A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM UMA EMPRESA...

Por Etiele Da Silva Almeida | 30/01/2017 | Adm

A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM UMA EMPRESA DE EMBALAGENS DE ALUMÍNIO EM PONTA GROSSA – PR

Resumo

O atual mercado globalizado exige das organizações melhorias contínuas nos seus negócios para se manterem competitivas e lucrativas. A área de manutenção nas indústrias, atualmente está sendo considerada como ferramenta estratégica para a obtenção de vantagem competitiva, devido a execução de ações preventivas que antecipem e evitem falhas nos componentes e equipamentos durante o processo. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo geral, evidenciar a importância da técnica de manutenção preventiva em uma empresa do ramo de embalagens de alumínio, situada no Município de Ponta Grossa – PR. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como um estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa. Através deste estudo torna-se possível analisar o processo de manutenção preventiva da empresa e a maneira como são detectadas e tratadas às falhas para garantir maior disponibilidade e confiabilidade. As organizações devem investir em tecnologias que facilitem o monitoramento dos equipamentos durante o processo produtivo, as tendências e variações devem ser avaliadas frequentemente, a fim de que intervenções preventivas possam vir a serem realizadas com o objetivo de garantir a qualidade, produtividade e lucratividade.

1 INTRODUÇÃO

O atual mercado globalizado exige das organizações melhorias contínuas nos seus negócios para se manterem competitivas e lucrativas. As indústrias cada vez mais estão se adequando e investindo em estratégias de planejamento que promovam maior produtividade e qualidade no processo produtivo.

A área de manutenção nas indústrias atualmente está sendo considerada como ferramenta estratégica para a obtenção de vantagem competitiva, devido a execuçãode ações preventivas que antecipem e evitem falhas nos componentes e equipamentos durante o processo. A manutenção preventiva tem como objetivo diagnosticar precocemente as falhas que podem ocorrer em máquinas e equipamentos, aumentando a confiabilidade dos processos e minimizando os retrabalhos.

O correto planejamento e controle da manutenção reduzem as despesas operacionais, maximiza a produção evitando os desperdícios de tempo, mão de obra e capital com reparos não programados, contribuindo significativamente para a lucratividade da organização.

O estudo da técnica de manutenção preventiva é de fundamental importância para identificar as fragilidades e os benefícios deste método para a empresa, desde os conflitos entre as áreas de produção e manutenção até a dificuldade de especialização técnica, por outro lado obtendo benefícios na otimização do processo produtivo, o aumento da vida útil dos equipamentos e componentes, a redução das paradas não planejadas e custos operacionais.

Diante deste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo geral, evidenciar a importância da técnica de manutenção preventiva em uma empresa do ramo de embalagens de alumínio, situada no Município de Ponta Grossa – PR.  

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Planejamento estratégico 

Nos dias de hoje, as indústrias estão cada vez mais preocupadas em implantar e reformular as suas estratégias, devido a crescente expansão dos mercados e a busca por diferenciais competitivos. Pequenas decisões e ações podem garantir o sucesso das atividades de uma organização, otimizando a produção dos seus bens e serviços e reduzindo os custos operacionais.

Para Oliveira (2013), o planejamento pode ser definido como um processo para o alcance de uma situação futura, de modo mais eficiente, eficaz e efetivo com a alocação dos recursos necessários. Além disso, o planejamento estratégico esta diretamente relacionado com as decisões que a organização deve tomar para que seu futuro seja diferente de seu passado.O planejamento estratégico não deve ser visualizado como um ato isolado e sim, como um processo de ações que estão ligadas entre si, buscando o alcance de objetivos já pré-estabelecidos pela empresa. (OLIVEIRA, 2013). Druker (1984) converge com essa ideia e expõe que o planejamento estratégico é um processo contínuo e sistêmico que envolve a tomada de decisões que implicam no futuro dos negócios.

Todas as organizações necessitam ter alguma direção estratégica e beneficiar-se de tais ações. A função produção de uma empresa desempenha um papel fundamental dentro do negócio, pois contribui para formular princípios e decisões que garantam a melhoria da operação produtiva, afirma Slack et al (2011).

2.2 Planejamento da manutenção

Artigo completo: