A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR: A IDÉIA DE PROGRESSO DA CIÊNCIA EM FRANCIS BACON.

Por Felipe Alan Souza Santos | 30/07/2011 | Filosofia

Felipe Alan Souza Santos*
Simone Rocha Reis**

RESUMO
A estagnação da ciência para Bacon era resultado do método utilizado até o momento que barrava o progresso da ciência. Pois o mesmo não partia da experimentação, do teste e dos sentidos, mas da tradição, de idéias e de procedimentos que negavam as explicações práticas. A metodologia desse trabalho foi documental com reflexões através da leitura da obra do autor. O objetivo foi compreender o conceito de ciência e dominação da natureza para Bacon, Concluísse neste trabalho que foi fundamental as obras do autor citado para o progresso científico contemporâneo e para a formação do professor. O método de Bacon demonstrava que o domínio da natureza deveria servir para qualificar o nível de vida da humanidade, possibilitando uma igualdade econômica, social, cultural, ética, social em sua visão de progresso.
Palavras-chaves: Filosofia, Progresso, Ciência.

ABSTRACT

The stagnation of science in Bacon was the result of the method used so far, which barred the progress of science. Because it did not start experimenting, testing and senses, but the tradition of ideas and procedures that denied the practical explanations. The methodology of this study was to document with reflections by reading the author's work. The aim was to understand the concept of domination of nature and science to Bacon, We conclude that the work was fundamental to the author cited the contemporary scientific and teacher training. Bacon's method showed that the area of nature should serve to qualify the standard of living of mankind, providing an equal economic, social, cultural, ethical, social in his vision of progress.

Keywords: Philosophy, Progress, Science.
_______________________________________________


*Lic. Em Geografia, Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFS, Pesquisador do grupo de pesquisa em Educação Ambiental do Estado de Sergipe (GEPEASE), e-mail: felipeguile@ig.com.br.
**Pedagoga, Especialista em Pedagogia Empresarial, aluna do curso de Ciências Biológicas da universidade Federal Sergipe, e-mail: mone.rocha.reis@hotmail.com.



INTRODUÇÃO
Quando se pretende conhecer a vida e caminhos trilhados por um determinado filósofo, torna-se profícua a compreensão de seu pensamento e da vivência social do mesmo, levando em conta espaço temporal que serviu para a construção dos seus pensamentos. Assim a priori este trabalho irar-se-á observar algumas características sociais vivenciadas por Francis Bacon e a emergência do seu pensamento filosófico.
Francis Bacon nasceu em Londres, no ano de 1561, em uma sociedade que já demonstrava uma aliança entre a filosofia e a ciência, em uma Inglaterra que já apontava a ascendência do capitalismo burguês, repleta de tensões sociais, políticas e religiosas, que estava correlata em dificuldades financeiras e com uma política de corrupção e de apadrinhamento (Japiassu, 1995).
Herdeiro da nobreza era filho de um Jurisconsultor Nicolas Bacon e de uma das mulheres mais instruídas da Inglaterra Ann Cook, o pai era homem de confiança dos selos do reinado de Elizabeth, tal herança orientou Bacon desde cedo para o serviço público da coroa.
Após terminar os estudos primários com forte presença da formação retórica e dialética, Bacon ingressa no Trinity College de Cambridge, desde o primário já sentia uma antipatia ao ensino escolástico que era um culto a Aristóteles. Essa rejeição convence Bacon da necessidade de desviar a filosofia do conhecimento estéril da escolástica, sobre este termo Bacon pretende garantir que a filosofia caminhe para o seu próprio desenvolvimento, ela deverá caminhar obedecendo a sua luz própria, luzes capazes de contribuir para o bem estar da humanidade.
Desde sedo Bacon dedica-se a sua grande obra, a Instauration Magma Scientiarum (Grande instauração das ciências), que deveria ser produzida em seis partes, porém morre antes de terminá-la. Apenas duas foram concluídas a De dignitude et Augmentis Scientiarum ( Da dignidade e do crescimento das ciências) e o segundo foi inscrito três anos antes da primeira publicação em 1620, que confrontava o Órganum produzido por Aristóteles, chamado por Bacon de o Novum Órganum ou indicação verdadeiras acerca da interpretação da natureza (Japiassu, 1995), cujo este trabalho pretende explicitar a explicação do método baconiano para o progresso da ciência.
Este trabalho objetivou-se em refletir sobre a idéia de ciência e progresso na filosofia baconiana e a importância desse método para o desenvolvimento do progresso do conhecimento técnico e científico da sociedade moderna. A metodologia usada foi o levantamento teórico nas principais obras de Bacon e em alguns artigos especializados.
O trabalho foi subdividido em três partes principais, a primeira trás uma explanação sobre o método ou ciência do conhecimento em Francis Bacon, discutido novo método e conseqüentemente o progresso exposto por Bacon e o atraso da ciência sobre o silogismo escolástico herdados de Aristóteles, a segunda parte relata sobre o progresso alcançada pela ciência através da descrição e emergência científica laçando pelo pensamento baconiano, sobre o progresso do conhecimento para aperfeiçoar da ciência e para o aperfeiçoar a ordem social. A última trás a conclusão obtida através das leituras realizadas nesta pesquisa para compreender o significado da filosofia teórica descrita por Francis Bacon.
No Novum Organum Bacon propõe o método indutivo que deve substituir o método aristotélico dedutivo tradicional, na primeira parte do livro, dividido em aforismo Bacon escreve as causas que dificultavam o progresso das ciências, aborda como estes entraves o abuso do silogismo, criticando arduamente o método aristotélico como detestável sofista e sutil (Novum Organum, 1992, Japiassu, 1995).
Em um mundo que quer achar e andar por novos caminhos para nada serve o silogismo, resulta na esterilidade por se incapaz de descobrir novas verdades... A alternativa é clara: continuar na neblina de um pseudo-conhecimento acumulado por tradição e encontrado por acaso, ou buscar o caminho que nos assegure o descobrimento progressivo dos segredos da natureza (NOVUM ORGANUM; significado y contenido del Novum Organum por Rosieri Frondizi, 1949).
Na segunda parte da obra Bacon apresenta as direções para o novo método, que será aprofundado nas próximas laudas deste trabalho. Bacon dedicou-se à conhecer a natureza, e assim, melhor dominá-la. É para Bacon, compreender e conhecer a natureza, é necessária uma nova concepção da razão e da experiência.
O conhecimento da natureza deveria servir a crescente burguesia ávida por poder na Inglaterra, pois a riqueza deve ser fruto do trabalho, das realizações e do saber dos indivíduos, por isso que para Francis Bacon "Saber é poder", e esse saber levará ao progresso do conhecimento e este a submissão das formas ou fenômenos naturais aos desejos humanos.
Para que ocorra este domínio da natureza pelo homem é necessário que estes sejam mestres do mundo, exercendo poder sobre as coisas e transformando os objetos para que eles nós sirvam, porém para que isto aconteça o homem deve conhecê-la e suas leis, para que o homem possa submeter ela aos domínios das técnicas, Bacon irá retratar esta sociedade do conhecimento e da técnica através da historia utópica denominada A nova Atlântida.
Deste modo o aprofundamento teórico da Nova Atlântida seria o aperfeiçoar a ciência e a ordem social (progresso). Coordenar e supervisionar os empreendimentos, isto seria responsabilidades dos homens de ciência. Nessa cidade a ciência teria objetivo especificamente humano: o de lutar contra a ignorância, contra a miséria e o sofrimento. Todos os indivíduos são livres com dedicação exclusiva ao bem da humanidade e a ampliação do saber. Cabe aos homens da ciência preocupar-se com a propagação da ciência e da cultura (Japiassu, 2005; Andery, 2007).
MÉTODO E PROGRESSO DO CONHECIMENTO BACONIANO:
... Aristóteles estabelecia antes as conclusões, não consultava devidamente a experiência para estabelecimento de suas resoluções e axiomas. E tendo, ao seu arbítrio, assim decidido, submetia a experiência como a uma escrava para conformá-la às suas opiniões. Eis porque está a merecer mais censuras que os seguidores modernos, os filósofos escolásticos, que abandonaram totalmente a experiência (NOVUM ORGANUM, Livro. I, Aforismo. LXIII).

A estagnação da ciência para Bacon era resultado do método utilizado até o momento que barrava o progresso da ciência. Pois o mesmo não partia da experimentação, do teste e dos sentidos, mas da tradição, de idéias e de procedimentos que negavam as explicações práticas. As ciências devem buscar as causas das formas e dos fenômenos para poder dispor dos efeitos. O estado de estagnação das ciências resulta da utilização de maus métodos. Por isso, Bacon preconiza a necessidade de um método que nos faça descobrir as causas naturais dos fatos (Japiassu, 1995).
Bacon, portanto, propõe que o avanço da ciência estaria na realização de grandes e cuidadosos números de experiências, sendo que essas deveriam ser realizadas de forma sistematizada, com a finalidade de abstrair os conhecimentos, e a com esses conhecimentos propor novas experimentações para comprovar uma determinada natureza das formas e dos fenômenos naturais (Rossi, 1923).
Bacon elabora então o método indutivo, esse se preocupa em um processo de eliminação que permiti separar os fenômenos que buscamos conhecer dos que não fazem parte dele. O procedimento de eliminação não envolve apenas a observação e a analise dos fluxos naturais dos fenômenos, mas também a execução de várias experiências no meio natural.
Caberia ainda ao processo indutivo multiplicar e diversificar as experiências, alterando as condições de sua realização, repeti-las, ampliá-las, aplicar os resultados, verificar as circunstâncias em que o fenômeno está presente, circunstância em que está ausente e as possíveis variações do fenômeno (ROSSI, 1989, p. 198)
A indução é um procedimento analítico e de eliminação, com a finalidade de obter a natureza da forma, porém separando-a das outras naturezas com as quais se encontra misturada. Assim para o melhor entendimento da forma a indução deve ser precedida pela experiência, além da necessidade de multiplicar e diversificar as mesmas.
A investigação das formas assim procede: sobre uma natureza dada deve-se em primeiro lugar fazer uma citação perante o intelecto de todas as instâncias conhecidas que concordam com uma mesma natureza, mesmo que se encontrem em matérias semelhantes. E essa coleção deve ser feita historicamente, sem especulações prematuras ou requinte demasiado. (NOVUM ORGANUM, livro II, aforismo XI).

Para esse entendimento é fundamental praticar a indução verdadeira, uma indução realmente provável, susceptível de prova que, uma vez compreendida a causa, cessa o efeito. Assim toda pesquisa experimental coerente, bem delimitada deve se apoiar em três tábuas de investigação, além dos recursos auxiliares do entendimento da forma. As três tábuas constituem o núcleo central da indução baconiana, o método de investigação da natureza que permiti um correto conhecimento dos fenômenos partindo dos fatos concretos, tais como se dão na experiência ascendendo às formas gerais, que constituem suas leis e causas, é delimitado na observação das três tábuas.
A primeira tábua denomina-se a de Presença, ela trata do recolhimento e coleta de grande número de fatos. O pesquisador deve anotar suas observações, organizar uma exploração da natureza dada, e colocar questões a essa natureza, através da realização de experiências, Bacon norteia oito meios de observação, que são: União, variação, prolongação, transferência, inversão, compulsão, mudança de condições e a repetição.
O primeiro passo do método indutivo é recolher e coletar o mais variados fatos. Esses por sua vez devem ser observados, organizados e sistematizados através das questões que foram colocados a natureza, ou seja, realizar experiências, contando ainda com o senso investigativo do sábio (pesquisador).
A segunda tábua é a de ausência, propõe classificar os fatos, consiste em repartir os fatos em listas metódicas nas quais são transcritas os resultados das experiências tendendo a estabelecer a causa de um fenômeno, assim cita Bacon:
Em segundo lugar, deve-se fazer uma citação perante o intelecto, das instâncias privadas da natureza dada, uma vez que a forma, como já foi dito, deve está ausente quando está ausente a natureza, bem como estar presente quando a natureza está presente (NOVUM ORGANUM, livro II, aforismo XII).
Esse momento corresponde à repartição dos fatos através dos levantamentos das taboas de investigação, cuja qual, contemplam os resultados das experiências.
A terceira tábua de investigação é a de graus ou comparação, ela consiste na comparação das experiências que foram codificadas, possibilitando uma interpretação. O estudioso encontra a causa do fenômeno e sua lei. Essa tábua compreende dois tempos: o primeiro a comparação da tábua, nessa fase a interpretação é hipotética, nessa fase percebe-se a presença, ausência e a variação do fenômeno estudado; e na segunda parte a hipótese é verificada, deve ocorrer a instituição de uma experiência precisa e limitada na qual a hipótese deve tornar-se explicação definitiva, ou ser derrubada e abandonada. Ou seja, através de fatos privilegiados, esse momento coloca a natureza em contraposição de suas variáveis, exprimindo uma última vez para verificar a hipótese (Japiassu, 1995, p. 53).
Em terceiro lugar, é necessário fazer-se citações perante o intelecto das instâncias cuja natureza, quando investigada, está presente em mais ou menos, seja depois de ter feito comparação do aumento e da diminuição em um mesmo objeto, seja depois de ter feito comparação em objetos diversos(NOVUM ORGANUM, livro II, aforismo XIII).
Portanto o método de Bacon propõe que sejam recolhidos todos os fatos possíveis, que sejam feitas todas as observações possíveis e que sejam realizadas todas as experimentações praticáveis. Com isso, nota-se que a indução consiste em extrair dos fatos uma forma, e essa forma são o princípio e essência das coisas naturais, para compreender a natureza é fundamental conhecer suas formas e suas manifestações através das ocorrências dos fenômenos.
Para diminuir erros, Bacon propõe ainda a analise das instâncias prerrogativas, que são recursos auxiliares do entendimento da natureza da forma. Bacon expõe 27 instâncias, porém neste trabalho iremos comentar duas instâncias que foram escolhidas ao acaso.
Depois das tábuas de primeira citação, depois da rejeição ou exclusão e depois da primeira vindima, feito segundo aquelas tábuas, é necessário passar para outros auxílios do intelecto na interpretação da natureza, bem como à indução verdadeira e perfeita (NOVUM ORGANUM, Livro II, Aforismo XXI).
As instâncias que serão observadas neste trabalho, correspondem a de número XII e a de número XVIII, presente no livro II do Novum órganum, a primeira é denominada a instância subjuntivas ou da extremidade ou a do termo e a XVIII é a instância de caminho ou itinerantes ou articuladas.
A décima segunda instância, segundo Bacon:
Indicam de modo não obscuro, as dimensões das coisas e as verdadeiras divisões da natureza, o limite até o qual atua a natureza e produz algo, e, em fim, a passagem da natureza a outra coisa. (NOVUM ORGANUM ,Livro II, Aforismo XXXIV).
Essa instância relata os aspectos específicos para a origem de uma determinada forma corpo na natureza, aborda que cada matéria (forma), apresenta uma característica singular para sua origem, então o ferro necessitou de algumas características particulares existente em um determinado período de tempo, temperatura, tipo de rocha, pressão, dentre outros.
Tais instâncias não são úteis apenas se juntas a proposições fixas, mas também por si mesmas e em suas próprias propriedades. Bacon relata o seguinte exemplo para demonstrar a aplicabilidade desta instância: o caso do ouro em relação ao peso; do ferro em relação à dureza, da baleia em relação ao tamanho dos outros animais, do cão em relação ao seu olfato apurado, da inflamação da pólvora em relação à explosão violenta, e coisas semelhantes.
A próxima instância é a do caminho ou instância itinerantes ou articuladas, essas instância segundo Bacon, são as que indicam os movimentos uniformes e graduais na natureza. Esse gênero de instâncias escapa mais à observação que aos sentidos, pois é espantosa a negligência dos homens a seu respeito...". (NOVUM ORGANUM, Livro II, Aforismo XLI).
Bacon expõe nesta instancias que os "homens" (pesquisador) só estudam a natureza a intervalos ou periodicamente e quando os corpos já estão acabados e completos, e não em sua operação. Para compreender esta instância Bacon cita o seguinte exemplo "na investigação sobre a vegetação das plantas, é necessário começar pelas sementes, observando-as quase diariamente, enterradas, e retirando-as da terra, a dois, a seguir depois de três, para poder entender de que modo e em que momento as sementes começam a inchar e intumescer-se, a encher-se de espírito; depois, a romper o revestimento emitindo os primeiros brotos para fora da terra, se estes não forem impedidos pela dureza do terreno; para se verificar de que modo se lançam as fibras, com as raízes para baixo, como os ramos para cima, que às vezes se prendem lateralmente, se o terreno assim o facilita, e assim por diante" (1992, p. 184).
Essas instâncias contribuem para que o pesquisador não compreenda a forma de maneira contemplativa, mas que aumente o conhecimento intelectual e prático do domínio da natureza, assim relata Bacon, sobre as finalidades das instâncias: os usos dessas instâncias, no que se sobrepõem às instâncias vulgares, relacionam-se em geral ou com a parte informativa ou com a parte operativa, ou com ambas (NOVUM ORGANUM, Livro II, Aforismo LII).
"Pelo pecado o homem perdeu a inocência e o domínio das criaturas. Ambas as perdas podem ser reparadas, mesmo que parte, ainda nesta vida; a primeira com a religião e com a fé, a segunda com as artes e com as ciências". (NOVUM ORGANUM, Livro II, Aforismo LII). Bacon, portanto expõe que ainda há tempo para o homem abandonar o atraso do conhecimento estagnado pela ciência aristotélica e pode progredir através do novo método o conhecimento sobre a natureza, que deve ser conquistada através do trabalho e do novo conhecimento possibilitando a esses sonhar em conquistar uma qualidade de vida, proveniente da técnica.
Francis Bacon constrói uma histórica utópica para explicar o modo que a técnica e o novo conhecimento poderiam melhorar a qualidade de vida da humanidade. A Nova Atlântida não foi terminada e descrevia uma sociedade técnica e passava pelo progresso tanto do conhecimento intelectual como dos benefícios prática para a vida humana, Bacon expõe nessa fábula, que o saber deve ser uma ciência progressiva, feita por resultados obtidos por pesquisadores que trabalham de modo cooperativo. Ele está convencido de que a verdade é filha do tempo e não da autoridade. O saber que nasce da colaboração entre pesquisadores é um saber que exige novas instituições que incentivem novos saberes, essa descrição de uma sociedade ideal pode ser resumida pela citação abaixo:
O projeto baconiano consiste em negar que existe verdade ou conhecimento em si. Porque todo conhecimento deve ser útil ao homem, deve servir para a instauração do "Reino do homem", quer dizer, para a felicidade de todos. Graças à ciência, a vida de cada homem será mais fácil, mais feliz, isenta de trabalho, de desolação, de tristeza, de doenças, de golpes do destino, equivalendo à transformação do mundo. Para realizar esse projeto, devemos conhecer as causas das leis naturais, forçar a Natureza a colocar-se a serviço do "reino humano", vale dizer, tornar-nos mestres do mundo, exercer nosso poder sobre as coisas e transformar os objetos para que eles nos sirvam! Bacon traça os planos de uma "Nova Atlântida" onde deve reinar a felicidade. Ela é dotada de uma organização de pesquisa, da descoberta e da invenções. São descritas invenções fantásticas. A ilha abrigará o templo de Salomão que seria uma verdadeira "Universidade Técnica" (Japiassu, 1995, p. 130).
Assim a idéia de progresso em Bacon esta diretamente ligada ao crescimento da qualidade de vida da humanidade resultante do conhecimento técnico e intelectual do conhecimento

IDÉIA DE PROGRESSO EM FRANCIS BACON
Toda a obra de Francis Bacon segundo Rossi (1989) se destina a substituir uma cultura de tipo retórico-literário por uma de tipo técnica-científica. Com objetivo intrínseco de aplicar o conhecimento científico e tecnológico nas atividades de produção industriais, a serviço do progresso.
Observando tal aspecto é interessante compreender que a idéia de progresso em Bacon não visa apenas a necessidade de uma ruptura com o modo de pensar a ciência até então, mas propunha também uma ruptura no modo de vida e de relação das pessoas.
O método indutivo para Bacon possibilitaria a construção do alicerce de um conhecimento correto dos fenômenos e de suas formas, onde o bem-estar do homem estaria no entendimento que ele possui sobre a natureza. Portanto é fundamental o domínio do homem sobre a natureza, a partir do conhecimento dos fenômenos naturais.
Para conhecer tais fenômenos Bacon segue a tendência ao método experimental, muito bem descrita por Souza (2008):
...trata-se de explicitar o método seguro de interpretação da natureza, que é o que ele chama de indução verdadeira?, que parte da observação regrada e sistematizada dos fatos naturais para ascender progressivamente a axiomas intermediários até alcançar os axiomas mais gerais (2008, p. 18).
Rossi (1989), afirma que Bacon atribui a algumas categorias um valor universal, desta forma descrita: a colaboração a progressividade, a perfectibilidade e a invenção, serviriam para classificar todo o campo do saber humano e assim adotar um modelo mecanicista para o progresso do conhecimento, que uma vez iniciada, funcionaria sozinha. A verdadeira filosofia não guarda intacto na memória o material fornecido pela história natural e pelas artes mecânicas, mas conserva-o transformado e digerido no intelecto (BACON, 1992, p. 234)
Rossi (1989) acredita que a concepção de ciência na filosofia de Bacon, possui um papel decisivo e determinante na formação da idéia de progresso, que pode ser entendida em três pontos principais: o primeiro é que Bacon concebe que o saber não deve caminhar pela inércia, mas deve trilhar novos caminhos para o desenvolvimento do saber científico. O segundo é que ele está convicto de que esse saber nunca estará terminado e a terceira é que a ciência não se apresenta como um conjunto de teorias contrapostas, mas como um processo em desenvolvimento, apresentando-se como teorias gerais que incluem as teorias velhas.
Assim para Bacon o progresso do conhecimento seria as mudanças sociais e políticas conduzidas por um novo método. O desenvolvimento das ciências e da filosofia propiciaria uma grande mudança do conhecimento humano e uma reforma na vida dos homens. O progresso pode ser sentido em nossa sociedade, através das constantes inovações técnicas que vivenciamos,pois foi Bacon que combateu o conhecimento especulativo que atrasava o progresso da ciência, como aborda Krohn (2003, p. 34) apud GALVÃO (2010, p. 10): Todo o desenvolvimento da sociedade está presente na filosofia de Bacon. Cada controvérsia do presente pode ser estimulada e confundida pelos aforismos e fragmentos de seu pensamento.
CONCLUSÃO:
A grande Instauração define um inventário das possibilidades técnicas e científicas da humanidade, esta deveria buscar uma teoria do conhecimento formulada num código de procedimentos para congregar o saber e seu desenvolvimento sistemático. O conhecimento não poderia pertencer a um grupo, mas deveria acompanhar a expansão geográfica, não podendo este conhecimento limitar-se na inércia das antigas invenções.
Bacon classifica no Novum Órganum as disciplinas segundo sua relação fundamental com as faculdades humanas, pois o progresso do conhecimento (saber) deve obedecer a uma ordem rigorosa, mas peca em não considerar as matemáticas como ciência.
Bacon se dedica de corpo e alma à realização de conhecer a natureza, e assim, melhor dominá-la. Após definir suas leis teóricas, procura subordiná-la aos seus ideais. Já no final da sua vida descreve seu sonho utópico, através do desenvolvimento de um centro de pesquisa científica, um mundo que descreve o conhecimento técnico-científico em prol da melhor qualidade de vida para as sociedades, denominada: a Nova Atlântida, obra inacabada e publicada em 1627.
Dessa maneira é importante compreender o conceito de domínio da natureza para Bacon. Francis Bacon, filósofo e político inglês demonstrou que deveriam ter uma relação racional entre o homem e a natureza, de certo modo para ele, esta última deveria qualificar a vida humana, porém seu uso deveria ser feita de forma correta, pois para ele o saber (conhecimento) é poder. Através do conhecimento poderíamos manter relações mais adequadas com o meio natural e com a própria ordem social sem exauri as relações que existe neste de forma tão rápida como a sociedade contemporânea vem fazendo.
Então portanto concluir-se:
? Propõe uma instauração do saber, para que o conhecimento seja algo importante, é necessário se criar um novo saber, por tanto critica o Órganum inscrito por Aristóteles a cerca de mais de dois mil que barrava o progresso da ciência.
? Bacon fornece um passo à introdução a ciência moderna.
? É o primeiro a se preocupar com o método, progresso e técnica.
? Bacon lutava contra o mundo medieval, e que a ciência estava estagnada a Igreja.
? Descreve que o homem deve saber viver e conseqüentemente usar a natureza para progredir nas suas relações sociais em busca da melhor qualidade de vida.
? Francis Bacon aumenta o degrau que separa homem e natureza.
Então o método baconiano foi fundamental para o progresso do conhecimento, pois conduz o pesquisador compreender e a buscar as causas dos fenômenos que deseja estudar, instiga o pesquisador a analisar todos os objetos puros em busca de um conhecimento efetivo e longe dos erros, para acalcar tais objetivos o pesquisador deve executar experimentação e seguir de forma bem sistematizada a metodologia adotada na pesquisa, contemplada no método indutivo, cauteloso e sistematizado lançado pela filosofia de Francis Bacon.
REFERÊNCIAS
BACON, F. O Progresso do Conhecimento. São Paulo: Ed. UNESP, 2007.
BACON, Francis. O progresso do Conhecimento. Trad., apresentação e nota de Raul Fiker- São Paulo: Ed. UNESP, 2007.
BACON, Francis, 1909 - 1992. . Ensayos. Buenos Aires: Aguilar, 1965. 238 p. (Biblioteca de Iniciação Filosófica;7)
BACON, Francis, 1909 - 1992. Novum Organum ou Verdadeiras Indicações acerca da Interpretação da Natureza. São Paulo: Abril Cultural, 1973. 278 p. (Os pensadores; 13).
BACON, Francis, 1909 - 1992. Novum Organum. Buenos Aires: Losada, 1949. 341 p. (Biblioteca filosófica).
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 12. Ed. São Paulo: Ática, 2002.
JAPIASSU, Hilton. Francis Bacon: o profeta da ciência moderna. São Paulo: Letras & Letras, 1995. 142 p.
PEREIRA, M. E. M. A Indução para o Conhecimento e o Conhecimento para a Vida Prática: Francis Bacon (1561-1626). In. ANDREY, M. A. Para Compreender A Ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Ed. Garamond, 2007.
ROSSI, P. O filósofo e suas máquinas. São Paulo, Cia das Letras, 1989.
SANTOS, Antônio Carlos dos (Org). Filosofia & natureza: debates, embates e conexões. SOUZA, Maria das Graças de. A Filosofia da natureza em Bacon: a herança democritiana (17-27). São Cristóvão, SE: Editora da UFS, 2008. 200p.