A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Por Alice Marinho Santana | 23/11/2017 | Educação

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS: SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS DA SALA DE RECURSO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL.

RESUMO

A família é membro fundamental no processo de aprendizagem da criança com necessidades especiais e sua importância é muito grande no processo de inclusão.A escola faz parte do cotidiano familiar da criança e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem.Com isso, o objetivo desse trabalho foiconhecer o estado de envolvimento da família e a sua influência no processo educativo de crianças com necessidades educativas especiais NEE. Foi realizado entrevista em forma de questionário com as professoras da sala de recurso, em uma escola municipal de Alta Floresta - MT. O questionário foi aplicado no novembro de 2016. A participação dos pais faz toda a diferença na aprendizagem da criança com necessidade especial. Foi constatado que a família e a escola devem trabalhar juntas em prol da criança. Somente com a capacitação e um esforço conjunto de ambas, será possível propiciar um ótimo desenvolvimento psíquico e motor para a criança.

Palavras-Chave: Ensino Regular, Educação Especial, Criança.

  1. INTRODUÇÃO

A família é extremamente importante na aprendizagem da criança, quando a criança vai para a escola ela tem o conhecimento de mundo que foi adquirido na instituição familiar. Segundo Giorgi (1980 p.26), a família é o principal agente de socialização da criança, preside aos processos fundamentais do desenvolvimento psíquico e a organização da vida afetiva e emotiva da criança, além disso atua como agente socializado e educativo primário exercendo a primeira e a mais indelével influência sobre a criança”. Então a família assume um papel primordial na educação.

De acordo com Kaloustian(1988) “A família é indispensável à garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos, independentemente da estrutura familiar, ou da forma como vêm se estruturando. É a família que propicia a construção dos laços afetivos e a satisfação das necessidades no desenvolvimento da pessoa. Ela desempenha um papel decisivo na socialização e na educação. É na família que são absorvidos os primeiros saberes, e onde se aprofundam os vínculos humanos.”

A sala de recursos nas escolas é muito importante pois visa oferecer Atendimento Educacional Especializado de forma a contribuir para com a apropriação do conhecimento científico dos alunos e, dessa forma, contribuir para seu processo de inclusão escolar e social.

É um espaço diferenciado no qual o professor tem por objetivo promover a aprendizagem aos alunos com dificuldades de aprendizagem através de brinquedos e jogos lúdicos. Para Duarte (1986), a sala de recursos é considerada uma sala [...] provida de material e equipamentos apropriados para atendimento das necessidades específicas de alunos excepcionais.

Nesse sentido, este trabalho pretende responder a seguinte questão: O envolvimento da família faz a diferença na educação dos alunos com necessidades especiais? Parte-se da seguinte hipótese: Sob o ponto de vista de professionais da sala de recursos: os alunos com NEE que beneficiam de uma participação ativa dos pais no seu percurso escolar têm mais sucesso educativo, do que os alunos que não recebem esse apoio familiar.

Com as observações realizadas objetiva-se conhecer o nível de envolvimento da família e a sua influência no processo educativo de crianças com e reconhecer que um dos fatores que condicionam o sucesso escolar dos alunos com NEE resulta do envolvimento da família.

Artigo completo: