A IMPORTÂNCIA DA EFICIÊNCIA E AS ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAR CLIENTES EM EMPRESAS DO RAMO DE SUPERMERCADO: Um estudo na empresa Super Tio Augusto no município de Ibiapina -Ce

Por Adécio Pereira de Carvalho | 01/02/2018 | Adm

A IMPORTÂNCIA DA EFICIÊNCIA E AS ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAR CLIENTES EM EMPRESAS DO RAMO DE SUPERMERCADO: Um estudo na empresa Super Tio Augusto no município de Ibiapina –Ce

 

Adécio Pereira de Carvalho

Michel de Araújo Lopes

 

RESUMO: O objetivo deste estudo aqui presente centra-se em avaliar a eficiência das estratégias e práticas de fidelização de clientes que são atualmente desenvolvidas pelas as empresas, em especial a empresas Supermercado Super. Tio Augusto. Com a crescente competitividade do mercado empresarial, surgiram novos desafios e novas oportunidades no mundo dos negócios. Oportunidade de crescimento, de desenvolvimento e, por que não, de empreendimentos propriamente. Mudança que foram acompanhadas também de alterações nos hábitos nos costume, no modo de pensar e, inclusive nos relacionamentos da humanidade. No que diz a respeito de quanto ao meio da pesquisa será de caráter bibliográfica, que é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais e redes eletrônicas, isto é material acessível ao público em geral. Será também de campo, que é investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-los. Conclui-se, que uma empresa que deseja a lucratividade e a permanência no mercado, precisa conhecer os clientes, saber como pensam e o que necessitam, bem como, conhecer os concorrentes e avaliar o que fazem de melhor, vindo a adaptar sua empresa aos interesses do cliente.

 

Palavras-Chave:  Atendimento. Cliente. Fidelização.

 

 

ABSTRACT: The objective of this study is to evaluate the efficiency of customer loyalty strategies and practices that are currently developed by the companies, especially the company Super Supermarket. Uncle Augusto. With the increasing competitiveness of the business market, new challenges and new opportunities have arisen in the business world. Opportunity for growth, development and, why not, ventures proper. Changes that were also accompanied by changes in habits in the custom, in the way of thinking and even in the relationships of humanity. In what concerns about the medium of the research will be of a bibliographic character, which is the systematic study developed based on material published in books, magazines, newspapers and electronic networks, this material is accessible to the general public. It will also be field, which is empirical investigation carried out in the place where a phenomenon occurs or occurred or that has elements to explain them. It is concluded that a company that wants profitability and permanence in the market, needs to know the customers, to know how they think and what they need, as well as, to know the competitors and to evaluate what they do best, adapting their company to the Interests.

 

 

Keywords: Service. Client. Loyalty.

1 INTRODUÇÃO

 

            Ser empreendedor no ramo de comércio varejista é ter a capacidade de entender, identificar e atender as necessidades e desejos do consumidor, este está diretamente ligado ao sobreviver de uma empresa. Entende-se como cliente aquele que é destinatário de um processo. Esses se subdividem em vários tipos, como, por exemplo, clientes intermediários, que compram produtos para modifica-los e/ou revende-los, e clientes finais, destinatários finais de bens ou serviços.

            A recuperação de um cliente para empresa é imprescindível uma vez que o cliente insatisfeito tem o poder de incentivar demais consumidores a não comprarem naquela empresa e assim fazendo um péssimo marketing para a organização. E um cliente satisfeito vai acabar se fidelizando e tendo a possibilidade de trazer novos clientes. 

            Com a crescente competitividade do mercado empresarial, surgiram novos desafios e novas oportunidades no mundo dos negócios. Oportunidade de crescimento, de desenvolvimento e, por que não, de empreendimentos propriamente. Mudança que foram acompanhadas também de alterações nos hábitos nos costume, no modo de pensar e, inclusive nos relacionamentos da humanidade.

            As empresas buscam constantemente, a fidelização do cliente, ou seja, fazer com que este volte a procurar seus produtos ou serviços.   Para isso, surge a necessidade de conhecer-lhe, perfil, entender como pensa e o que motiva sua decisão de compra, seja esse fator o preço, estilo de vida, qualidade do produto ou grupo social com que convive.  Entretanto, há variáveis como o atendimento na hora da compra e pós-compra, que influenciarão na sua satisfação, despertando-lhe a sensação de bem estar e realização com a compra ou serviço adquirido.

            Este estudo justifica-se pela necessidade de buscar conhecer melhor o cliente, para entender como age e quais fatores o motivam na hora da compra, sabendo que cada um possui um estilo de vida diferenciado, de modo que seus interesses de compras são diversificados.

            Os trabalhos das organizações vão definindo sua qualidade através da satisfação dos clientes, tendo em vista que a integração da equipe e a imagem que está passa da empresa ao consumidor, influencia diretamente na fidelização de clientes. Manter um cliente é mais fácil do que conquistá-lo novamente, de forma que, satisfazê-lo significa levar a imagem da empresa adiante e fazer com que permaneça na empresa.

A figura mais importante em todo o processo empresarial é o consumidor. Sem ele, nenhuma empresa, de qualquer natureza, explicaria sua existência. Até as empresas públicas têm o seu consumidor final, que é o contribuinte. Deste modo, todos necessitam ter como enfoco o consumidor, incluso de uma dialética extremamente simples: não há venda sem consumo.

            As corporações de um modo geral, investem com excesso em merchandising e táticas de marketing para seduzir os consumidores, os quais podem escolher grande variedade de bens e serviço. Estas estratégias empregadas pelas corporações tendem evidenciar a qualidade dos serviços ou produtos, com a intenção de persuadir os atuais consumistas, que são extremamente mais educados, exigentes e ao mesmo tempo bem informados que os de alguns anos atrás.

Seguindo o raciocínio citado acima, chega-se a problemática deste estudo. Como se dá o processo de fidelização de clientes na empresa Super. Tio Augusto?

            O objetivo geral deste estudo centra-se em avaliar a eficiência de estratégias de fidelização de clientes desenvolvidas pelo o Supermercado Super. Tio Augusto no município de Ibiapina-Ce.

            A natureza da pesquisa será de forma quantitativa onde irá descobrir quantas pessoas de uma determinada população compartilham uma característica ou um grupo de características, é especialmente projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística. (LAKATOS, 2003).

            No que diz a respeito de quanto ao meio da pesquisa será de caráter bibliográfica, que é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais e redes eletrônicas, isto é material acessível ao público em geral, será documental, que é realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza, ou com pessoas registros anais, regulamentos, circulares, ofícios, memorandos, balancetes, comunicações informais, filmes, microfilmes, fotografias, videoteipe, informações em disquete, diários cartas pessoais e outros. O instrumento de coleta de dados será um questionário contendo perguntas fechadas, onde as informações que se pretende obter são dados de que se precisa para responder ao problema.

Artigo completo: