A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES NO CORPO DE BOMBAIEROS MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA - UMA NECESSIDADE A SER SUPRIDA NO SERVIÇO OPERACIONAL
Por Sidnei Souza Simões | 28/01/2011 | EducaçãoJesus de Souza Castro
Sidnei de Souza Simões
RESUMO
Este artigo tem como objetivo investigar junto à Corporação, a Importância da implantação do Centro de Formação de Condutores no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia a fim de suprir a necessidade do serviço em função da atual carência de bombeiros habilitados para desempenhar as atividades de condutores de veículos que se encontram na frota, oferecendo assim confiança e segurança para a guarnição e a sociedade. Para tanto foi feito uma pesquisa de campo do tipo descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa em 65 (sessenta e cinco) Bombeiros Militares alunos do Curso de Formação de Cabos e Sargentos lotados em unidades da Corporação. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com 09 (nove) questões fechadas e 01 (uma) aberta. Os resultados alcançados possibilitarão evidenciar a importância da implantação do Centro de Formação de Condutores no Corpo de Bombeiros Militar do Estafo de Rondônia.
Palavras Chaves: Condutor, Direção Defensiva, Habilitação.
1. INTRODUÇÃO
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia no exercício de suas atribuições constitucionais atua amparado dentro de normas vigentes, dentre elas o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico da Instituição. No desempenho dessas atividades, mais precisamente no serviço operacional a utilização das viaturas é de suma importância, consequentemente o bombeiro militar desempenha a função de conduzi-las.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia vive um momento impar onde de forma gradativa e contínua está se expandindo de acordo com a evolução populacional do Estado de Rondônia. Atualmente são 14 unidades que desenvolvem serviços na área operacional e administrativa, unidades estas, que necessitam de bombeiros habilitados para desempenhar a função de condutores dos modernos veículos de sua frota.
Conduzir viatura administrativa ou operacional é uma função que exige responsabilidade, reflexo, paciência e acima de tudo perícia nas manobras. Contudo, em algumas localidades por defasagem no efetivo, é possível que alguns bombeiros sejam escalados de forma inadequada, correndo e oferecendo riscos durante o deslocamento pelas vias, principalmente durante o atendimento as ocorrências, com a probabilidade de não atentar para a direção defensiva.
Desta forma este estudo tem como objetivo geral investigar junto à Corporação, a importância da implantação do Centro de Formação de Condutores no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia a fim de suprir a necessidade do serviço. Como objetivos específicos, analisar se a categoria da habilitação dos condutores é compatível com o tipo de viatura do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia; verificar se as unidades possuem condutores habilitados para conduzir as viaturas de modo a suprir as necessidades do serviço do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia e identificar se os condutores de viaturas da Instituição têm conhecimento de direção defensiva.
Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo do tipo descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa em 65 (sessenta e cinco) Bombeiros Militares alunos do Curso de Formação de Cabos e Sargentos lotados em unidades da Corporação. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com 09 (nove) questões fechadas e 01 (uma) aberta. Os resultados alcançados possibilitarão evidenciar a importância da Implantação do Centro de Formação de Condutores, tendo em vista o número reduzido de profissionais habilitados no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia para conduzir as viaturas, bem como um quantitativo elevado de Bombeiros Militares conduzindo viaturas de emergência sem habilitação devida.