A Importância do Brincar na Educação Infantil

Por Renata Ferreira da Silva | 18/01/2018 | Educação

Bezerra, Vanessa Ferreira

Silva, Renata Ferreira da

Introdução:

Temos como objetivo neste trabalho mostrar que sempre uma brincadeira trás um aprendizado, sendo ela uma atividade dirigida ou livre.

Mostraremos a importância do brincar na educação infantil, com o objetivo de realizar as brincadeiras como processo da construção da aprendizagem na educação infantil, analisando o ensino das crianças através das brincadeiras, com intuito de ter uma sociedade que se volte para seu trabalho, percebendo as possibilidades e os limites das crianças através das brincadeiras, resgatando o lúdico na Educação Infantil, esclarecendo a importância do brincar, ampliando as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e ritmo corporal nas suas brincadeiras.

A maneira do brincarinfluenciam o aprendizado da criança abrange questões levantadas e a sua solução se baseará em compreender, por um lado, os processos de formação do conto de fadas e, por outro, o desenvolvimento da criança, na busca pela interface entre estas duas dimensões. Ainda hoje, com tantos avanços tecnológicos, brinquedos de última tecnologia, cinemas e filmes de ação rápidos e velozes há espaço para a fantasia dos contos. Esses continuam encantando geração após geração, perpassando diversas culturas. Ainda que, algumas vezes, admitindo diversas formas nestes meios de comunicação, a sua essência permanece a mesma.

Voltando o olhar para a escola, o intuito é esclarecer como o processo de ensino aprendizagem pode se beneficiar deste recurso, pois este é um dos espaços em que a criança passa mais tempo atualmente. Algumas vezes, cabe à escola a formação do indivíduo em aspectos que antes eram relegados à educação informal, nos diálogos com a família.

 

Artigo completo: