A IMPORTÂNCIA DO APRENDER BRINCANDO
Por LARISSA TAIANA DAS NEVES | 10/06/2016 | PsicologiaA IMPORTÂNCIA DO APRENDER BRINCANDO
Andreza Hellen de Freitas ¹
Janaina Domingos Isidoro Francisco ¹
Larissa Taiana das Neves ¹
Lucilene Aparecida de Almeida ¹
Marilaine Aparecida Gomes ¹
Renata Cristina Silva ¹
Wanderson Luís da Silva ¹
ProfªDrª Ana Paula Barbosa ²
Resumo
Neste artigo pesquisamos sobre a ludicidade na educação infantil, com base em pressupostos teóricos. Nosso objetivo foi de mostrar a importância do brincar na produção de conhecimento, na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças. Desde bebês nós já brincamos, e isso é prazeroso e traz muitas descobertas. É por meio da brincadeira que a criança envolve-se com o jogo e partilha com o outro. Brincar faz despertar a imaginação, a fantasia e através do jogo a criança vai desenvolver o interesse por áreas que talvez ela não se identifique muito. O jogo faz parte da infância de qualquer criança. Diante de várias definições podemos perceber que quando as crianças brincam, elas dão significado as suas vidas. Através da Metodologia utilizada, que foi a de Pesquisa Bibliográfica, chegamos à conclusão que através das brincadeiras a criança aprende regras, aprende dividir, aprimorar suas habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e principalmente perder.
Palavras-chave: Lúdico, brincar, aprendizagem, brinquedos, brincadeiras.
- INTRODUÇÃO
Atividades lúdicas são aquelas que promovem a imaginação e, principalmente, as transformações do sujeito em relação ao seu objeto de aprendizagem. (HAETINGER, Max; HAETINGER, Daniela 2008, p.5).
A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço universal, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo a essência da infância, e seu uso permitirem um trabalho pedagógico e terapêutico que possibilita despertar o gosto pela vida, levando as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem e a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
A brincadeira assume características peculiares no contexto social, histórico e cultural e independentemente da época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia, encantamento, alegria e sonhos, onde a criança representa, cria e usa o faz de conta para entender a realidade que o cerca e vive o momento.
O brinquedo faz com que a criança use sua imaginação, sua memória, sua criatividade, ajudando-os no seu desenvolvimento.
O campo científico vem explorando esse meio, com o intuito de caracterizar as suas peculiaridades, identificar as suas relações com o desenvolvimento, com a saúde, atitudes de convívio social, entre outros objetivos, intervir nos processos de educação e de aprendizagem das crianças.
Este artigo tem por finalidade, com base em pressupostos teóricos, apresentar evidências sobre as contribuições que o lúdico oferece ao desenvolvimento infantil, aprendizagem, desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.
Nosso objetivo foi fazer um levantamento bibliográfico sobre a importância do aprender brincando. Esse trabalho se justifica por trazer conhecimentos que obteremos através das pesquisas bibliográficas sobre o aprender brincando.