A importância do plano de negócio para estéticas
Por Claudia Pinheiro dos Passos | 03/07/2012 | Adm
A importância do Plano de Negócio para Estéticas
A atual situação econômica do país vem proporcionando oportunidades de crescimento do número de novas empresas serem constituídas. O aumento do poder aquisitivo da população, o qual possibilita o crescimento da classe média e impulsiona o consumo de bens e serviços pelas classes C e D, compõe um cenário favorável para que novos empresários entrem no mercado a fim de oferecer a esta nova classe de consumidores serviços especializados de toda a ordem.
Em muitas situações, estes novos empresários constituem seu negócio por conta das oportunidades de mercado e do consumo elevado que supostamente lhe garantiriam ganhos e remuneração por seu trabalho e capital investido. Muitos constituem negócios valendo-se de suas próprias habilidades na prestação de serviços requisitados pela população. Um exemplo de prestação de serviço que está em ascensão, tanto pela sua demanda quanto pela sua oferta de estabelecimentos (novos empreendimentos/empresas) é a do Ramo da Estética.
Este tipo de negócio, assim como muitos outros, normalmente é constituído sem nenhum planejamento. Sua continuidade e sucesso são aleatórios e sem consistência, tornando-o frágil, sem controle e com incertas perspectivas de futuro. Elaborar um plano de negócio é fundamental para que se possa, antecipadamente, conhecer as dificuldades e as oportunidades a serem enfrentadas ao longo da constituição e execução do empreendimento.
Ter clara a capacidade de geração de receitas bem como domínio dos custos e despesas é fundamental. Ao elaborar um plano de negócio (orçamento), depara-se com estes dados que, quando organizados de forma técnica, permitem transformar estes dados em informações valiosas para a tomada de decisões quanto à implantação, à manutenção e ao crescimento do negócio.