A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

Por Lucas de Souza Oliveira | 03/11/2017 | Educação

¹ OLIVEIRA DE SOUZA, LUCAS
² SOAVE, MEIRE


RESUMO
As avaliações estão no cotidiano do dia-a-dia no mundo acadêmico, porém sua forma tradicional através das objetivas tem se mostrado um método pouco eficaz na confirmação da aprendizagem do aluno, devido esta lidar com aspectos de memorização por parte do aluno para que se obtenha êxito em lográ-la. Mas com o avanço da tecnologia e a estreita relação das Instituições de Ensino com o Mercado de Trabalho, faz-se necessário que o docente revise o seu modo de avaliar os alunos, com isto há inúmeros instrumentos de avaliação que podem ser utilizados para aferir o desempenho nas habilidades deste aluno. O ideal é que se baseie em estudos de caso da realidade que o graduando encontrará no mercado de trabalho, pois assim o docente preparará os alunos para diversas eventualidades e avaliará suas habilidades de forma contínua. Este método de avaliação formativa e contínua, primeiramente tira aquela pressão inicial e ao mesmo o torna prazerosa para o discente, que consequentemente atingirá bons resultados, devido a total importância e relevância que o método avaliativo lhe proporcionou.
Palavras-chave: avaliações, avaliação formativa, Mercado de Trabalho

1.INTRODUÇÃO

A palavra avaliação no contexto educacional causa momentos de tensão por parte dos alunos, visto que a sua forma de empregabilidade se baseia no método tradicional, através de provas objetivas para a obtenção de notas da média. No entanto, com as inovações tecnológicas e maior aproximação das Instituições de Ensino com o Mercado de Trabalho faz-se necessário revisar estes meios avaliativos tradicionais, visando a real preparação dos alunos onde se é trabalhado situações reais do campo específico a sua formação. Deve-se levar em consideração que as formas de avaliação devem partir dos próprios docentes, pois ele tem autoridade na escolha dos instrumentos de avaliação que irá utilizar.

Além disso, o docente precisa revisar os seus métodos de aplicação das avaliações, visto que instrumentos arcaicos, por muitas vezes soam de caráter punitivo e sem qualquer perspectiva de aproveitamento, pois com a grande crescente tecnológica e maior dinamismo na obtenção do conhecimento por parte dos alunos, cabe ao docente se manter atualizado e inserido neste novo conceito, principalmente atrelado a realidade pertinente a área de formação, com isso, este quadro pode melhorar devido a adoção de novos métodos avaliativos visando a real necessidade que o discente encontrará no seu ramo de atuação.

Artigo completo: