A importância da disciplina de Artes no ensino aprendizagem

Por Zilda Franco de Carvalho | 27/07/2018 | Educação

A disciplina Artes, assim como todas as demais disciplinas é muito importante na formação das crianças. A disciplina Artes  subdivideem artes visuais, teatro, música e dança.

Numa instituição de ensino, como as creches, onde há varias crianças distintas com personalidades diferentes,a necessidade de se trabalhar com elas é muito importante, mas de maneira especial observando o que elas tem de informações do meio familiar. Planejar maneiras para ampliar o conhecimento da criança tornando as criativas e dinâmicas.

Vários fatores são importantes para que as aulas sejam significativas para as crianças, como ter um ambiente estimulante e desafiador, acolher o que os alunos trazem e trabalhar com o cotidiano das crianças, ou seja, com o repertório oferecido pela comunidade. (PCN – Artes, 1997).

Toda criança gosta de brincar exibindo seus conhecimentos já obtidos e muitas vezes são retraídas pelo modo com que o professor expressa para com elas. Daí a importância da Arte, pois é aí que sendo um trabalho bem elaborado a criança vai expressando todo seu saber através de um simples gesto como um desenho, um expressar num personagem de um teatro ou numa musica. Bem como no dançar de uma música. E é através desses gestos que professor e aluno se interagem conhecendo uns aos outros. Vimos que “a natureza da criança é lidar com o mundo de modo lúdico, fazer o que lhe dá prazer e satisfação. Por isso gosta tanto de brincar e desenhar” (SANS, 1995, p. 21).

Todo profissional na pedagogia pode sem gasto, e com grande imaginação fazer de um simples cuidado de criança um mundo de magia e imaginação. Fazer com que a criança desperte o prazer pelo companheirismo, solidariedade com seus colegas através de brincadeiras que tenha objetivos focando a criança como centro.

Para Lowenfeld e Brittain (1970, p. 48) “as crianças que ficam inibidas em sua criatividade, por regras ou forças que lhe são alheias, podem retrair-se ou recorrer à cópia ou ao desenho mecânico”.

            Toda criança tem sua maneira e seu espaço de tempo para se desenvolver seu aprendizado. O professor será um mediador entre ela e seus conhecimentos com maneiras atrativas de lecionar suas atividades conforme a idade das crianças. Assim como MARTINS, PICOSQUE e GUERRA, 1998, p. 118, “valorizar o repertório pessoal de imagens, gestos, “falas”, sons, personagens, instigar para que os aprendizes persigam ideias, respeitar o  rítmo de cada um no despertar de suas imagens internas são aspectos que não podem ser esquecidos pelo ensinante de arte. Essas atitudes poderão abrir espaço para o imaginário”

            Na disciplina de artes que é rica em conteúdos atrativos para as crianças, o professor que gosta de artes e conhecendo cada um de seus alunos, vai partindo da realidade da criança contextualizar através de contos, desenhos, musicas, danças despertando em seus alunos o gosto pelas aulas e consequentemente alcançar seu objetivo para com educação das crianças.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte – Brasília, 1997

LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1970. MARTINS, Mirian C.; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998

Petrópolis: Vozes, 1987. SANS, Paulo de Tarso Cheida. A criança e o artista: Fundamentos para o ensino das artes plásticas. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995. (Coleção Ágere).

Artigo completo: