A importância de poupar
Por John Crawford | 16/10/2011 | EconomiaPoupar dinheiro. Neste momento, é o objectivo principal da maioria dos portugueses. Muitos já estavam desabituados a ter que fazer isto, mas o tempo do credito fácil já lá vai e novos (ou antigos e esquecidos) hábitos têm que ser retomados.
Todos falam da crise e da importância de poupar para o futuro negro que se descortina mas penso que ainda poucos assimilaramverdadeiramente a importância de modificar muitos dos hábitos criados ao longo destes anos. Para “sobreviver” ao futuro próximo temos que nos readaptar na sociedade, fazer novas contas ao que ganhamos e ao que gastamos. Com todas as medidas que o governo tem tomado, o cidadão comum tem que equilibrar novamente o seu orçamento, neste momento o lado dos rendimentos ruiu notavelmente e o lado das despesas vai subir ainda mais. Para quem não tiver compreensão desta nova realidade e não actualizar o seu orçamento, não demorará muito a cair em bancarrota por isso é preciso lançar o alerta. Não basta seguir uma ou outra dica de poupança das que mais circuitam por aí.
Tal como o governo tem feito com as contas do país, poderá ser essencial efectuar grandes cortes no seu estilo de vida. A melhor forma de fazer isto, é definir as suas despesas e os seus rendimentos. Só assim poderá ter uma noção mais aproximada daquilo que será forçoso cortar.
Assim evita que o seu futuro possa ser comprometido prematuramente por carência de planeamento, e também evita que esteja a cortar em pequenas coisas que nem representam uma parte significativa do seu orçamento, sem necessidade comprometendo a sua qualidade de vida futura e a sua felicidade.
Tendo um orçamento definido e considerando que parte dele é destinado á poupança, é um início para um caminho mais tranquilo da sua vida.
Por vezes o que é difícil é começar pois o apelo consumista continua a ser muito grande na sociedade, mas depois de adquirido, o hábito da poupança torna-se espontâneo e automático. Se já leu muito sobre o tópico mais ainda não interiorizou que está na hora de mudar os seus hábitos de consumo, penso que não poderá adiar mais. O dia certo para começar foi ontem, ou anteontem, quiçá.
Se quer começar a poupar mais e a desenvencilhar-se de dividas, creditos pessoais e muitas mais dores de cabeça, leia no meu blog.