A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR

Por marcela alessandra ossuci pagotto | 31/01/2018 | Educação

 A Escola Estadual Mario Spinelli, funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo a Educação dos anos iniciais e finais no 1º e 9º Ano. Seu quadro de funcionários totaliza 76 profissionais que atuam diretamente na entidade, incluindo serviços gerais e pedagogos. Existem, atualmente, 420 alunos matriculadas, com faixa etária de seis anos a 15 anos, em dois períodos, sendo matutino e vespertino.

Neste relatório, serão apresentados os resultados relativos às atividades desenvolvidas no decorrer do estágio; como observação das rotinas, observação do campo, e período de intervenção, e as atividades desenvolvidas no período de intervenção, relatar as experiências vividas e a importância destas experiências, o estagio será realizado em sala de aula com vinte e cinco alunos do segundo ano do ensino fundamental.

O objetivo dos estagio e aprofundar conhecimentos e habilidades na área de formação acadêmica; Vivenciar a realidade organizacional da escola em seus aspectos pedagógico curriculares.

Nesse estágio temos oportunidades vivênciar aquilo que estudamos em sala de aulas, refletir sobre quais quais praticas vamos escolher, ter uma base de como deveremos agir, que forma, como trabalhar dentro da sala de aula das series iniciais do Ensino Fundamental.

As importancia dos estágios para as formações  dos profissionais  é muito  importante, pois o que o profissional estudou ele poderá colocar em prática, assim ele terá uma avaliação e também podera se auto avaliar. Nos estágios temos a oportunidade de se preparar melhor antes de lecionar.

            A Escola Estadual Mario Spinelli, funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo a Educação dos anos iniciais e finais no 1º e 9º Ano. Seu quadro de funcionários totaliza 76 profissionais que atuam diretamente na entidade, incluindo serviços gerais e pedagogos. Existem, atualmente, 420 alunos matriculadas, com faixa etária de seis anos a 15 anos, em dois períodos, sendo matutino e vespertino.

               O corpo docente da escola é constituído por professores da cidade de Pontes e Lacerda. Em sua maioria possuem graduação e  especialização em sua respectiva área de atuação, os demais estão em processo de  graduação. Na medida do possível, os mesmos estão buscando aprimorar seus conhecimentos através de cursos, palestras, oficinas e outros.

       A escola atende a educação básica na modalidade infantil e ensino fundamental com o proposito curricular de que todas as atividades de cunho educativo que venha ser explorada pela escola constituindo elementos essenciais a qual interfere de maneira significativa na formação do caráter e da personalidade dos alunos de acordo com a legislação brasileira e prepara-lo para o trabalho através do conteúdo cientifico.

A escola possui vários projetos: datas comemorativas, reforço escolar, e laboratório de informática uma escola ampla e acolhedora com a razão social que e associação de pais e mestre.

De acordo com o PPP a Escola Estadual Mario Spinelli, segue a linha pedagógica progressista, que visa à formação de um cidadão critico comprometido, proporcionando habilidade competência que o tome cada vez mais ativo.

O objetivo da escola e proporciona à criança o conhecimento cientifica, fazendo com que ela vivencie situação de soluções de problemas que a aproximem da aquela que o homem realmente enfrenta ou enfrentou proporciona aos alunos uma educação de qualidade que contribua para formação do cidadão melhorando sua qualidade da vida.

Quanto á estrutura fisica, a escola conta além das salas de aula,  uam secretária equipada com arquivo, armario de aço, mesas com cadeiras, computadores e scaner. O parquinho possui escorregadores, balamços, gangorras, gira-gira, entre outros brinquedos, o espaço é bem amplo.

O planejamento é feito a nível da unidade, segue-se o referencial da Educação infantil, porém com ênfase nas peculiaridades de cada instituição, isto é, conforme o PPP da unidade da instituição, dessa forma o professor prepara seus planos de aula, e o mesmo é supervisionado pela coordenadora e diretora da escola.

De acordo com o PPP da escola é elaborado no inicio de cada ano letivo os objetivos a serem desenvolvidos durante o ano. Com base nesses objetivos os professores desenvolvem seus planos de aula.

Formatado para proporcionar a vivência do contexto da sala de aula, o estágio se iniciou a partir das observações participantes, tendo em vista que as estagiárias pudessem conhecer as crianças de cada sala e a maneira como cada professora efetivava a sua prática pedagógica, pois em breve se daria a intervenção, consolidada na regência da turma.

Ressalta-se a importância da observação participante, por consistir na atuação da estagiária para auxiliar naquilo que fosse solicitado pela professora, retirando a configuração de um estágio que acontece apenas pela observação estática, ou seja, de “olhar” o que a professora regente faz.