A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO

Por João Vitor Mariano | 13/12/2009 | Religião

A prática do perdão mútuo é uma exigência irrecusável na vida da comunidade cristã. Não dá pra viver em comunidade quando se cultiva no coração o ódio e o rancor ou se nutre o desejo de vingança. Todos nós sabemos que por melhores que sejam as intenções dos membros de uma comunidade, ninguém está isento de ferir o próximo e ver as relações estremecidas. É nessas horas que precisamos ter a grandeza de coração para perdoar ou humildade suficiente para receber o perdão.

Sempre que alguém precisar ser perdoado, o perdão lhe deve ser oferecido. Perdão não pode ter limites. É o que nos ensina Jesus na resposta dada a Pedro ao lhe exigir perdoar "setenta vezes sete" (MT. 18,22). O perdão consiste numa imitação do modo divino de proceder: o cristão perdoa porque se reconhece perdoado por Deus. Só quem reconhece que o Pai fecha os olhos para suas muitas ofensas será capaz de fechar os olhos para as ofensas recebidas.

Sem paciência para com o semelhante, perdoar se torna muito difícil. Pessoas intransigentes terão dificuldades para perdoar. Por isso é preciso pedir insistentemente a Deus que nos ensine a perdoar de todo coração, com sinceridade e sem guardar rancor. Jesus, pendente da cruz, vítima da injustiça e da maldade humana, suplicou o perdão para os seus algozes.

A construção de um mundo novo, alicerçado na fraternidade, igualdade e liberdade, só será possível se cultivarmos a prática do perdão. Sem perdão nossas ações se tornam vazias e nossas construções desabam porque Deus não se faz presente onde reina o ódio e o sentimento de vingança.

Aprender a perdoar é o grande desafio do cristão. Pode ser difícil, mas não é impossível. Porém só consegue perdoar, aquele que tem consciência das próprias limitações e fraquezas. Somos todos frágeis e, por mais que estejamos em comunhão com Deus, cometemos erros e necessitamos do perdão de Deus e dos irmãos. Mas não podemos nos esquecer de que Deus perdoa nossos pecados na mesma proporção que nós perdoamos aqueles que nos ofende. É por isso que rezamos na oração do Pai-Nosso: "perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido".

Perdoar é um gesto de grandeza. Aceitar o perdão é um gesto de humildade. Quem perdoa é feliz.

JOÃO VITOR MARIANO

Uraí – Paraná