A importância da leitura na formação do indivíduo

Por Jeane Cardoso das Neves | 29/11/2016 | Educação

O ato de ler está intimamente ligado ao cotidiano do ser humano, pois se faz necessário para decifrar o mundo a nossa volta, essa leitura que fazemos do mundo, do ambiente, das pessoas, é quase que instintiva, pois é uma das facetas que nos torna seres sociais.

Apesar dos grandes benefícios que a leitura nos traz, sua prática ainda é bastante defasada em nosso país, pois os jovens encontram grandes dificuldades em apreciar a leitura, devido a falta de estímulo na infância, o que acarreta grandes prejuízos no decorrer da sua vida estudantil, tendo em vista que a leitura vai além de entreter, mas cima de tudo informar, ampliar conhecimentos, criar a capacidade de interpretação, e executar pesquisas.

Promover e praticar leitura na rotina da criança significa contribuir para a formação de um indivíduo consciente do seu papel social.

Ler não é apenas decodificar sinais, é a capacidade de construir e reconstruir seus conhecimentos se tornando um sujeito que reflete a sua realidade, que viaja para outros mundos, capaz de idealizar projetos.

A leitura tem papel fundamental na formação do indivíduo, ela tira esse ser da inércia, torna-o crítico, argumentativo, um agente conhecedor e transformador da sua realidade.

Estimular o hábito da leitura nas crianças, criando mecanismos atrativos  que despertam o interesse e a curiosidade para o ato de ler, certamente é o primeiro passo para construção de cidadãos críticos e ativos na sociedade.

Cabe a nos educadores contribuir positivamente nesse processo de emancipação do sujeito através da promoção da leitura dentro das salas     de aula, socializando o hábito para família, construindo espaços de leitura dentro das escolas, oferecendo livros adaptados à idade e o gosto da criança.

Atitudes simples, mas com um grande impacto na sociedade, pois muda positivamente a cultura de um povo, pois formar leitores conscientes do seu papel é também mudar um cenário político, social e econômico a longo prazo.