A importância da gestão da qualidade nas empresas de pequeno porte
Por Débora Araújo | 14/11/2024 | Adm
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA QUALIDADE NAS INDÚSTRIAS DE PEQUENO PORTE.
Ao abordar sobre o controle de qualidade em indústrias de pequeno porte é oportuno o estudo por parte das ciências administrativa. O objetivo geral do trabalho é analisar a importância do controle de qualidade nas industrias de pequeno porte, assim como específicos apresentar como o controle da qualidade, e mostrar algumas ferramentas que podem ser usadas para um controle de qualidade. A pesquisa foi de cunho bibliográfico a partir de pesquisas feitas em internet, livros, revistas especializadas na área dentre outros. Conclui-se é importante que a gestão da qualidade atenda aos padrões de segurança e qualidade exigidos pelo mercado, a partir de uma capacitação adequada dos colaboradores, o desenvolvimento de procedimentos operacionais padrão e a realização de auditorias internas, contribuirá para a criação de uma cultura de qualidade dentro da organização.
Palavras-chave: Ferramentas. Qualidade. Controle.
INTRODUÇÃO
A busca da qualidade é incessante por parte das organizações para atender às necessidades dos clientes não é mais um diferencial competitivo, mas sim uma obrigação para que as organizações sobrevivam em um mercado cada vez mais competitivo.
A gestão da qualidade é um conjunto de estratégias e ações que as empresas adotam de modo coordenado, com o objetivo de aperfeiçoamento contínuo dos seus produtos e processos. Mas até atingir aos padrões atuais, a gestão da qualidade passou por uma evolução até alcançar a gestão da qualidade total.
Diante dessa premissa, entidades ainda tem receio de aderir a qualidade total por entender que essas medidas alterariam no preço final do produto e o orçamento da organização. Mas, com o uso adequado das ferramentas, é possível satisfazer ainda mais o cliente e, assim, o reconhecimento do produto, conseguindo destaque no mercado e saindo a frente de seus concorrentes. Assim como a prevenção de problemas futuros que poderiam alterar o resultado final dos produtos.
O objetivo geral do trabalho é analisar a importância do controle de qualidade nas indústrias de pequeno porte, assim como específicos apresentar como o controle da qualidade, e mostrar algumas ferramentas que podem ser usadas para um controle de qualidade. A pesquisa foi de cunho bibliográfico a partir de pesquisas feitas em internet, livros, revistas especializadas na área dentre outros.
DESENVOLVIMENTO
Oliveira (2012) destaca que a principal característica dessa era da qualidade total é que a garantia de produtos e serviços, em termos de qualidade, é responsável por toda a empresa, ou seja, passa por todos os setores e por todos os colaboradores. Carpinetti (2016, p.19) pontua que para Ishikawa, a qualidade total acarreta na participação de todos os colaboradores trabalhando em grupo. Ou seja, a qualidade deixou de ser foco de apenas um setor e então decorreu para todos as esferas de uma empresa.
A falta de controle no processo de produção e a má qualidade no produto final ofertado, podem acarretar na perda de clientes e insatisfação dos consumidores. As indústrias de pequeno porte precisam se atentar a nova era da globalização e entender que apesar de serem consideradas “pequenas”, os consumidores se tornaram mais exigentes quando o assunto é a qualidade do produto ofertado.
Lobo (2020) considera que a forte concorrência junto a globalização, fazem com que a qualidade apareça naturalmente para atender a necessidade de fabricação máxima com menor custo. E diante desse cenário de disputa pelo melhor lugar no mercado, ferramentas da qualidade foram desenvolvidas para atender a tais necessidades de competição.
O que antes as empresas visavam apenas descobrir se a mercadoria estava sendo entregue de acordo com a demanda, hoje o caminho mais adequado para garantir um fluxo máximo produtivo e oferecer um bom produto para o cliente, é a boa gestão e utilização de ferramentas como 5W2H, diagrama de Ishikawa e Clico PDCA, por exemplo. Esses materiais permitem a avaliação do processo, a identificação de problemas, a análise de dados e a busca pela causa raiz do problema. Após essas análises, é possível fazer o planejamento, implementação de ações corretivas e o estudo dos resultados obtido.
As organizações devem criar um programa de padronização nos processos produtivos, afim de minimizar as variações que afetam o resultado final do produto. Além de aprimorar a qualificação dos colaboradores, buscando reduzir a sobrecarga dos chefes de setores, aumentando a qualidade do trabalho realizado.
CONCLUSÃO
Diante do exposto é notório a importância de adotar um sistema de gestão da qualidade nas indústrias de pequeno porte visando garantir que todos os produtos produzidos por essas empresas, atendam aos padrões de segurança e qualidade exigidos pelo mercado. Além disso, a implementação de uma capacitação adequada dos colaboradores, o desenvolvimento de procedimentos operacionais padrão e a realização de auditorias internas, contribuirá para a criação de uma cultura de qualidade dentro da organização.
Essas propostas não só aumentará a eficiência dos processos produtivos, mas também promoverá a satisfação dos clientes e a competitividade da empresa no mercado. A admissão das práticas de controle de qualidade mais rigorosas e a utilização de ferramentas de monitoramento contínuo permitirão a identificação e correção dos problemas atuais e futuros, minimizando desperdícios e garantindo a uniformização dos produtos.
REFERÊNCIAS
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. São Paulo: Editora
Atlas S.A. 2012.
LOBO, R.N. Gestão da Qualidade. 2.Ed. São Paulo: Érica 2020.
OLIVEIRA, O. J. Gestão da Qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Cengage Learning,
2020.