A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 6 ANOS NA REDE PÚBLICA

Por MARILEIDE DE OLIVEIRA SOUSA | 10/11/2017 | Educação

Antonia Evaneide Machado de Sousa¹

Marileide de Oliveira Sousa²

RESUMO

A realização dessa pesquisa foi essencial para o crescimento de conhecimentos e vivências acadêmicas, pois as duvidas ao decorrer de nossa vivencia acadêmica só seriam esclarecidas a partir do momento em que procurássemos nos objetivarmos em obter um conhecimento mais aprofundado, através de pesquisas e também de conversações com professores atuantes na área. Essa troca de informações e duvidas com os professores da área foram de grande importância, pois tais profissionais às vivenciam através da pratica diária e através da aplicação de seus conhecimentos, portanto foram excepcionais como agentes esclarecedores. A educação física tem sua especificidade, que é o movimento humano, Nas aulas de educação física, embora a ênfase seja no movimento, não podemos perder de vista que o homem e um ser integrado, um ser global. Os movimentos sempre fizeram parte da vida do ser humano em sua luta pela sobrevivência. As aulas realizadas pelos professores de Educação Física devem ser bem dinâmicas e prazerosas, refletindo no aluno um melhor aprendizado na sala de aula. Em relação às escolas que não dispõe de professores de Educação Física, as pedagogas assume as aulas de recreação e jogos que são ministradas por elas, de forma livre ou dirigida de acordo com a faixa etária, sendo realizadas no pátio ou na sala de aula. Assim, buscando na medida do possível explorar por meio de brincadeiras a lateralidade, coordenação motora, equilíbrio, resistência, força e outras que consideram ser importante para o aprendizado da criança.

Palavras- chave: Educação física. Movimentos. Brincadeiras

  1. INTRODUÇAO

Ao realizar esta investigação das concepções dos profissionais da Educação Física atuantes na Educação Infantil em Sorriso na Rede Municipal de Ensino, a respeito da recreação e seus fatores correlacionados jogos, brincadeiras, lúdico e a importância que os mesmos dão a tais atividades. Percebi que é no ato de brincar que a criança apropria-se da realidade atribuindo-lhes significado. Por isso, o professor deve saber escolher brincadeiras adequadas para que a aprendizagem da criança ocorra de maneira agradável e compreensível. A criança necessita brincar com outras, elas descobrem desta forma que não são os únicos sujeitos da ação, e para alcançar seus objetivos próprios.

A Educação física como área de conhecimento tem sido capaz de convencer a sociedade sobre a importância de sua presença no currículo escola? A concepção da sociedade ainda é que a sua tematização se resume em correr, jogar bola, fazer ginástica e brincar. Não deveria a escola ser um espaço para a formação de hábitos saudáveis? Em relação a pratica de atividades físicas e esportiva qual e a perspectiva educacional para uma melhor qualidade de vida?Como teremos adultos praticantes de atividades físicas e esportivas se tais hábitos não forem ensinados, principalmente na infância e adolescência?

A realização dessa pesquisa foi essencial para o crescimento de conhecimentos e vivências acadêmicas, pois as duvidas ao decorrer de nossa vivencia acadêmica só seriam esclarecidas a partir do momento em que procurássemos nos objetivarmos em obter um conhecimento mais aprofundado, através de pesquisas e também de conversações com professores atuantes na área. Essa troca de informações e duvidas com os professores da área foram de grande importância, pois tais profissionais às vivenciam através da pratica diária e através da aplicação de seus conhecimentos, portanto foram excepcionais como agentes esclarecedores.

Este estudo teve como base uma pesquisa bibliográfica, visando alcançar os objetivos propostos. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica para descrever teorias que abordam a educação física e o esporte em busca de espaço da escola de educação infantil.

Artigo completo: