A IMPORTÂNCIA DO SETOR DE CELULOSE E PAPEL NAS ÁREAS SOCIAIS E ECONÔMICAS NO BRASIL
Por Rafael Andrade Costa | 15/01/2018 | TecnologiaA arte de fazer papel é muito antiga, vem desde o ano 105 d.C. na China, onde era produzido a partir de restos de fibras, cascas de coco, trapos de pano e materiais diversos.
Durante séculos o papel continuou a ser produzido de maneira artesanal, ainda sob domínio dos Chineses, apenas com a invasão ocorrida na China é que o segredo e técnica de produção ganhou o mundo; posteriormente com a disseminação do conhecimento, foi possível o desenvolvimento de técnicas modernas e implantação de máquinas proporcionando uma produção em grande escala.
Segundo historiadores, este feito só viria a acontecer por volta do ano 1799 na França, seguida pela Inglaterra onde os irmãos Fourdriner criariam as primeiras máquinas produtoras de papel.
Em terras brasileiras, o papel só iniciaria sua história por volta do ano 1809, na cidade do Rio de Janeiro, onde foram instaladas as primeiras máquinas.
Em 1904, iniciou-se a introdução do eucalipto no Brasil, ainda com objetivo de atender a demanda por lenha, postes e dormentes para estradas de ferro. Apenas por volta de 1950 é que o plantio passou atender as fábricas de papel, neste período as tecnologias de produção ganharam fortes aliados em modernos equipamentos e técnicas de plantio de mudas de árvores geneticamente selecionadas para produção de papel.
Tecnicamente o que chamamos de papel nada mais é que uma,“substância constituída por elementos fibrosos de origem vegetal, os quais formam uma pasta que se faz secar sob a forma de folhas delgadas, para diversos fins: escrever, imprimir, embrulhar etc”, segundo o dicionário Michaelis Online.
Porém, sabemos que o papel é muito mais que uma simples definição literária, ele possui uma extraordinária função de armazenar a história, conhecimentos e tudo aquilo que a imaginação humana for capaz de criar, desenvolver e encantar.
Desta forma, o papel vem cumprindo sua função desde seu surgimento há mais de1900 anos.
No Brasil, a produção de celulose, matéria-prima fundamental na fabricação de papel, é uma atividade econômica admirável, visto que, segundo a BRACELPA (Associação Brasileira de Celulose e Papel), o Brasil ocupa o 4° lugar no ranking mundial em produção de celulose, ficando atrás apenas de países como EUA, China e Canadá.