A importância da sondagem do solo para uma obra
Por Kleber Silva | 18/09/2012 | AmbientalAo construirmos uma obra de engenharia, é preciso se adaptar às condições do subsolo. Com frequência são relatados casos em que a pressa em construir e a ausência de técnicas e profissionais qualificados levaram a atrasos em obras ou, ainda, a desastres completos.
A sondagem do solo é importante para conhecer a fundo o terreno ao receber as cargas necessárias (evitando que desabe). A sondagem do solo também permite eleger exatamente o melhor tipo de fundação a ser feito.
Mas, para chegarmos a estas conclusões, é preciso saber é o tipo de solo a ser trabalhado e também se há lençol freático no local (e qual a sua altura). Ainda é válido saber como o solo irá se comportar ao receber peso ou carga. Tudo isso é conseguido com muito estudo – daí a importância de ter engenheiros experientes por trás de uma grande obra!
Solo varia conforme a região
Levando em consideração que o solo varia de região para região, dentro do próprio lote podem ocorrer variações grandes – que podem prejudicar a obra como um todo.
No Brasil, são feitas sondagens a fim de reconhecer essas modificações tipo de solo e as propriedades dele.
Como reconhecer um bom engenheiro
Na hora de contratar um engenheiro civil, preste atenção se ele já é formado, se tem experiência, se realiza os cálculos com precisão. Contrate sempre empresas conhecidas e renomadas. Lembre-se: pagar muito barato nessas horas pode trazer desastres futuros.
Conte também ajuda de arquitetos para sua obra. E compre sempre equipamentos de qualidade, como canos, tijolos, blocos de metais. Diga não a marcas baratas e sem qualidade – ou que estão há pouco tempo no mercado.
Peça sempre indicação das empresas e marcas para quem fez obras há pouco tempo, ou pesquise na concorrência – quais foram os materiais utilizados pelas grandes construtoras? Certamente, há um motivo válido para a escolha. Pense nisso!