A IMPORTÂNCIA DO OLHAR PSICOPEDAGÓGICO NA LUDICIDADE...

Por juliana aparecida dos santos | 21/12/2016 | Educação

A IMPORTÂNCIA DO OLHAR PSICOPEDAGÓGICO NA LUDICIDADE PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA 

Santos, Juliana Aparecida dos[1]

RESUMO

Este artigo tem por objetivo explanar conteúdos condizentes ao olhar psicopedagógico na educação infantil I, com o tema: A importância do olhar psicopedagógico da ludicidade para o bom desenvolvimento da criança, pois sabemos que o corpo é o primeiro meio simbólico percebido pela criança. É com o seu corpo que ela vai se movimentar, conhecer e se relacionar com o mundo. Neste trabalho encontra se o relato de como a ludicidade é muito importante na educação infantil e não é um mero passa tempo. Percebemos que para nós, veio somente a acrescentar e enriquecer a nossa bagagem acadêmica com este artigo, onde tivemos muitas experiências novas, que muitas vezes pensávamos que a brincadeira era simplesmente uma brincadeira e não havia tanta importância para as crianças. A partir desta afirmativa, elaborou-se este artigo com a proposta de trabalhar com as crianças da pré-escola, tendo uma ligação muito ampla coma as necessidades e interesses destas, que buscam sempre coisas novas. 

Palavras Chave: Psicopedagogia. Lúdico. Importância. Criança.

INTRODUÇÃO 

Falar sobre jogos e brincadeiras lúdicas na Educação Infantil é um desafio significativo, uma vez que se está buscando meios mais qualitativos para viabilizar uma proposta de aprendizagem que cative e que respeite a criança, e garanta - lhe condições necessárias de se desenvolver fisicamente, mentalmente e socialmente equilibradas.

Graças aos jogos e brincadeiras, a criança, tornando-se menos objetiva, se relaciona mais com seu exterior, o que facilita e seu total desenvolvimento, ou seja, de seus aspectos cognitivos, motores e afetivos incluindo a importância da totalidade do ser humano.

A educação como um todo não deixa dúvida da sua importância para a pessoa na sua individualidade, na família, na sociedade, no país e no mundo.

No processo educacional, cabe ressaltar a primazia da Educação Infantil que se bem qualificada é elemento desencadeador do desenvolvimento da criança, da construção de conhecimentos e base para aprendizagens subsequentes. Mal realizada, pode criar bloqueios, deixar marcas comprometedoras no processo cognitivo do indivíduo com reflexos na sua condição de cidadão.

Muitos estudos entre a psicopedagogia afirmam que a criança se desenvolve, no sentido de aprender, a partir do momento e que ela cria seu mundo mágico, seu universo de fantasia, seu faz – de – conta. E a partir dos jogos e brincadeiras lúdicas que as crianças começam a estabelecer normas, regras e padrões sociais. Na prática alguns educadores se preocupam essencialmente em garantir apenas o cumprimento dos componentes curriculares, fato que transforma o processo de aprendizagem em tanto quanto ameaçador e acaba por limitar a criatividade da criança, assim, esquecem-se de que a criança traz ao nascer, no processo interativo com as condições oferecida pelo meio ambiente, irão encaminhar o seu grau de desenvolvimento, sua maneira de sentir, pensar e agir.

Condições estas que implicam, dentre outras, da atenção dispensada a ela, de seu estado de saúde, de sua alimentação. Conciliando as condições necessárias do meio que exercem uma importância muito grande no intelectual da criança.

Assim, a Educação Infantil é uma etapa do desenvolvimento da criança, pois é o alicerce psico-social da vida do ser humano.

O OLHAR  PSICOPEDAGÓGICO

Este artigo procurou retratar o olhar psicopedagógico sobre a importância das brincadeiras para o bom desenvolvimento da criança.

Sabendo-se que o lúdico é de suma importância para o ensino-aprendizagem e que é necessário que seja utilizado no cotidiano de todas as crianças para que se desenvolvam todas as coordenações necessárias ao crescimento físico e intelectual, também sendo de caráter social e cultural.

Segundo Poppovic (1968), “a prontidão para alfabetização significa ter um nível suficiente sob determinados aspectos para iniciar o processo da função simbólica que a leitura e a sua transposição gráfica que é a escrita” (Assunção José & Coelho, 1982, p. 5)

A principal característica é valorizar o lúdico fundamentando-se através de obras de educadores e estudiosos da educação e na minha vivência como educadora que estou me formando, sabemos que podemos ensinar e aprender de maneira prazerosa, enquanto proporcionamos o desenvolvimento da coordenação espacial, motora, viso motora, raciocínio lógico, percepção visual e aprendendo a obedecer a regras, sendo paciente cooperativo e desenvolvendo a socialização, criticidade e a integração dos alunos e professores, mostrando aos educadores a necessidade da brincadeira na escola para o bom desenvolvimento da criança.

Brincar é essencial à saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Brincar é coisa séria, porque na brincadeira a criança se reequilibra inova suas emoções e sacia sua necessidade de conhecer e reinventar a realidade.

[...]

Artigo completo: