A Ilha de São Luís ou a Ilha do Maranhão: estudos preliminares das contradições do exercício do senso comum no uso da nomenclatura da Geografia da cidade de São Luís do Maranhão

Por ERIC ROMMEL FERRO FONSECA BEZERRA | 06/04/2018 | Geografia

RESUMO

 

Neste presente artigo procura-se estudar, mesmo que de maneira preliminar, as contradições grandemente perpetuadas pela mídia e o senso comum, através da argumentação científica, sobretudo no que diz respeito ao uso de nomenclaturas geograficamente equivocadas. Nesta presente proposta observar-se-á o uso da designação do termo “Ilha de São Luís”, amplamente declarado em contradição do uso geograficamente científico, “Ilha do Maranhão”, objeto central do artigo, tendo como base metodológica o estudo comparativo de textos da mídia local escrita e os textos de estudos científicos da geografia local.

Palavras-chave: Ilha de São Luís; Ilha do Maranhão; estudo comparativo.

 

ABSTRACT

 

In this article, we attempt to elucidate, even in a preliminary way, the contradictions greatly perpetuated by the media and common sense, through scientific argumentation, especially with regard to the use of geographically misleading nomenclatures. In this present proposal we will observe the use of the term "Ilha de São Luís", widely declared in contradiction of the geographically scientific use, "Ilha do Maranhão", central object of the article, having as methodological base the comparative study of texts local writing media and the essay texts, theses and articles of local geography.

Keywords: São Luís Island; Island of Maranhão; comparative study.

 

 

_______________

1Licenciado em Geografia pela UFMA (2006). Pós-graduado em Docência Superior pela FACULDADE FATERH (2010). Mestrando em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade pela FACNORTE (2015).

INTRODUÇÃO

 

“Hino

 

Louvação a São Luís

 

Letra e melodia: Bandeira Tribuzzi.

 

Ó minha cidade
Deixa-me viver
que eu quero aprender
tua poesia
sol e maresia
lendas e mistérios
luar das serestas
e o azul de teus dias.

 

[..]

 

Quero ler nas ruas
fontes, cantarias
torres e mirantes
igrejas, sobrados
nas lentas ladeiras
que sobem angústias
sonhos do futuro,

glórias do passado.”

(PREFEITURA DE SÃO LUÍS, 2015).

 

 

A designação do termo “Ilha de São Luís”, amplamente divulgado em uma possível contradição do uso geograficamente científico, “Ilha do Maranhão”, objeto central do artigo, tendo como base metodológica o estudo comparativo de amostras de textos da mídia local escrita e amostras de textos de estudos científicos da geografia local, desde o início do desenvolvimento vertiginoso da cidade de São Luís do Maranhão vem levantando questões das mais diversas; entres as quais chegam vez por outra nas salas de aula.

Muitos professores, até mesmo os do ensino de Geografia tem encontrado dificuldades para esclarecer aspectos fundamentais, inclusive o uso de nomenclaturas, sobretudo, cientificamente aceitas. Entretanto, a final, sendo objeto catalizador deste artigo, dentro do bojo do uso da expressão Ilha de São Luís é correto ou não utilizá-la no cotidiano, e ainda mais, é coerente o uso desta expressão em salas de aula, inclusive no ensino de Geografia?

Artigo completo: