A importância da orientação sexual para crianças.

Por Maria Zilda Silva Barbosa | 10/12/2016 | Educação

 A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, sobretudo para crianças, pois influência pensamentos, sentimentos, ações e interações.

 O processo de educação sexual ocorre à todo o momento, desde o nascimento, com os pais/parentes e babás, em sequência na fase creche/escola com o professor/educador, e principalmente a mídia.

 Por isso, devem ocorrer discussões freqüentes ao longo da vida, para não deixar que a palavra "sexo/sexualidade" e toda sua bagagem torne-se um tabu como é, e vem sendo oprimida por muitos anos pela sociedade.

 Porém algo mudou, a mídia vem abordando cada vez mais esse assunto, ou seja, em novelas, propagandas, reality shows, internet ou na música sensualizada. As crianças estão sendo influenciadas por esses meios de comunicação, e devido a tanta curiosidade por parte delas, e falta de informações, que os pais/educadores poderiam ter fornecido desde cedo, estão recebendo noções distorcidas sobre sexo/sexualidade tornando-se prejudiciais para si mesmas.

 O professor exerce um importante papel na educação sexual da criança, orientar de forma a preparar o indivíduo para a vida, ajudando a superar angústias e ansiedades, tirando suas dúvidas com a verdade, pois a criança chega no ambiente escolar cheia de dúvidas e com todo tipo de falta de informação, obtendo atitudes negativas em relação à sexo.

 Cabe a escola, psicólogos, professores e comunidade (pais), se unirem para desmistificar, reformular o conhecimento errôneo sobre sexo/sexualidade, que não significa apenas passar informações, e sim o contato entre pessoas, transmissão de valores, atitudes e comportamentos.

 Referência Bibliográfica

 Brasil. Ministério da Educação.Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. DF: Brasília, 2000.

 SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.20, n.2, p. 05-19, jul./dez. 1995.

 MAIA, A. C. B. Orientação sexual na escola. In: RIBEIRO, P. R. M. (Org.). Sexualidade e educação: aproximações necessárias. São Paulo: Arte & Ciência, 2004. p.153-179.

 MELO, S. M. M. de; POCOVI, R. M. de S. Educação e sexualidade. Florianópolis: UDESC, 2002. (Caderno Pedagógico, v.1).

 FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo:

 Paz e Terra, 1998. (Coleção Leitura).

Perfil do Autor:

Luana Liberali da Silva: Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso- Campus Rondonópolis.   Maria Zilda da Silva Barbosa: Graduada em Pedagogia pela UFMT,compos graduação em Gestão Educacional.Atuação na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.