. O domínio do inglês se torna um recurso valioso, permitindo que os alunos se comuniquem efetivamente em diversas situações, tanto pessoais quanto profissionais. Assim, o desenvolvimento de competências linguísticas é um investimento não apenas no presente, mas também no futuro dos alunos, que se tornam cidadãos mais preparados para os desafios da sociedade contemporânea.

Logo, envolver estratégias e didáticas através de importância dos jogos lúdicos na construção do conhecimento da língua inglesa como aquisição do conhecimento do inglês é de grande importância para a qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos, visto que os jogos fazem parte do cotidiano dos alunos e desperta o interesse nessa metodologia apresentada.

Sendo assim, o destaque que os jogos e dinâmicas contribuem na construção do crescimento intelectual e linguísticos dos alunos oportunizam uma melhor forma de estudar, pois a ludicidade no aprendizado no uso da língua promove novas formas de aprender o componente curricular, usando a criatividade proporcionada pelas dinâmicas incluídas no planejamento escolar, visando aperfeiçoar as aprendizagens dos alunos, enfatizadas na ludicidade que se envolve na língua inglesa de maneira prática de se relacionar com os conhecimentos propostos.

Nesse contexto, os jogos e as dinâmicas não apenas servem aos interesses das crianças como também aos dos adolescentes e qualquer estudante da língua estrangeira, ultrapassando as barreiras que, com o avanço da idade, são impostas ao brincar, constituindo um poderoso instrumento de conhecimento que não se encontra circunscrito apenas a sujeitos que apresentam dificuldades, antes, vem colaborar para o desenvolvimento e a aprendizagem de maneira geral de sujeitos de diferentes idades e diferentes níveis evolutivos (BRENELLI, 2001, p.185).

Portanto, embora as dificuldades que a língua estrangeira possua através de seus conteúdos complexos, todos devem estar empenhados na construção para uma melhor aprendizagem dos alunos, proporcionando estratégias com objetivos pelos quais os jogos e dinâmicas sejam constantemente desenvolvidos para melhor aplicar o ensino aos estudantes, o que visa oferecer um aluno consciente e disposto a somar com a sociedade que se encontra, ajudando a entender que os conceitos linguísticos são valiosos em diversas áreas da vida e podem contribuir para um aluno se tornar um estudante eficaz no ambiente e escolar, bem como na sua vida em sociedade.

 

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