A importância do pré e pós-operatório na cirurgia plástica
Por Anne Oliveira | 26/06/2012 | SaúdeAo se pensar em fazer uma cirurgia plástica é preciso estar consciente dos procedimentos de pré e pós-operatório. Antes e depois da cirurgia, será necessário o trabalho da fisioterapeuta dermato-funcional para o bom resultado da operação.
Um dos tratamentos mais indicados tanto no pré como no pós-operatório é a drenagem linfática manual, pois ela irá ajudar a desintoxicar o organismo, facilita a remoção do sangue, descongestiona vasos e tecidos, melhora o aspecto da pele, reforça a capacidade de auto-defesa do organismo, acelera o metabolismo para a eliminação dos radicais livres e hidrata o tecido para a cirugia, reduz o edema e os hematomas consequentes da cirurgia.
O pós-operatório deve ser iniciado imediatamente para a prevenção de maiores complicações como fibrose, edema, retração cicatricial, lipoma, seroma, enfisema cutâneo, perda da sensibilidade e aderência tecidual e cicatricial.
Outras técnicas também são usadas para um melhor resultado de acordo com a avaliação fisioterapêutica e indicação médica. Alguns exemplos são o Manthus, Heccus, vácuo ou endermologia. Por isso, é de suma importância, seguir as recomendações médicas, pois isso contribuirá para o resultado final.
Clinica de Estetica Pulse
Dra. Priscila Belmont
Crefito 2: 150102-F
Fisioterapeuta Dermato Funcional