A Imagem do Brasil

Por Nicole Karoline | 13/06/2010 | História

Somos um povo afetivo, dominado pela imaginação e sentimentos ardentes. Somos em geral, extrovertidos, agitados, displicentes e volúveis, frequentemente irresponsáveis e recorremos constantemente á intuição.

Nós brasileiros estamos diante dos dilemas existentes em nossa sociedade, que se move na nossa alma coletiva.

O traso mental da sociedade desenvolveram desequilibrios e tensões que se agravaram de tal forma que jamais resolvidas desde a origem, em 1500.

Ao abrir os jornais locais, é fácil perceber a realidade brasileira, nos deparamos com estatisticas orgulhosas com dados que apontam a diminuição do desemprego, ao invéz de expressar a nossa vergonha por ter pessoas morrendo de fome a cada esquina, além da violência, que não é de hoje e tem se agravado no quase colapso da segurança pública; o próprio ato de conquista e povoação foi violento e doloroso, tanto para os nativos quanto para os que chegavam, a escravidão foi apenas o elemento que conbinou extrema violência com o elemento civilizador, a prostituição, o trabalho infantil, que dependem da garantia de escola de qualidade para sobreviver neste mundo tão moderno, a corrupção, os surtos da politica de anos atráz que transformou-se na epidemia de hoje que devora a sociedade brasileira.

Este é o legado que as gerações passadas deixaram para as gerações futuras. O que mais esperar do futuro? Se o que encontramos é uma força de desordem em todos os níveis!

O que assusta é ver que a oportunidade está batendo na nossa porta, mais para essa mudança, o primeiro passo é perder o orgulho da vergonha, que é o agente ativo de todos os nossos conflitos, deixar de vangloriar-se com o pouco que foi feito e olhar o muito que ainda falta fazer.