A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE OLIVEIRA
Por ELIENE RESENDE | 20/06/2009 | Adm1 INTRODUÇÃO
Criar um posicionamento no mercado e manter-se neste posicionamento hoje em dia é umas das grandes dificuldades das organizações, então muitas organizações buscam a solução trabalhando a comunicação interna como uma ferramenta estratégica.
A comunicação interna cada vez mais está sendo trabalhada dentro da organização. Comunicar se tornou primordial, e ter uma comunicação eficiente e que atenda às necessidades envolve um processo continuo que deve ser realizado e desenvolvido por pessoas capacitadas e especializadas nesta área. Umas das ferramentas mais utilizadas da comunicação interna é o endomarketing.
Hoje as organizações não têm a visão que seus clientes são apenas externos, mas que podem ter como primeiros clientes os seus funcionários, estes passam a ter uma visão ampla da organização se tornando assim um aliado da mesma. A comunicação interna deve ser trabalhada tanto em organizações privadas quanto em organizações públicas.
Conhecer a situação atual em que se encontra a comunicação interna em uma organização é o primeiro passo importante para buscar cada dia mais uma comunicação eficiente. A Secretaria Municipal de Saúde de Oliveira – Minas Gerais é uma organização pública que trabalha com a meta de atingir a homogeneidade das ações de saúde, no que diz respeito ao fluxo do sistema de referência e contra-referência, qualidade e resolutividade e aumento da cobertura. Visa à efetiva estruturação de um sistema de planejamento, controle e avaliação. Este artigo mostra a situação atual em se encontra a comunicação interna, o que possibilitou que se chegasse na conclusão dos objetivos propostos.