A IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA NO COTIDIANO: UMA REVISÃO SOBRE AS PRINCIPAIS NOÇÕES E CONCEITOS ECONÔMICOS

Por VANESSA FIORAVANTE | 27/10/2017 | Resumos

O Seminário escrito pelos autores:  Mariângela Alice Pieruccini Souz, Andréia Polizeli Sambatti, Eduardo Rubik, Carla Cristiane do Nascimento Antunes e Dyego Fernando Ribeiro, trata basicamente da educação econômica no geral, mostrando e comprovando a importância e o impacto da nossa decisão diante de um coletivo.  Evidencia também, o quanto a economia está presente em toda a situação do nosso cotidiano, ou seja, é um assunto que não se restringe apenas a economistas, estudiosos e acadêmicos e sim, devendo ser de conhecimento geral.

Os autores explicam sobre os benefícios alcançados ao obter conhecimento e estudo da economia, frisam variados tipos de teoria. Apontam literaturas onde cada estudioso com sua visão especifica pondera uma área. Por exemplo, um dos autores pondera sobre a limitação dos recursos, outro sobre mensuração do tempo, isso inclui também diferentes situações econômicas, dentre outros tantos pontos a serem avaliados. Porém, todos acabam chegando a mesma conclusão, o grau de necessidade versus a escassez de recursos.

A economia nada mais é que a necessidade de estudo para atingir a melhor tomada de decisão possível. Podemos afirmar que este estudo é necessário em todas as nossas escolhas, isso porque, desde os tempos antigos até os mais atuais, temos de lidar com a escassez dos recursos versus as necessidades ilimitadas. Isto inclui tanto dinheiro, quanto consumo, mão de obra, materiais, tempo e aí por diante. Ao analisar por esse ângulo, a escassez se faz presente em tudo e torna toda e qualquer decisão importante.

Podemos frisar que, além do quesito orçamentário também é citado a administração do tempo como um tópico a ser analisado. Isto se dá em razão de não conseguirmos realizar aquilo que queremos, desta vez, não por falta de recursos financeiros, e sim, por não haver tempo hábil para realiza-los.  Outra vez vamos de encontro a mesma questão, a escassez.

O que podemos concluir é que ao estudar a economia com certeza estaremos evitando grandes perdas, pois conforme analisamos, a economia se faz presente no nosso dia a dia em diversas situações.  Na maior parte das vezes se quer identificamos a importância e reflexo de uma decisão, mas o correto seria avaliar, estudar e assim obter uma real conclusão do custo versus benefício. Deste modo, conseguiríamos mitigar as perdas e aumentar nossas possibilidades de ganho.