A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO
Por Luana Costa de Carvalho | 14/08/2018 | EducaçãoRESUMO
A psicomotricidade faz com que a criança se desenvolva com sua coordenação motora, aonde a mesma vai se desenvolver suas funções. Ela tem relações psíquicas que são as questões internas, tem total relevância no desenvolvimento infantil. A importância da psicomotricidade na a alfabetização se deu devido ao meu interesse particular em compreender como a motricidade poderá ser usada como recurso no processo de aprendizagem da alfabetização, sendo que a psicomotricidade não é um ensino de aprendizagem isolada. O objetivo desta pesquisa é de compreender a importância da psicomotricidade na alfabetização, pensando o porquê que tem que ser trabalhado a psicomotricidade, para que o desenvolvimento da criança seja integral. A metodologia será aplicada de forma qualitativa e terá como base nas pesquisas leitura bibliográfica de diferentes autores relacionada ao tema, tais como (FONSECA 1996), (LE BOULCH 1988), (OLIVEIRA, 1997), agregando valores plausíveis acerca do tema aqui discutido, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca à influência da psicomotricidade no processo de alfabetização.
Palavras Chave: Psicomotricidade. Alfabetização. Educação. Ensino aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
A criança se desenvolve através da psicomotricidade onde a sua coordenação motora será definida, aonde a mesma vai se desenvolver suas funções. Ela tem relações psíquicas que são as questões internas, tem total relevância no desenvolvimento infantil. O objetivo desta pesquisa é de compreender a importância da psicomotricidade na alfabetização pensando o porquê do desenvolvimento da criança seja integral.
Ampliando assim a capacidade das crianças de concentração, trabalhando assim todos os sentidos, as sensações os movimentos, a autoestima da criança sendo que é muito importante trabalhar na educação infantil, a criança ela deve ser trabalhada por completo, precisando assim trabalhar com o corpo da criança, através de jogo lúdico, a criança aprende a socialização, as regras, o limite e inclusive a alfabetização dessa criança, porque brincando se movimentando ela aprende.
O professor precisa estimular o desempenho do aluno através da psicomotricidade a se socializar na escola onde ela começa a frequentar, conseguindo assim muito êxito que a mesma vai precisar para o seu dia a dia, entende-se que a psicomotricidade é um fator primordial não somente na vida da criança, mas sim no ser humano de qualquer idade, devido a isso ela precisa ser estimulada a cada etapa da vida, porque estas etapas para serem trabalhadas tem idade, devido a isso são etapas.
A metodologia será aplicada de forma qualitativa e terá como base nas pesquisas leitura bibliográfica de diferentes autores relacionada ao tema, tais como (FONSECA 1996), (LE BOULCH 1988), (OLIVEIRA, 1997), agregando valores plausíveis acerca do tema aqui discutido, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites.
O estudo desta pesquisa proporcionará uma leitura sobre a influência da psicomotricidade no processo de alfabetização. Esta influência ela ajuda e muito neste processo de alfabetização com as crianças se deu devido ao meu interesse particular em compreender motricidade sobre a importância da alfabetização e letramento, sendo que está psicomotricidade é um ensino aprendizado num todo.
É demonstrar como são usadas as técnicas para a alfabetização e letramento, as habilidades que serão necessárias a serem desenvolvidas para que a criança tenha interação com a alfabetização. A alfabetização precisão andar lada-a-lado para que possa haver o processo de aprendizagem da criança.
Mostrar para a sociedade que o processo de alfabetização e letramento passa por um procedimento de quatro fases; silábica-alfabetização, pré-silábica, alfabética e silábica. O exercício para desenvolver a coordenação motora fina e grossa deve ser trabalhado de uma forma mais inovadora, que atinja o objetivo da criança em desenvolver corretamente os movimentos no processo de alfabetização.