A IMIGRAÇÃO NO BRASIL

Por gabriella maciel fekete | 16/05/2010 | Geografia

RESUMO

No Brasil império a imigração foi um recurso adotado pelo governo para expandir o contingente populacional e obter mão de obra para atividades econômicas e essa imigração nos trouxe uma cultura diversificada. Esse processo prolongou se durante o período republicano até a decada de 1930, quando a imigração passou a ser controlada.

Palavras ? chaves: Imigração, Cultura, Economia.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar como a imigração ocorreu no Brasil e quais foram as influencias trazidas por esses imigrantes. Já que moramos em um país de miscigenação de raças e culturas.

2. IMIGRAÇAO NO BRASIL

Na primeira metade do século XX, o governo prometia terras e boas condições de trabalho aos europeus que quisessem se instalar no Planalto Meridional, cujo objetivo era criar uma base para as invasões das tropas brasileiras na região do Prata, disputada com os países platinos.

Os primeiros imigrantes foram os portugueses, mas só foram considerados como tais a partir de 1822, quando se deu o rompimento formal entre o Brasil e Portugal. Já os suíços de língua alemã se instalaram em Nova Friburgo, Rio de Janeiro e logo depois começaram a chegar ao Rio Grande do Sul os alemães.O primeiro grupo desembarcou nas margens do RIO dos Sinos, onde hoje se localiza a cidade de São Leopoldo onde desenvolveram uma economia agrícola diversificada e fundaram diversos núcleos populacionais e que hoje são cidades como Novo Hamburgo e Lajeado. O s alemães também se dirigiram para Santa Catarina e se instalaram no Vale do Itajaí desenvolvendo a agricultura de gênero alimentícios originando núcleos populacionais que hoje são Blumenau, Joinville, Brusque e Itajaí.
O fluxo migratório só reduziu devido à guerra de unificação da Alemanha entre 1870 e 1871.

3. O CICLO DE IMIGRAÇÕES DO FINAL DO SECULO XIX E INICIO DO SECULO XX.

Os italianos foram para São e se empregaram nas fazendas de café substituindo os escravos.Aos poucos foram adquirindo terras e transformando se em proprietários de terras no inicio do século XX. Em 1875 instalaram se no Rio Grande do Sul e fundaram cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi. O que diferenciou a imigração italiana paulista da imigração sul rio grandense foi à relação estabelecida com a terra. Enquanto em São Paulo o italiano cegou para ser empregado na fazenda de café, no Rio Grande do Sul ele foi proprietário desde o momento em que chegou, desenvolvendo a policultura e criação de animais.

Em 1908 ocorreu a imigração japonesa no Brasil em São Paulo, onde trabalharam nas fazendas da região de Tupã e Vale do Ribeira praticando horticultura, fruticultura e o cultivo do chá. Outros japoneses foram para Amazônia e para o sul da Bahia. Na Amazônia introduziram o cultivo da juta e da pimenta do reino; na Bahia desenvolveram o cultivo de especiarias como pimenta e cravo da índia.Também ocorreu imigrações de espanhóis, árabes, chineses, coreanos, judeus e alemães que se fixaram em SP em um movimento migratório lento e gradual onde desenvolveram atividades urbanas como o pequeno comercio.

O governo definiu um sistema de cotas para a entrada de populações estrangeiras no país, tal sistema estabelecia que só poderia entrar no pais o correspondente a 2% do numero de imigrantes de cada nacionalidade que haviam chegado nos últimos 50 anos. Em 1938 foram criadas diversas leis entre elas não seriam mais aceitos imigrantes portadores de deficiência física, não poderiam professar crenças estranhas ao regime político da época, mas em 1939um acordo assinado entre Brasil e Portugal excluía os portugueses desse sistema de cotas. Durante a década de 1980, a crise econômica provocou um movimento migratório inverso, o Brasil tradicional mente um pais de imigração, converteu se em um pais de emigração.

4. CONCLUSÃO

O processo imigratório foi de extrema importância para a formação da cultura e economia brasileira, pois ao longo dos anos fomos incorporando características dos quatros cantos do mundo. Basta parar para pensarmos nas influencias trazidas pelos imigrante s como o idioma português, a culinaria italiana as técnicas agrícolas alemãs e etc. graça a eles temos um pais com um povo lindo e de culturas diversificada e de grande valor histórico.

5. REFERENCIAS

VESENTINI, Jose Wiliam. Brasil: sociedade e espaço geografia do Brasil. 7º ed. Editora Atica.

MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: geografia geral e do Brasil.Editora Ática.